Como fidelizar o seu cliente
Vendas
Apr 7, 2021

Como fidelizar o seu cliente?

Ter um fluxo constante de novos projetos surgindo para o seu negócio é o objetivo de todo escritório de arquitetura e interiores. No entanto, já parou para pensar que novos projetos não necessariamente significam novos clientes?

Construir uma rede de clientes fidelizados que recorram a você toda e qualquer vez que precisarem dos seus serviços é uma das melhores formas de garantir que a entrada de projetos nunca fique escassa. Além de ser um excelente termômetro do quanto os seus serviços têm superado as expectativas do mercado e se destacado perante a concorrência.

Em um levantamento realizado pela HouzzPro, foram consultados profissionais da área que compartilharam suas dicas de sucesso, chegando às quatro principais estratégias. Continue lendo esse artigo e confira as quatro estratégias para estabelecer um bom e duradouro relacionamento com o seu cliente:

Aproveite a leitura!

1. Conheça seus clientes e deixe tudo registrado

Conhecer bem o seu cliente é essencial na hora de desenvolver um projeto que reflita sua personalidade e estilo de vida. Mas, também é uma informação vital para estabelecer uma relação perdurável que transcenda o primeiro contato.

Demonstrar interesse na vida do seu cliente é a chave para o sucesso. A dica é manter o hábito de deixar registrado não apenas as informações necessárias para a execução de um projeto, mas também dados mais pessoais que reflitam a sua consideração e atenção pela pessoa. Como por exemplo: dia do aniversário, nome dos filhos…

Mandar mensagens em datas comemorativas também é uma ótima maneira de mostrar que você se importa. Mas nada de mensagens prontas! Sempre personalize os seus recados, assim o cliente perceberá que você dedicou um tempo especial para realizar essa tarefa.

👉Na plataforma Vobi, é possível concentrar todas as informações do projeto, evitando perda de informações e desgastes desnecessários. Ter toda a comunicação com o cliente registrada em um único lugar, pode ser uma estratégia valiosa se você quiser otimizar seu tempo, por isso, disponibilizamos, dentro de cada projeto, um bloco de notas para que você possa fazer suas considerações.

Leia mais no artigo “Gestão de documentos: conheça a ferramenta para aumentar a produtividade e organização do seu escritório”.

2. Mantenha contato após a finalização do projeto

Garantir que o seu cliente fique satisfeito com os serviços prestados pela sua empresa é uma das melhores formas de fidelizá-lo e torná-lo um consumidor potencial de longo prazo.

Você não deve, após a finalização de um projeto, esperar que o seu cliente entre em contato caso haja algum problema. Antecipe-se e seja proativo. Mantenha contato para certificar que tudo está correndo bem, coloque-se à disposição para tirar qualquer dúvida ou preocupação que ele possa ter. 

Não é necessário ligar, mandar e-mail ou mensagem toda semana. Uma vez finalizado por completo um projeto, o follow-up pode ser feito a cada três meses. É um esforço a mais, mas que valerá a pena a longo prazo, pois resultará em lealdade e confiança no seu trabalho.

👉A ferramenta Gestão de oportunidade da Vobi ajuda muito nessa tarefa. Dentro da gestão de oportunidades, mesmo que o processo de vendas do seu cliente tenha terminado, suas informações permanecerão dentro da plataforma e servirão como um registro de histórico.

Leia mais no artigo “CRM de vendas: como aplicar a gestão de oportunidades em seu escritório de arquitetura e interiores”.

3. Ajude-os a antecipar suas necessidades

Não importa quão pequeno seja o projeto, sempre há margem para conversar sobre outras possíveis propostas, ideias e planos para o futuro.

Tome como exemplo um cliente que só deseja reformar a sala e cozinha. Por mais que no momento atual esse seja o seu desejo, ou limitação de orçamento, é importante já pontuar alguns passos para o futuro, como: quais os próximos ambientes que deseja reformar, quando pretende começar. Se ele tem como plano futuro reformar a área de serviço, por exemplo, talvez seja mais sábio deixar toda a estrutura de elétrica e hidráulica prontas, visto que elas já serão alteradas na reforma da cozinha.

Ter essa visão a longo prazo hoje, fará com que o cliente não queira procurar outro profissional amanhã, pois você estará a par das suas necessidades e gostos.

4. Seja a referência de profissional em quem eles possam contar

Muitas vezes os clientes têm uma vida corrida e por isso acabam não tendo tempo para pesquisar produtos, serviços e afins. Essa é uma boa hora para se destacar perante os outros profissionais da área.

Ofereça a sua expertise, afinal você é um profissional qualificado e os seus conhecimentos também podem ser utilizados como moeda de troca. Se posicionar como referência diante do cliente e ser uma fonte confiável de informações referentes a casa, fará com que ele valorize sua opinião e busque a sua consultoria sempre que for preciso.

Em um mercado tão competitivo quanto o de arquitetura e design, é fundamental ter algo a mais para oferecer aos clientes. Quanto mais diferenciado for o seu trabalho, mais você vai se destacar. Com a plataforma Vobi, o seu escritório se torna digital e você tem mais tempo para fazer o que mais gosta: criar e se relacionar com seus clientes. 

Ficou interessado? Para fazer parte da nossa plataforma clique aqui e solicite um convite. 


Até a próxima,

Equipe Vobi


Referências:

www.houzz.com

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