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Vendas
May 3, 2023

O que arquitetos devem saber ao projetar para a geração Y (Millennials)

Neste artigo iremos nos aprofundar sobre o perfil de consumo e principais características dos Millennials e como isso pode interferir no processo de elaboração de um projeto de arquitetura e interiores.

Continue a leitura!

O comportamento e padrão de consumo da geração Y tem sido pauta importante em todos os setores do mercado. Isso porque ela constitui, atualmente, um mercado consumidor enorme, representando uma grande parcela da população mundial.

“Estima-se que 25% da população dos Estados Unidos é composta por millennials. No Brasil, esse número alcança os 34%. Além disso, os millennials se encontram no topo da pirâmide econômica do planeta, somando 1,8 bilhão de pessoas — quase um terço da população.”

Por isso, as empresas enxergam cada vez mais a necessidade de se atualizar e se adequar na medida em que as mudanças de consumo desse público tem se desenvolvido.

Quem são os millennials?

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Os millennials, ou conhecidos também como geração Y, representam uma faixa demográfica da população mundial nascida entre 1980 até 1996, sendo que muitos consideram até os anos 2000.

Trata-se de uma geração que desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e que presenciaram uma das maiores revoluções na história da humanidade: a Internet.

O fato é que a geração Y vem mudando as relações de trabalho e consumo e, consequentemente, as técnicas e metodologias de vendas devem ser renovadas. No entanto, como devemos nos adaptar a esses novos padrões? 

Antes de tudo, para que você possa vender de maneira efetiva, é preciso entender as necessidades e dores desse público. Quanto mais informações você tiver à sua disposição, melhor. Tendo em mãos os dados, fica mais fácil oferecer soluções.

Uma boa coleta de dados começa com um bom planejamento de pesquisa, que envolve a definição de objetivos, público-alvo e a construção dos instrumentos de coleta. Veja mais no artigo: Persona: como traçar o seu perfil de cliente ideal.

O perfil de consumo dos millennials

Não são influenciados por propagandas 

Tentar influenciá-los com propagandas tradicionais é perda de tempo. A propaganda invasiva que busca a autopromoção já não tem mais espaço.

Buscam por informações em resenhas e blogs antes de comprar algo

Na hora de fazer uma compra, os millennials buscam por informações em blogs, vídeos comparativos e opiniões de outros consumidores em fóruns, redes sociais e sites. 

Procuram uma abordagem mais autêntica e sincera sobre os produtos

A Geração Y se conecta melhor com indivíduos do que números e precisam confiar na plataforma antes mesmo de lerem o que é produzido.

Consomem muito conteúdo online

A maneira pela qual os millennials adquirem e compartilham informações redefiniu o relacionamento entre empresas e seus clientes. Se uma marca se relaciona com eles nas redes sociais, isto aumenta a probabilidade de tornarem-se clientes. 

Usam diferentes aparelhos eletrônicos 

A Geração Y ama novas tecnologias, de modo que os smartphones são equipamentos fundamentais para executar diversas atividades, inclusive fazer compras. 

São consumidores leais

É importante, para as empresas, comunicar-se, cativá-los e investir em boas relações, especialmente via mídias sociais, que são essenciais na vida dos millennials. Quanto mais cedo uma conexão forte é estabelecida, melhor para as empresas porque estes indivíduos tendem a continuarem a usar seus produtos conforme forem envelhecendo.

E quanto ao perfil dos millennials no setor de arquitetura e interiores?

Eles não têm medo de serem ousados

Por serem uma geração que cresceu cercada de influências de toda parte do mundo ao alcance de suas mãos, é evidente o fato de serem um público muito mais ousado e descontraído em termos de design.

Os millennials não enxergam tanta necessidade de ter um projeto com tudo combinado e “engessado”. Eles têm muito mais confiança em brincar com as cores do projeto e ter um ambiente “vivo”.

A casa deve refletir sua personalidade

Seguindo a mesma linha sobre não ter medo de serem ousados, os millennials desejam se expressar em suas moradias, e isso significa ter sua personalidade exprimida na decoração do espaço. Por isso, itens customizados e objetos que tenham significado e valor sentimental são indispensáveis. 

Espaços multifuncionais

Seja pelo estilo de vida mais urbano, a característica nômade de se mudar constantemente, os imóveis estarem com metragens cada vez menores. O fato é que a geração Y procura por ambientes pensados e eficientes que se adequem às mudanças do dia-a-dia.

Leia mais em: O novo morar: a procura por espaços multifuncionais e o surgimento do Cloffice

Não valorizam tanto os bens materiais

Outro ponto interessante é que, diferentemente da geração X (nascidos entre 1960 e 1980), os millennials não valorizam tanto ter a casa própria ou comprar um carro.

“O jovem moderno nem aprende a dirigir e não tem nenhuma pressa de se desprender do lar paterno, o que lhe dá liberdade para fazer as coisas no tempo que achar adequado.”
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Fonte: Revista Veja

Como vender para os millennials?

Com os dados acima em mente, é possível perceber que o comportamento da geração Y está inteiramente ligado a sua experiência com o produto. Portanto, o foco na experiência do usuário é essencial para agradar esse tipo de perfil

Mas e na prática? Qual a melhor estratégia para atingir esse público?

Como falado acima, a geração Y tende a consumir muito conteúdo online e isso faz parte do seu processo de compra. É aí que entra o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

O Inbound é mais permissivo e bem menos invasivo,  por sua maneira não-interruptiva de se comunicar. 

“O conteúdo da mensagem é mais envolvente e engaja mais as pessoas, e esse é o exemplo perfeito de relação que os millennials procuram: mais conteúdo e informação e menos interrupção.”

Deve-se levar em conta também que o Inbound é uma estratégia 100% digital, o que facilita bastante a conversa com a geração Y, que é muito engajada em mídias sociais. Mais uma vez o inbound leva vantagem!

Entenda mais sobre estratégia de Inbound marketing clicando aqui.

E se você se interessou e deseja saber mais sobre o perfil dos Millennials, confira a pesquisa realizada pelo Itaú BBA em 2019 clicando na imagem abaixo:

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Até a próxima,

Equipe Vobi


Referências:

www.houzz.com

www.reev.co

www.millennialmarketing.com

www.veja.abril.com.br

www2.deloitte.com/br

www.itaubbaresearch.com

www.c2ti.com.br

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