como fazer da consultoria uma opção de renda
Vendas
May 3, 2023

Como fazer da consultoria uma opção de renda

Rápida, prática e rentável, a opção da consultoria vem se tornando cada vez mais uma escolha recorrente para clientes que possuem um ambiente (ou mais), no qual deseja realizar pequenas intervenções e que tem orçamentos menores. Além disso, a tendência do DIY - "Do It Yourself" ou "faça você mesmo", interfere diretamente na escolha do cliente que acha que pode resolver as suas "dores" sozinho e não pretende investir em um projeto completo.

O seu objetivo principal será oferecer aos clientes dicas rápidas e práticas para melhorar o lugar em que ele vive ou trabalha, potencializando o uso do espaço de forma eficiente e criativa.

Incluir a opção da consultoria em seu escritório irá dinamizar sua carreira como arquiteto(a) ou designer e pode ser a estratégia perfeita para acomodar as diferentes necessidades de seus clientes, que vão desde uma opinião até a elaboração de um projeto executivo. Além disso, esta é uma excelente opção para ter uma renda com menor demanda de trabalho e tempo.

Quer saber tudo sobre esse serviço? Como fazer, quando cobrar, a melhor forma de conseguir clientes e muito mais? Confira o que você irá aprender ao longo do artigo:

Aproveite a leitura!

O que é a consultoria de arquitetura?

A consultoria de arquitetura é um serviço oferecido por arquitetos(as) e designers para apresentar soluções, tirar dúvidas e fazer sugestões sobre projetos, compra de imóveis, design de interiores e tudo mais que faça parte desse universo.

Em geral, o serviço de consultoria é muito mais rápido e prático do que o atendimento convencional.

Desse modo, exigirá muito menos de você e permitirá que ofereça um valor bem mais acessível, o que facilita a prospecção de novos clientes.

Você poderá até fazer algumas reuniões presenciais com o novo cliente, mas a maioria do trabalho é feita online, o que proporciona horários mais flexíveis para a elaboração do trabalho.

Esse tipo de atendimento é possibilitado, principalmente, por facilidades digitais como reuniões por vídeo, trocas instantâneas de informações, grande disponibilidade de lojas e catálogos de decoração online.

Além disso, oferecer consultorias, possibilitará que seus clientes lhe procurem com mais frequência. Pare para pensar; quanta vezes o seu cliente irá renovar todo o layout e a iluminação da casa em um prazo de 10 anos? Dificilmente, 2 vezes. Mas, quantas vezes ele irá querer mudar a cara da casa, trocar as almofadas ou comprar um novo móvel? Se você oferecer a consultoria e tiver um excelente atendimento, pode ter certeza que todas as vezes que for fazer qualquer mudança na casa ou na decoração, irá procurar por você.

consultoria

Como a consultoria é realizada?

Você, como consultor(a) em arquitetura ou design, em primeiro lugar, identifica a demanda, as expectativas e os desejos do cliente.

Em seguida, recolhe o máximo possível de informações sobre o terreno, o imóvel ou os ambientes que ele planeja modificar. Neste ponto, valem todos os tipos de informação. Conversa, vídeos, fotos e até mesmo croquis feitos por seus clientes.

Depois da análise dos dados, dentro de um prazo previamente combinado, você entrega ao cliente um relatório com todas as informações, dicas, orientações e sugestões para a compra, decoração ou reforma.

Tudo deve estar muito claro em contrato, assim você não será cobrado por algo que não estava incluso na descrição de seus serviços.

Algumas vezes, uma simples orientação verbal por chamada de vídeo conseguirá resolver o problema de seu cliente.

Dependendo do pacote escolhido por seu cliente, na consultoria de interiores, por exemplo, esse relatório pode conter plantas, imagens em 3D, referências de móveis, cores, estampas e texturas, além de listas de fornecedores e de prestadores de serviço.

Tudo isso é feito, geralmente, por meio de visitas e encontros com o cliente. Mas, especialmente no caso da consultoria de interiores, há a possibilidade de todo o processo ser realizado por meio da Internet — desde o envio das plantas, fotos e outras informações pelo cliente até a finalização com o relatório.

