inbound marketing
Marketing
May 3, 2023

Inbound marketing para arquitetos

Em nossos artigos, sempre procuramos apresentar a você o melhor conteúdo para o desenvolvimento de seu escritório e, com certeza, o inbound marketing é um desses assuntos.

Sabemos que, como empresa de arquitetura ou design, o tempo é sempre escasso. A elaboração de propostas, o gerenciamento de projetos e a administração geral do escritório levam muito tempo e pode ser difícil encontrar uma brecha para a execução de tarefas relacionadas a esse tipo de estratégia. Mas aqui está a questão:

Se você não dedicar algum tempo e esforço à divulgação do seu escritório, pode ser mais difícil construir e escalar seus negócios.

Marketing e comunicação estão se tornando cada vez mais importantes para arquitetos e designers e, essencialmente, se você não está pensando em sua comunicação e exposição, outras empresas concorrentes simplesmente o superarão. Por isso, você precisa de processos que o ajudem a atrair leads qualificados e a manter contato com clientes novos e existentes.

Neste artigo, vamos lhe apresentar o conceito do inbound marketing - também chamado de marketing de entrada - uma das estratégias utilizadas para atrair leads para seu funil de vendas. Ao final do texto você terá aprendido sobre:

Aproveite a leitura!

O que é inbound marketing?

Diferentemente do outbound marketing, o marketing de entrada é uma estratégia que foi criada devido à mudança de comportamento do consumidor online: em vez de receber as informações das empresas, produtos e serviços de forma “passiva”, é o usuário que vai atrás das informações acerca das soluções para o seus problemas — e das empresas que oferecem essas soluções.

Sendo assim, as formas de divulgação de serviços também mudaram. Em vez de levar informações sobre produtos e serviços até o público, as empresas buscam agora atrair sua audiência por meio de seus diversos canais, fazendo com que o possível cliente vá se informando cada vez mais sobre seu problema até chegar no estágio de consumir o produto ou serviço.

Uma estratégia de inbound marketing abrangente consiste em vários elementos que incluem a criação de artigos de blog, o uso de palavras-chave em seu conteúdo, a criação de páginas de destino com fortes elementos de apelo à ação, criação de conteúdo em redes sociais, dentre outros métodos.

inbound marketing

Por que fazer inbound marketing?

O objetivo da arquitetura e do design não é só criar uma casa, um prédio ou fazer uma reforma, é criar uma experiência. E o mesmo se aplica a uma estratégia de inbound marketing, que reúne criação de conteúdo e várias ferramentas digitais para tornar sua experiência on-line tão envolvente quanto suas criações off-line.

Ao alimentar seus compradores ideais com as informações que eles procuram em cada estágio de compra e consideração, você está na linha da frente como arquiteto(a) e designer “especialista” ou “líder de pensamento”.

Assim como o arquiteto procura colocar em prática as ações de networking, a fim de tornar a sua empresa conhecida no mercado, quanto mais pessoas encontrarem informações sobre você, mais confiança elas terão e, consequentemente, maior probabilidade de adquirirem os seus serviços.

As etapas do inbound marketing para arquitetos

inbound marketing

Antes de saber como aplicar essa metodologia, é importante também entender como ela funciona. O inbound marketing é dividido em diversas etapas, de acordo com o tipo de ação. Podemos dividi-las assim:

  1. Atrair: aqui, você precisa atrair sua audiência para seus canais. Você fará isso por meio do seu blog, suas mídias sociais e otimização do conteúdo do seu site para as palavras-chave procuradas pelos seus prospects nos mecanismos de busca.
  2. Converter: nesta etapa, você buscará fazer com que os visitantes dos seus canais se tornem oportunidades, ou seja, que deixem seus contatos para que você inicie um relacionamento com eles. Você pode fazer isso por meio de calls-to-action (chamadas para a ação), formulários e landing pages.
  3. Fechar: chegou a hora de transformar suas oportunidades em projetos. Entre as opções que você pode usar como ferramenta de convencimento até o momento da compra estão cases de clientes satisfeitos, e-mail marketing, vídeos, dentre outros.
  4. Fidelizar: seu trabalho não acaba na venda. Você precisa transformar seus clientes em promotores da sua marca. Faça isso criando conteúdo personalizado para eles: e-Books, pesquisas e o que mais você detectar que é do interesse da sua clientela.

#Dica: É muito importante não esquecer de sempre fazer o FUP durante todas as etapas de venda.

Como fazer o inbound marketing

Agora que você já entendeu o que é o inbound marketing, daremos algumas dicas de como colocá-lo em prática.

