automação predial

Automação Predial: Um Caminho de Inovação e Sustentabilidade

Em um mundo cada vez mais digital é comum usarmos a tecnologia a nosso favor para facilitar as tarefas do dia a dia. Smartphones, smartwatches e serviços de assistência virtual são responsáveis por otimizar nosso tempo e facilitar nossa vida. 

Mas as inovações não param por aí. E se fosse possível levar toda essa automação para os edifícios? Estamos falando da automação predial, que surge como um catalisador para a transformação de como percebemos e interagimos com nossos espaços construídos. 

Esse tema é especialmente importante para nós, enquanto profissionais da construção civil, pois precisamos compreender e incorporar essa prática cada vez mais em nossos projetos.

Pensando nisso, nesta leitura, abordaremos as nuances dos sistemas e tecnologias de automação predial. Desde os mais recentes avanços tecnológicos até os benefícios surpreendentes que essas soluções trazem para nossos projetos. Além disso, vamos debater sobre a implementação destes sistemas, reconhecendo que embora essenciais, não estão isentos de desafios.

Como sempre, na Vobi, nosso objetivo é trazer ferramentas e insights que facilitem seu trabalho, e aumentem sua produtividade e eficiência. Portanto, vamos explorar como nossa plataforma pode ser sua aliada, desde a concepção do projeto até sua implementação, facilitando a gestão de tarefas e o acompanhamento de progresso.

Ficou curioso?

Aproveite a leitura!

Sistemas e tecnologias de automação predial

Antes de mais nada, você sabe o que é de fato automação predial

Trata-se do uso integrado de tecnologias, sistemas e processos para controlar, monitorar e gerenciar as diversas operações e funções de um edifício. Através de softwares, a automação predial ajuda a otimizar a utilização dos recursos, reduzir o consumo de energia, melhorar a segurança, além de aumentar o conforto dos ocupantes. Esse tipo de ferramenta contribui  para a criação de edifícios inteligentes e sustentáveis.

A climatização, por exemplo, é um dos usos mais comuns, com sistemas automatizados que regulam a temperatura e a umidade dos edifícios. Esses sistemas podem ser programados para se ajustar ao longo do dia, de acordo com as necessidades dos ocupantes e as condições climáticas.

Não podemos nos esquecer das tecnologias de segurança. Sistemas de vigilância, controle de acesso e alarmes de incêndio podem ser integrados em uma única plataforma, permitindo uma visão unificada da segurança do edifício.

As tecnologias de automação também podem gerenciar a iluminação de um edifício para maximizar o uso de luz natural, minimizando o consumo de energia. Além disso, sistemas de iluminação inteligentes podem ajustar a luz de acordo com a ocupação do espaço, ligando e desligando automaticamente quando as pessoas entram ou saem de um espaço.

Em relação ao gerenciamento de energia, torna-se possível monitorar o consumo de energia em tempo real, identificando áreas de uso excessivo e ajudando a otimizar o uso de energia.

Benefícios da automação predial

A automação de edifícios está fortemente associada à economia, produtividade e um futuro onde a tecnologia e inteligência artificial serão o padrão.

É inegável que a automação predial é uma tendência na construção civil, graças aos benefícios significativos que ela pode proporcionar. Tais como:

Economia

Um dos principais benefícios é a redução de custos. A automação predial é capaz de otimizar a utilização de sistemas térmicos e de iluminação, resultando em economia substancial, especialmente no consumo de energia. Monitorando os subsistemas em tempo real, possíveis problemas podem ser identificados e resolvidos prontamente, evitando gastos maiores futuros.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é outro fator notável. Uma gestão mais consciente dos recursos naturais, permite a redução do consumo de energia. Além disso, a automatização de tarefas que normalmente seriam feitas manualmente pode reduzir o uso de papel e outros materiais.

Ambientes Mais Seguros

A segurança é outra vantagem. Com o controle de acesso e sistemas de vigilância operando simultaneamente, é possível assegurar a segurança dos ocupantes. O monitoramento em tempo real de portas, janelas e outras entradas permite identificar rapidamente qualquer possível intrusão e tomar as medidas necessárias.

Melhoria da Gestão

Um benefício que merece destaque é a gestão aprimorada das operações. Com todas as informações centralizadas em uma única plataforma ou software, o gerenciamento de todas as operações do edifício torna-se mais simples e claro.

