Memorial de cálculo

O que é Memorial de Cálculo, como fazer e principais benefícios

O memorial de cálculo é um documento importante na área da construção civil, pois ele detalha os cálculos que determinam os quantitativos e os custos dos materiais necessários para execução do projeto. 

Esse memorial fornece base para o orçamento, garantindo não só a precisão do cálculo como também contribui para ser uma referência para os próximos projetos. Portanto, essa documentação está diretamente relacionada a uma gestão de projeto eficiente. 

Você conhece o que está incluso no memorial de cálculo e qual relação com outras documentações importantes para autorização de construções? Leia, a seguir, os seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

O que é memorial de cálculo?

O memorial de cálculo é uma ferramenta determinante para garantir a precisão, eficiência e sucesso de um projeto. Esse documento técnico, elaborado por engenheiros, descreve os cálculos detalhados e determinam a quantidade, dimensões, pesos, resistências e custos dos materiais necessários para um projeto de construção.

Essa peça importante contém cálculos com dimensões e detalhes, quantidades, preços unitários, custos totais, desenhos e especificações técnicas que norteiam como o projeto deve ser executado. Assim, é possível ter ciência de quais foram os critérios utilizados para alcançar os resultados do projeto.

Quais são os benefícios do memorial de cálculo para a construção civil?

O memorial de cálculo é capaz de fornecer uma base para o orçamento, isso porque com o documento é possível estimar os custos totais que o projeto exigirá. Assim, fica mais fácil ter uma visão ampla da obra, entendendo o que irá compor cada fase e quais tomadas de decisões irão ser necessárias para o funcionamento de tudo.  

Com cada detalhe documentado, é possível identificar em tempo hábil se os cálculos estão certos e evitar erros futuros - que podem impactar diretamente nos gastos e no cronograma de obra. É aí onde esse documento contribui efetivamente na gestão do projeto! 

Além do mais, o memorial de cálculo pode ser utilizado como referência, posteriormente, em projetos similares. 

Como fazer um memorial de cálculo?

Memorial de cálculo

1° Passo: Inicialmente é importante ter domínio técnico do projeto, compreendendo suas especificações, desenhos e orçamento.

2° Passo: desenvolva uma lista detalhada das características da obra e descrição do sistema estruturado a ser utilizado. Liste, também, todos os materiais necessários para o projeto, contendo quantidades e especificações técnicas.

3° Passo: busque pelos preços unitários de cada material e calcule o custo total para cada item.

4° Passo: analise materiais ou métodos alternativos de construção para  buscar baratear os custos

5° Passo: escreva o memorial de cálculo de forma clara e organizada. O documento deve conter os tipos de carregamentos para cada parte da estrutura (peso próprio, carga permanente, sobrecarga, vento, etc.). Apresente também os diagramas de esforços obtidos. 

6° Passo: analise o memorial de cálculo para garantir sua precisão e complete todos os detalhes necessários. Logo, envie para a aprovação do proprietário ou do gerente de projeto.

7° Passo: Reveja o memorial constantemente durante o projeto para garantir sua precisão e atualizar as informações conforme necessário.

#DICA: É importante trabalhar com atenção aos detalhes e averiguar todos os cálculos antes de finalizar o documento.

Qual a relação entre o memorial de cálculo e outros documentos da construção civil?

Memorial de cálculo

Alvará de construção

O alvará de construção é um documento importante emitido pelos órgãos municipais, como a prefeitura, que permite a construção de um projeto de acordo com as leis vigentes da localidade. 

Nesse processo de aprovação, é exigido a apresentação de projeto detalhado,  contendo plantas baixas, cortes, especificações e memorial de cálculo. Portanto, o memorial é de extrema importância para autorizar etapas posteriores, como a emissão do alvará. 

Certidão de Acervo Técnico 

A certidão de acervo técnico é um documento que assegura, legalmente, as atividades registradas pelo profissional em seu acervo técnico - registro de todas as atividades desenvolvidas ao longo da carreira via ARTs. Isto é, essa documentação comprova a experiência do profissional da construção civil ao longo do exercício da atividade e atesta a competência. 

Tanto a certidão quanto o memorial de cálculo são importantes para o processo de construção. Em casos de editais e licitações de obras públicas, ambos documentos são requeridos juntos. 

Projeto de Combate a Incêndio e Pânico

O Projeto de combate a incêndio e pânico é uma etapa do projeto onde é especificado soluções de forma técnica para garantir a segurança dos usuários em caso de incêndio e pânico. 

O memorial de cálculo entra nessa etapa como um complemento, sendo essencial para fornecer o parecer dos cálculos e especificações de sistemas e equipamentos a serem utilizados. Você sabe quais são as principais informações que deve constar nesse documento? Acompanhe a seguir:

✔ Identificação do empreendimento e das áreas de riscos: localização, informações do proprietário, do projetista, área construída, número de pavimentos, altura da edificação, etc. 

✔ Informações da disposição: acesso de viaturas, segurança estrutural, controle de incêndio e materiais de acabamento, iluminação de emergência, sinalização,  detecção e alarme, aparelhos extintores, saída de emergência, proteção por hidrantes, canalização preventiva (reserva técnica, cálculo de consumo predial, cálculo da altura de nível da RTI), cálculo da bomba para hidrantes, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, etc.

Estudo de viabilidade

O estudo de viabilidade é uma análise se o projeto a ser executado é viável, considerando os custos, riscos e retorno financeiro para o mercado imobiliário. Com isso, o memorial de cálculo pode ser parte importante do estudo, já que ele fornece informações técnicas e financeiras sobre os custos da estrutura. Acompanhe os exemplos de análises que podem ser feitas:

✔ Investimento: custos com consultoria, treinamento, máquinas, equipamentos e de tempo/hora.

Situação atual e situação esperada: consumo de água, matéria prima, energia, mão de obra, geração e tratamento de resíduos sólidos, geração de efluentes líquidos, geração e tratamento de emissões atmosféricas, danos a equipamentos, retrabalho, saúde ocupacional e segurança, despesas com seguro, gastos com atendimento médico, gastos para repor produção, indenizações, entre outros. 

✔ Benefício econômico: redução do custo no consumo de matéria-prima, de energia, de água, de tratamento de resíduos sólidos, de tratamento de afluentes, de mão de obra, de retrabalho, etc. 

✔ Benefício ambiental: redução da geração de resíduos sólidos/efluente líquido, no consumo de água, de matéria prima, de energia, de carga orgânica, poluentes metálicos, benefício e redução de gastos com saúde ocupacional e segurança, entre outros.  

Com isso, o memorial de cálculo é importante pois apresenta o que pode impactar na viabilidade do projeto. 

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

https://files.cercomp.ufg.br/

https://ibecensino.org.br/

http://www.crq7.gov.br/

https://compras-arquivos.sepog.fortaleza.ce.gov.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?