eventos 2023

Calendário de eventos 2023 para arquitetura e construção civil: quais datas já estão reservadas

É fundamental que os arquitetos e profissionais da construção civil estejam atualizados sobre as novas formas de construção, de tecnologia e dos materiais. Para isso, existem diversos eventos anualmente que esses profissionais não podem faltar. E afinal, você sabe da importância dos eventos de 2023 e quais já possuem data marcada?

Com inúmeras apresentações e debates sobre inovações e tendências, esses encontros reúnem diversos profissionais e promovem marcas, também, ampliam as redes de relacionamento e a conquista de empresas parceiras. 

Compreender, na prática, a performance de materiais e sistemas é muito importantel. Conhecer de perto sobre dimensões, cores, texturas, ambientações e outros quesitos, são essenciais para aumentar o repertório para futuras especificações nos projetos. 

Logo, se você é arquiteto, designer de interiores ou engenheiro, busque marcar presença nos eventos mais relevantes do ano. Descubra a seguir:

Aproveite a leitura!

Por que frequentar os eventos de arquitetura para 2023?

Contato com as principais tendências

A grande parte das feiras acontecem anualmente, algumas delas a cada dois anos, por isso, é necessário sempre a apresentação de inovações que representem as tendências de mercado nos próximos meses e/ou anos. 

As marcas que participam dessas mostras trabalham para se diferenciar de seus concorrentes. Com isso, acompanhar os eventos 2023 é uma ótima oportunidade para você se manter atualizado sobre o mercado, entendendo o que ainda pode ser utilizado em seus projetos. 

Além do mais, escutar e trocar experiências com profissionais mais experientes pode contribuir para aumentar seu repertório e te inspirar para conceber futuros projetos abastecidos de inovação. 

Oportunidades de novas parcerias

As feiras da área da construção civil reúnem marcas e profissionais interessados em formar parcerias. Sendo essa, uma grande oportunidade para contratar novos fornecedores e organizações.

Fique atento aos eventos 2023 para fechar novos contratos com essas marcas que disponibilizam melhores condições de preços e prazos financeiros. 

Possibilidade de fazer networking

Assim como a Vobi, que reúne todos seus benefícios em um só lugar, as feiras agrupam diversos profissionais e empresas que você jamais teria oportunidade de interagir se você ficasse só no seu escritório. Ou seja, indo a essas mostras de arquitetura e construção civil, fica muito mais fácil de ampliar sua rede de contatos e relacionamentos. 

Além de trocar experiências, você pode abrir portas para indicações e parcerias de projetos. Isto é, você pode conhecer diversas pessoas e aumentar a chance de fechar mais negócios. 

Quais os eventos da construção civil confirmados em 2023

CASACOR

A CASACOR é um dos eventos mais reconhecidos da área, sendo considerada a maior e mais completa mostra de arquitetura, design, decoração e paisagismo das Américas. Todos os anos acontecem edições em várias localidades do território nacional, e também em outros países como Bolívia, Equador, Peru e Miami.

Em 2022, a CASACOR São Paulo alcançou um público de mais de 115 mil pessoas. O CEO da Casa Cor explicou que a localidade do evento - o Conjunto Nacional - possui fácil acesso e, por isso, trouxe um público mais plural. Novamente, a mostra anuncia sua temporada 2023 no mesmo local, situado na Avenida Paulista - coração da cidade de São Paulo. 

As edições de 2022 com localidade no nordeste, ainda acontecem no presente momento. Todavia, já existe previsão do período para o próximo ano. Para saber sobre as datas dos eventos de 2023 em cada cidade, acompanhe o site oficial da CASACOR, onde é disponibilizado mais informações. No momento, os locais e datas confirmados foram: 

  • CASACOR Paraíba - terá início em 30 de março de 2023, entretanto, ainda não existe um local definido.
eventos 2023 Casa Cor
(Ver-O-Verde CASACOR Ceará 2022 - Fabrício Pereira | Fonte: CASACOR)

Expo Revestir

A maior feira de revestimento da América Latina, traz há mais de 20 anos, tendências em cerâmicas, madeiras, laminados, mosaicos, cimentícios, rochas, louças sanitárias e metais para cozinhas e banheiros. 

A Expo Revestir 2023, já possui data marcada para os dias 14, 15 e 16, das 10h às 19h e no dia 17 acontece das 10h às 17h.  Agora, de “casa nova”, a edição acontecerá no São Paulo Expo. E por esse motivo, será possível dobrar o tamanho comparando com as edições realizadas anteriormente. 