Mais Conforto e Praticidade no Dia a Dia

A automação predial também aumenta o conforto dos usuários dos ambientes. A automatização de várias tarefas, como controle de temperatura e iluminação, proporciona uma experiência mais agradável para os ocupantes do edifício. Em setores como a hotelaria, soluções que monitoram o nível de ocupação dos quartos podem economizar energia desligando automaticamente as luzes quando um quarto está vazio.

Otimização de tempo

Por último, contribui para a otimização do tempo e dos recursos. Com todos os dispositivos controlados e verificados periodicamente pelo software, a vida útil dos equipamentos pode ser prolongada. 

Além disso, o painel de controle exibe detalhes sobre possíveis problemas, permitindo uma rápida manutenção no local do problema, eliminando a necessidade de intervenção em todo o sistema. Isso resulta em economia de tempo e recursos, eliminando a necessidade de uma equipe de manutenção para analisar todo o sistema.

Esses benefícios apontam para um caminho claro: a automação predial é uma tecnologia que não só é o futuro, mas já está no nosso cotidiano.

Implementação de sistemas de automação predial e seus desafios

A implementação de sistemas de automação predial pode trazer uma série de benefícios, como já discutido, mas também apresenta uma série de desafios que devem ser adequadamente gerenciados para garantir o sucesso da implementação. Vamos discutir alguns dos desafios mais comuns.

Complexidade da Rede

Sistemas de automação predial frequentemente envolvem uma infinidade de dispositivos interconectados, o que pode criar uma rede bastante complexa. Esta complexidade pode tornar difícil para os administradores de sistemas terem uma visão clara de todos os elementos em jogo, o que por sua vez pode criar desafios para a gestão, manutenção e segurança da rede.

Problemas de Segurança

O segundo desafio significativo é a segurança. Como os sistemas estão geralmente conectados à internet, eles podem se tornar alvos para hackers. Por isso é necessário proteger esses sistemas contra ameaças externas e garantir a segurança do edifício.

Custos de Implementação 

O custo de implementação de sistemas de automação predial pode ser elevado. Não se trata apenas do custo dos próprios sistemas, mas também o custo de treinamento de equipe e a possível necessidade de reformas ou modificações estruturais no prédio. No entanto, trata-se de um investimento que traz benefícios a curto e longo prazo.

Como a Vobi pode te ajudar do projeto a implementação da automação predial

A Vobi pode ser uma boa ferramenta para auxiliar na implementação de sistemas de automação predial, oferecendo um espaço organizado e eficiente para gerir todas as tarefas associadas ao projeto.

O primeiro passo para usar a gestão de tarefas na Vobi é criar um projeto. A partir daí, é possível adicionar tarefas específicas relacionadas ao projeto, como "Selecionar sistema de automação", "Elaborar plano de implementação", "Buscar fornecedores", entre outros. Cada tarefa pode ser atribuída a um membro específico da equipe, o que facilita a responsabilização e o acompanhamento do progresso.

Além disso, cada tarefa pode ser organizada em listas e possuem campos onde é possível adicionar detalhes, anexar arquivos, definir datas de vencimento e associar etiquetas para facilitar a organização. Dessa forma, você terá uma visão clara de todas as atividades que precisam ser realizadas e ajuda a garantir que nada seja esquecido.

Acompanhe também o progresso geral do projeto por meio de seu painel de controle. Nele é possível ver rapidamente quantas tarefas foram concluídas, quantas estão pendentes e quais estão atrasadas. Isso facilita a identificação de gargalos e a realização de ajustes conforme necessário.

Com a Vobi, você fica por dentro de todos os processos de automação predial, desde o projeto até a execução!

Tendências e inovações na automação predial

A automação predial está sempre em um estado de fluxo constante, alimentada por avanços contínuos em tecnologia e uma crescente compreensão de como podemos fazer os edifícios trabalharem mais eficientemente. O ritmo acelerado desses desenvolvimentos pode parecer assustador, mas também abre uma infinidade de oportunidades para tornar os edifícios mais inteligentes, seguros e sustentáveis. Listamos alguns dos recursos mais inovadores disponíveis no mercado atualmente:

IoT (Internet das Coisas)

A Internet das Coisas continua a ser uma tendência dominante. A IoT permite que dispositivos e sistemas dentro de um edifício se comuniquem entre si para transmitir informações digitalmente, melhorando a efetividade das operações.

Com mais dispositivos conectados, os edifícios estão se tornando mais inteligentes e capazes de responder automaticamente a uma variedade de situações, desde o controle de iluminação até a segurança e controle de acesso. Como portas e cancelas, que podem ser conectados e controlados remotamente, aumentando o controle sobre quem entra e sai do prédio.

