Projeto As Built
Projetos e Obras
May 3, 2023

Projeto As Built: garantia de conformidade e eficiência da construção.

O projeto as built é uma documentação fundamental na construção civil que consiste em criar uma versão atualizada do projeto original, documentando todas as mudanças e intervenções realizadas durante o processo de construção. 

A importância desse projeto é garantir que a construção reflita com precisão as especificações originais, e que todas as mudanças e ajustes sejam documentados e atualizados em uma única fonte confiável, para que assim, possa ser feita a sua regularização.

Por exemplo, se você arquiteto ou engenheiro, vai trabalhar em reforma ou adaptação de edifícios existentes, pode se beneficiar da prática do projeto as built ao realizar inspeção da situação atual, utilizando as informações atualizadas do projeto as built para tomar decisões precisas. 

Descubra como o projeto as built pode ser uma ferramenta fundamental para garantir a conformidade e a eficiência da construção do seu projeto. Leia mais sobre o assunto:

Aproveite a leitura!

Por que fazer o As Built de projeto?

Projeto as built

O projeto As Built é uma ferramenta importante para minimizar as divergências entre o projeto e a execução em uma edificação, uma vez que permite registrar todas as alterações realizadas durante a construção. 

Quando ocorrem mudanças durante a execução da obra, é essencial que essas alterações sejam registradas no projeto as built, para que o projeto atualizado reflita com precisão o que está sendo construído na realidade.

Em alguns casos, é necessário utilizar materiais e equipamentos diferentes do que foi especificado inicialmente e o ideal é que se faça o registro dessas alterações. A falta de orçamento também está relacionada a essa divergência entre projeto e execução, obras são paralisadas por falta de recursos. 

Os erros no projeto e na execução são fatores que também influenciam nas divergências. O projeto as built permite, então, registrar os erros identificados durante a execução da obra, permitindo que esses erros sejam corrigidos e documentados no projeto atualizado. 

Quando outro profissional precisar fazer manutenção ou reforma, ao ter acesso a um projeto as built, é possível identificar erros e inconsistências na construção e tomar medidas para corrigi-los antes que eles se tornem problemas maiores. 

Além do mais, esse tipo de projeto fornece segurança aos trabalhadores na construção civil, reduzindo o risco de acidentes. Tal como, a indicação exata de instalações elétricas, hidráulicas e de gás, o que é crucial para garantir a proteção dos trabalhadores que irão desenvolver a manutenção desses sistemas. 

Como fazer um As Built de projeto?

De acordo com a Resolução CAU/BR N° 21, projeto as built, ou “como construído”, significa revisão do projeto conforme executado, objetivando sua regularidade junto aos órgãos públicos, ou sua atualização e manutenção ao término da construção, fabricação ou montagem da obra”.

Essa revisão é tão importante na área de arquitetura e da engenharia, dispondo até de uma norma técnica para esse processo: a NBR 14.645/2001 (Elaboração do “como construído” (as built) para Edificações). 

Essa norma apresenta os requisitos mínimos para a elaboração do projeto, estabelecendo os elementos que devem ser incluídos, e visando garantir a qualidade e a precisão das informações contidas nesse documento. 

Como funciona As Built?

O projeto as built deve ser feito após a conclusão de obra ou serviço técnico, sendo essa uma exigência de alguns contratantes. O objetivo do projeto, então, é a regularização do edifício, facilitando sua atualização e manutenção. 

O processo de funcionamento do as built envolve a criação de um conjunto atualizado de desenhos, especificações e outros documentos que refletem a condição atual de um projeto de construção ou de engenharia. Para isso, deve-se passar por uma série de etapas, incluindo uma inspeção detalhada do local de construção, levantamento de medidas precisas, revisão e atualização das especificações do projeto original, além da organização de todos os documentos e desenhos atualizados.

Uma vez concluído, o projeto as built pode ser usado para vários fins, como garantir a conformidade com os regulamentos e padrões aplicáveis, facilitar a manutenção e reparação, e fornecer um registro histórico do projeto que pode ser usado para futuras reformas ou expansões.

Projeto as built

Por exemplo, imagine que você foi contratado para fazer um projeto de uma loja em aeroporto e anteriormente esse espaço tinha uma outra operação. Para aprovação da nova loja, os responsáveis pelo empreendimento irão solicitar um projeto as built para comprovação das instalações existentes e aprovação das modificações do estabelecimento considerando as normativas. 

