cold emails
Marketing
Apr 7, 2021

Cold emails: definição, usos e dicas

Você sabia que cerca de 89% dos profissionais de marketing dizem que o email é seu principal canal de geração de leads? Sabendo disso, as empresas aprenderam e desenvolveram métodos de relacionamento e comunicação que utilizam o correio eletrônico como estratégia de marketing.

O cold email ou email frio é uma ferramenta excelente para empresas em diversos estágios pois é acessível, escalável e eficaz.

Tal como as outras estratégias de prospecção, você precisa entender seu conceito, quais os melhores usos e formas de aplicá-lo. Mas não se preocupe, organizamos tudo de forma simples e objetiva neste artigo.  No decorrer dele você irá aprender sobre:

Aproveite a leitura!

O que é o cold email?

O cold email é uma estratégia comercial na qual se envia um email para um cliente em potencial com o qual você não teve um contato anterior.

Em muitos aspectos, um cold email é o mesmo que uma cold call- é apenas muito menos intrusivo.

O objetivo de um cold email é vender seus serviços ou "quebrar o gelo" com a intenção de iniciar um primeiro contato. Por isso, este tipo de abordagem requer pesquisas e habilidade de escrita inteligente para envolver os alvos na leitura dos emails enviados.

cold emails

Cold email x spam

O cold email não deve ser confundido com emails de spam, que são enviados para incontáveis ​​endereços de uma vez, sem pesquisar a relevância do destinatário ou confirmar que o próprio endereço de email existe.

Os emails spam são enviados em massa, genéricos, com abordagens ambíguas e promessas vazias. Geralmente, o corpo do email vem com muitos links não confiáveis.

Cold emails são enviados para uma lista de leads com quem você deseja se conectar, com uma abordagem personalizada que busca entender e resolver suas "dores", se possível, com a sua solução.

Ao contrário do email em massa, sua mensagem será personalizada e não incluirá nenhum conteúdo falso ou proibido.

Objetivos do cold email

1. Geração de leads: esse é o motivo mais comum para o envio frio de emails.  Tudo o que você precisa são os endereços de email de clientes em potencial em seu mercado-alvo.

2. Convite: Se você estiver fazendo um podcast, um workshop ou um webinar, por exemplo, pode utilizá-lo para convidar as pessoas e construir um relacionamento produtivo.

3. Pesquisa de mercado: pode ser necessário identificar os pontos problemáticos de seus serviços e até mesmo do perfil da persona do seu escritório. O envio de cold email é uma das maneiras de fazer sua pesquisa.

Como fazer bons cold emails?

Não é fácil se destacar dos outros ao tentar promover seu negócio. A probabilidade de que usuários de computadores e dispositivos móveis abram um email de um remetente desconhecido não é muito alta.

Por isto, existem muitas maneiras que podem ajudá-lo a chamar a atenção dos destinatários para seu conteúdo:

  • Segmente a sua lista de destinatários;
  • Envie emails personalizados;
  • Evite enviar mensagens com teor muito promocional;
  • Seja breve, objetivo e direto na sua mensagem;
  • Cuidado com os formatos utilizados – evite javascritp e demais modelos que possam prejudicar o recebimento e leitura da mensagem;
  • Ofereça soluções interessantes;
  • Mostre quem você é: valorize-se e exponha a sua credibilidade;
  • Cuidado com a linguagem utilizada: ela precisa refletir a imagem da sua empresa;
  • Utilize uma boa ferramenta de automação e envio de e-mails;
  • Tenha bem definido qual é o objetivo de mandar essa mensagem – e deixe isso claro para o seu destinatário.
Lembre-se que normalmente o foco dos cold mails é gerar respostas.

Seja para obter a participação em pesquisas, convidar o destinatário para eventos ou ações específicas, entre outros.

Também é importante ressaltar que é comum não conquistar a confiança de um destinatário na primeira tentativa. Por isso é importante definir o fluxo de cadência, assim, saberá quando entrar em contato novamente com aquela pessoa.

Dica extra: Coloque-se no lugar de seus clientes!

Suas caixas de entrada são diariamente bombardeadas com mensagens que, em sua maioria, não lhe interessam. Dedique-se a criar emails com um excelente título e conteúdo.

Ficou com alguma dúvida sobre cold mailing? Caso queira perguntar algo, você pode comentar ou enviar um email para blog@vobi.com.br.

Estamos sempre à disposição, ok?

Até a próxima,

Equipe Vobi.

Referências:
https://mailshake.com/blog/100-sales-statistics/

https://www.leadfuze.com/how-to-write-a-cold-email/

https://eadbox.com/o-que-e-cold-email/

https://www.growthmachine.com.br/blog

https://snov.io/glossary/cold-email/

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