A consultoria em arquitetura é a solução ideal para quem deseja fazer intervenções pontuais em alguns ambientes, ou para auxiliar na compra do melhor terreno ou imóvel.

A consultoria — que é prática, eficiente e acessível — é a oportunidade de se servir do conhecimento do profissional como um bom guia para alcançar os objetivos desejados pelo cliente.

Quais os tipos de consultoria de arquitetura?

Agora que você já sabe o que é a consultoria em arquitetura, já deve ter notado que esse serviço pode ser contratado para atender a diferentes tipos de demanda. A seguir, apresentamos as suas principais modalidades e como elas funcionam.

1. Aquisição de terrenos

A compra de um novo terreno não é tarefa fácil e pode gerar insegurança e incerteza, especialmente para pessoas leigas.

Topografia adequada, ventilação natural e incidência de luz solar são apenas algumas preocupações que devem ser levadas em conta na hora de comprar um terreno.

Esse é um dos momentos em que o serviço de consultoria de um arquiteto é necessário. Afinal, você pode auxiliar o cliente a tomar a melhor decisão.

2. Acompanhamento em lojas

Essa modalidade de consultoria está diretamente relacionada à arquitetura/design de interiores. Afinal, é muito fácil se confundir ou perder um pouco o foco na hora de comprar revestimentos, mobiliário e outros acessórios, devido à inexperiência no assunto ou à quantidade de opções disponíveis nas lojas.

Nesta opção, você disponibilizará a acompanhar o cliente nas visitas às lojas de materiais de construção e de móveis, de modo a ajudá-lo a selecionar os produtos corretos, segundo critérios como estilo de decoração, dimensões, funcionalidade e orçamento.

Este é um serviço que pode também ser oferecido como um adicional para o para quem já está desenvolvendo o projeto executivo com você. Dando a opção ao seu cliente, de ter a sua ajuda e bom gosto da concepção à finalização do projeto.

3. Consultoria de interiores

Outra modalidade de serviço interessante é a consultoria de interiores. Nela, você irá auxilia seu cliente na decoração, modificação ou reforma de um ou mais ambientes da casa ou do escritório, por exemplo.

Assim como nos outros serviços, você partirá da análise do local e da demanda do cliente e, em seguida, fará sugestões e orientações para que ele consiga o resultado esperado, tendo em vista a funcionalidade, a praticidade, a estética e a harmonia em relação ao estilo e a personalidade.

Você atuará, por exemplo, sugerindo o estilo da decoração, os móveis, a posição de cada móvel, cores, texturas, iluminação, revestimentos e acabamentos — tudo isso buscando o melhor aproveitamento de cada ambiente.

4. Compra de imóveis

Assinar o contrato de compra de um imóvel é um sonho e uma grande responsabilidade. Para garantir que aquele é um bom imóvel, o comprador pode contratar o seu serviço de consultoria para que o acompanhe e faça uma avaliação técnica sobre o espaço. Seus olhos bem treinados poderão encontrar problemas que passariam batido por quem não entende muito do assunto.

Comece a oferecer sua consultoria

Ao contrário do que acontece em um projeto arquitetônico convencional, a consultoria de arquitetura costuma ser voltada para questões pontuais, que demandem soluções rápidas e menos elaboradas. Por conta disso, você poderá intercalar esse serviço com outros trabalhos, mesmo que estes exijam horas rígidas in loco.

Em um mercado tão competitivo quanto o de arquitetura e design, é fundamental ter algo a mais para oferecer aos clientes. Quanto mais diferenciado for o seu trabalho, mais você vai se destacar e, aos poucos, ganhará confiança e autoridade e poderá alavancar seu escritório.

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

https://www.quora.com/What-is-the-difference-between-consulting-architect-associate-archtitect-in-the-field-of-architecture

https://blog.diretoriodaarquitetura.com.br/como-funciona-a-consultoria-de-arquitetura-e-como-ela-pode-te-ajudar/

https://www.archademy.com.br/blog/consultoria-de-arquitetura/

http://www.arquitetaresponde.com.br/entenda-como-funciona-uma-consultoria-em-arquitetura/

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?