Reconhecimento Facial

A tecnologia de reconhecimento facial representa uma inovação no campo da automação predial, oferecendo uma série de benefícios em termos de segurança e conveniência. Este avanço, que faz uso de algoritmos avançados e técnicas de aprendizado de máquina, permite que os sistemas de segurança do edifício reconheçam instantaneamente os indivíduos, permitindo ou negando acesso com base em sua identidade.

Essa tecnologia elimina a necessidade de chaves físicas ou cartões de acesso, que podem ser perdidos, roubados ou copiados. Em vez disso, cada indivíduo se torna sua própria chave, melhorando a segurança enquanto proporciona uma experiência de usuário mais simplificada e personalizada.

Outro aspecto positivo é que o reconhecimento facial pode ser usado para registrar e monitorar a entrada e saída de pessoas no prédio. Isso pode ser particularmente útil em situações de emergência, onde é necessário saber quem está no prédio e quem já saiu.

Realidade Aumentada (AR, do inglês Augmented Reality) 

Esta tecnologia envolve a sobreposição de informações digitais no ambiente físico em tempo real, criando um mundo híbrido de elementos virtuais e reais que podem enriquecer a experiência do usuário e melhorar a eficiência operacional.

No contexto da automação predial, a AR tem o potencial de revolucionar a maneira como interagimos com os sistemas e serviços do edifício. Por exemplo, através de aplicativos de AR, os usuários podem receber informações em tempo real sobre os sistemas do edifício, como iluminação, HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), e segurança, diretamente em seus smartphones. Essa tecnologia permite maior controle e personalização do ambiente, levando a uma experiência de usuário mais confortável e prática.

Outra vantagem é que a AR pode ser usada como ferramenta para a manutenção e reparo de sistemas prediais. Por exemplo, os técnicos podem usar dispositivos de AR para visualizar informações detalhadas sobre um sistema específico, como diagramas de fiação ou instruções de reparo, diretamente no local de trabalho.  Dessa forma, o processo de constatar um diagnóstico sobre o problema é simplificado, reduzindo o tempo de inatividade.

Estudos de caso e exemplos de sucesso

Compreender as tecnologias emergentes e as tendências de automação predial através de teorias e discussões é uma coisa. No entanto, visualizar sua aplicação prática e eficácia através de estudos de caso traz um novo nível de compreensão. 

Nesse sentido, um exemplo que se destaca é o do edifício Identify Tatuapé.

Uma das principais características do Identify Tatuapé é a automação da iluminação e dos sistemas de ar condicionado, que estão presentes não só nas salas comuns, mas também nos quartos. Os ocupantes podem controlar esses sistemas por meio da assistente virtual Alexa.

automação predial
Fonte: Identify Tatuape

Em termos de segurança, o empreendimento está equipado com fechaduras digitais que usam biometria, proporcionando uma camada extra de segurança e praticidade. Além disso, o edifício possui câmeras de monitoramento inteligentes instaladas nas áreas comuns, permitindo uma vigilância constante.

As comodidades do edifício também incluem persianas de enrolar controladas por controle remoto nos dormitórios, armários inteligentes,conexões USB nos dormitórios, tudo projetado para facilitar a vida dos ocupantes.

Podemos citar também a Torre PNC Plaza em Pittsburgh, Pennsylvania, é outro belo exemplo de automação predial. Concluída em 2015, essa torre de escritórios é considerada uma das construções mais verdes do mundo.

automação predial
Fonte: Archdaily

E não é para menos, a automação deste edifício contribui — e muito para esse título. Ele é equipado com um sofisticado sistema de gestão predial que monitora constantemente variáveis ambientais, incluindo temperatura, umidade, luz solar, chuva e até mesmo a presença de ocupantes.

Com base nesses dados, o sistema pode ajustar automaticamente uma série de características do edifício para maximizar a eficiência e o conforto. Incluindo coisas como abrir ou fechar janelas para permitir ventilação natural, ajustar persianas para controlar a quantidade de luz solar que entra no edifício, e ligar ou desligar luzes e equipamentos de HVAC.

Através desse exemplo, vemos como a automação predial pode não só melhorar o conforto de um edifício, mas também ter um impacto significativo na redução do consumo de energia.

Até a próxima,

Equipe Vobi.

Referências: 

www.dakol.com.br

www.totvs.com

www.revistamundoeletrico.com.br

www.nozominetworks.com

marcanni.com.br

www.archdaily.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?