1. Crie uma persona

As estratégias de marketing da empresa de arquitetura começam com a compreensão de quem é o cliente em potencial ideal, com a criação da persona.

Se o seu escritório de arquitetura está focado em adições residenciais, por exemplo, você tem uma perspectiva ideal muito diferente daquela que está focada em projetos de construção comercial, como lojas e shoppings.

Identificar sua perspectiva de cliente ideal e os problemas que você resolve para eles são a primeira parte de qualquer estratégia de marketing bem sucedida e deve orientar todas as decisões que você tomar. Ajudamos você a definir sua persona e entender como isso pode te orientar na hora de traçar estratégias no artigo: Como traçar o seu perfil de cliente ideal.

2. Crie conteúdo de atração

A etapa de atração é aquela em que você trará a audiência para seus canais.

Para isso, você precisa criar conteúdo que seja interessante para as suas personas.

Quando tiver esses interesses mapeados, faça uma pesquisa de palavras-chave em ferramentas como o "Planejador de Palavras-Chave do Google" para descobrir os termos com alto volume de busca que estejam relacionados a esses interesses.

Conteúdo de qualidade ilustra seu profissionalismo, conhecimento e capacidades. Além de ajudá-lo a aumentar a conscientização da sua marca, também ajudará você a se posicionar como um líder de pensamento por meio de conteúdo útil e oportuno através do seu site, blog e páginas de mídias sociais. Este conteúdo oferece informações valiosas para seus clientes atuais e futuros e sinaliza que você é uma empresa experiente e confiável.

No inbound marketing, tão importante quanto a qualidade e assertividade do conteúdo é a constância com que você o alimenta.

Quando as pessoas olham para as contas nas redes sociais de qualquer empresa, procuram três coisas: frequência, qualidade e consistência. 

É improvável que os leads acessem uma conta abandonada com um punhado de posts inúteis.  Eles podem pensar que você não está mais no negócio, por isso, não lhes dê motivos para procurar um concorrente.

3. Eduque seu público

Seu conteúdo deve ser interessante para seu público-alvo, mas é importante que não fale apenas sobre sua empresa e seus serviços: ele também precisa ter o papel de educá-lo acerca do seu negócio.

Por exemplo: se um dos problemas do seu público é não saber que tipo de alteração quer fazer em sua casa, que tal escrever um artigo com dicas de reforma, mostrando tendências na arquitetura de interiores? Ou melhor ainda, criar várias pastas no Pinterest para servir de inspiração e direcionar seus clientes em potencial para seu Instagram ou seu site.

É importante que esse conteúdo educativo combine qualidade com as palavras-chave que você pesquisou anteriormente, para que ele tenha o potencial de atingir todos aqueles que buscam por determinada palavra ou termo relacionado ao seu negócio.

4. Esteja nas mídias sociais em que sua audiência está

Não basta criar conteúdo; é preciso divulgá-lo em todos os seus canais, especialmente nas suas mídias sociais. Por isso, é muito importante que você crie contas nas redes em que seu público-alvo está.

É claro que isso varia de empresa para empresa, mas, em geral, é sempre bom investir nas redes sociais mais usadas, como Facebook, Instagram e Pinterest.

Além disso, divulgar seus conteúdos em um blog, criar conteúdo próprio para as redes sociais, montar um portfólio visual e divulgar fotos de projetos concluídos, podem ser diferenciais na hora de atrair o cliente ideal.

5. Tenha materiais de conversão

Materiais de conversão são aqueles que você utilizará para transformar os visitantes do seu blog e do seu site em leads.

Geralmente, são materiais mais densos do que um post no blog ou um post no Pinterest, e você os fornecerá para seus visitantes em troca do contato deles para iniciar um relacionamento. Esse contato pode ser solicitado por meio de formulários e landing pages.

Entre os tipos de materiais de conversão que você pode desenvolver estão:

  • Catálogos;
  • E-Books;
  • Infográficos;
  • Portfólios;
  • Webinares.

E essa é a beleza e o poder do inbound marketing. Ao oferecer informações, em vez de perder tempo e dinheiro ao procurar clientes sem direcionamento. Seu conteúdo trabalha para educar os visitantes enquanto constrói uma relação de confiança, estabelece liderança de pensamento e mantém seus negócios em mente. Quando feito corretamente, nenhum método é mais eficiente do que o inbound marketing para atrair leads altamente qualificados para os seus negócios e aumentar significativamente a sua conversão de vendas.

‍Não deixe também de conferir o nosso conteúdo sobre Outbound marketing.


Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.blog.archisnapper.com

www.woven.com

www.blog.lahar.com.br

www.means-of-production.com

www.peakinboundmarketing.com

www.digitalimpactagency.com

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