Então, na prática, o as built documenta a vistoria e verifica se a instalação está comprometida ou não, e adequa as decisões de alterações que serão tomadas em obra.

Tipos de As Built

Os tipos de projeto as built variam de acordo com a complexidade da construção e com os objetivos do projeto e das necessidades da construção em questão. Alguns dos principais tipos são:

  • As Built arquitetônico: contém as principais informações da construção do levantamento total da construção, como plantas, cortes e elevações das áreas internas e fachadas. Esse tipo apresenta as dimensões e detalhamento de materiais. 
  • As built de instalações: apresenta as instalações complexas, como sistemas de energia elétrica, hidráulica, ar condicionado, entre outros. Esse tipo de projeto as built inclui informações sobre as instalações e sua relação com a estrutura da construção, fornecendo por exemplo, o posicionamento e medidas de tubulações.  
  • As built para fins legais: tem como objetivo a comprovação da conformidade da construção com as normas e regulamentos vigentes.

O que deve conter em um projeto As Built?

projeto As Built

Desenhos 

Documentos com desenhos atualizados que mostram a localização exata de todos os elementos da construção, incluindo tubulações, fiações elétricas, equipamentos, estruturas e outras características importantes. Esses desenhos devem refletir as mudanças que foram feitas ao longo do processo de construção.

Especificações 

As medidas atualizadas que refletem as alterações feitas ao projeto original, incluindo informações sobre os materiais utilizados, documentação técnica de equipamentos e demais detalhes importantes.

Relatórios e registros de inspeção 

Informes que documentam as inspeções realizadas durante a construção e que asseguram a conformidade com os regulamentos e padrões aplicáveis. Além de registros de manutenção que documentam todas as atividades realizadas após a conclusão da construção. 

Passo a passo

  1. Reúna a documentação relevante: é necessário todos os desenhos e especificações do projeto original, bem como de quaisquer alterações feitas ao longo do processo de construção.
  2. Faça uma inspeção do local: visite o local e verifique todos os elementos do projeto, registrando todas as diferenças entre o que foi construído e o projeto original. Tire medidas precisas de todos os elementos da construção, como tubulações, fiações elétricas, equipamentos e outras estruturas importantes. 
  3. Faça desenhos atualizados: desenhe a localização exata de cada elemento, incluindo todas as alterações que foram feitas. 
  4. Atualize as especificações: reveja as especificações do projeto para refletir com o que foi realmente construído, incluindo os materiais utilizados, códigos e padrões aplicáveis e documentação técnica.
  5. Organize os documentos e desenhos: reveja se todos os documentos e desenhos estejam organizados e devidamente rotulados para facilitar o acesso e a referência futuros.
  6. Revisão e aprovação: por fim, revise todo o projeto as built com a equipe responsável pelo projeto original e obtenha a aprovação final.

Quem faz o As Built?

O projeto as built geralmente é realizado por profissionais especializados nas áreas de engenharia, arquitetura ou construção civil. A equipe pode ser composta por engenheiros civis, técnicos em desenho, arquitetos, gerentes de projeto e outros profissionais que tenham conhecimento técnico e experiência em documentação de construção.

Esses profissionais realizam a inspeção detalhada do local de construção, levantam as medidas precisas e, ainda, organizam todos os documentos com os desenhos atualizados. Para todo esse processo, é necessário o auxílio de tecnologias, como softwares de modelagem 3D e até mesmo o uso de scanners a laser.

projeto As Built

Atualmente, o uso das tecnologias de digitalização a laser permitem a criação de modelos 3D extremamente precisos e detalhados de edifícios existentes, sendo ótimos para criação do as built. 

Além disso, a utilização de tecnologias de realidade aumentada e virtual podem igualmente ser complementos do as built, permitindo assim, que os usuários visualizem o projeto atualizado em uma representação virtual da edificação. Conheça o exemplo:

Utilizando Realidade aumentada em As built por GPR

Em alguns casos, o contratante ou proprietário do projeto prefere terceirizar a criação do projeto as built para uma empresa especializada em documentação de construção. 

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

NBR 14645 – Elaboração do “como construído” (as built) para Edificações

https://www.sienge.com.br/

https://nwengenharia.com.br/

https://carluc.com.br/

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?