Os promotores do evento garantem que com a duplicação do espaço, os visitantes terão uma experiência inédita, o qual será motivo de conexão com tecnologias, tendências e conceitos dos novos rumos da construção civil. O Presidente do Conselho de Administração da Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), destaca que:

“Com o novo espaço, reforçamos mais uma vez nosso compromisso em promover negócios, parcerias e o desenvolvimento do setor, nacional e internacionalmente. Além de ampliar o evento para novos usos, o intuito é também garantir mais conforto e comodidade ao público e expositores” - Fonte: Benjamin Ferreira para site Expo Revestir.

Com o slogan “Trilhando novos caminhos”, a Expo Revestir 2023 contará com mais de 300 marcas que apresentarão suas tendências e novas tecnologias. Arquitetos, designers de interiores, engenheiros e todos os outros profissionais da área terão acesso a novos formatos, texturas, padronização e composições. 

A novidade desta 21ª edição será que o FIAC - Fórum Internacional de Arquitetura e Construção, passa a ser FIER (Fórum Internacional Expo Revestir). A simultaneidade dos eventos, irá trazer diversas palestras e debates sobre arquitetura, design, sustentabilidade e inovação. 

Diante desses eventos 2023, a NürnbergMesse Brasil também anunciou a criação de outro que irá acontecer em paralelo com a Expo Revestir. Surge então, a criação do Haus Decor Show que irá apresentar as mais conceituadas marcas de tintas, vernizes, iluminação e automação residencial. 

“Estamos falando de novas áreas, mas essenciais na construção e reforma. É a escolha da cor certa da parede, a iluminação adequada para cada ambiente. Isso sem contar que estamos mostrando o futuro, que são as casas inteligentes. Por isso, o novo projeto da NürnbergMesse Brasil é tão inovador” - Fonte: João Paulo Picolo para o site CASAeJARDIM.

Se você é um profissional da área, não perca a oportunidade de fechar negócios, fazer networking e se atualizar. Faça parte da cadeia produtiva da construção civil! 

Acompanhe o site oficial do evento para não perder o credenciamento e demais informações, clique aqui para ter acesso.

eventos 2023 Expo revestir
Fonte: Expo Revestir 
  • 21ª Expo Revestir - 14 a 17 de março de 2023, na São Paulo Expo | Rodovia Imigrantes, 1,5 Km | São Paulo

DW! - Design Weekend 

Abrindo a temporada de eventos 2023, a Design Weekend vem para promover a cultura do design inserindo-a em áreas como decoração, artesanato, urbanismo, inclusão social e digital, negócios e sustentabilidade. 

A Semana de Design de São Paulo é realizada anualmente e engloba diversas palestras, visitas guiadas, exposições, feiras de negócios, premiações, lançamentos em vários locais (distritos de design). Esse ano a DW! acontecerá de 11 a 19 de março de 2023.

Para saber mais sobre esse evento, acompanhe no site oficial e cadastre seu e-mail na newsletter para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração. 

eventos 2023 Design Weekend
Fonte:  Leo Social | Foto: Fran Parente 
  • DW! - Design Weekend  - 11 a 19 de março de 2023, local à definir. 

FEICON

A FEICON é um evento que reúne os principais setores da construção civil e arquitetura, apresentando mais de 700 expositores dos macrossetores de instalações, acabamentos, externos e estruturas. Conheça cada um deles:

  • Instalações: aquecimento e refrigeração do ambiente, hidráulica, elétrica, iluminação, automação e segurança, serviços profissionais e TI, transporte e logística.
  • Acabamentos: decoração, revestimentos, tintas, metais, louças e produtos para cozinhas e banheiros, fechaduras, ferragens e cadeados.
  • Externos: portas, janelas e acessórios, área externa e lazer, teto, cobertura e fachada.
  • Estruturas: sistemas construtivos, ferramentas para construção, fundação e estrutura, máquinas e equipamentos para construção.

Esse evento conta ainda em oferecer a experiência focada em conteúdo, inovação, relacionamento e negócios.

A FEICON acontecerá entre os dias 11 a 14 de abril de 2023, das 10 h às 20 h, no São Paulo Expo, localizado na cidade de São Paulo, SP. O credenciamento para a 27ª edição da Feicon ainda não está disponível. Para mais informações, acesse o Site Oficial da FEICON e não deixe de acompanhar as novidades por lá. 

eventos 2023 Feicon
Fonte: FEICON

ABCasa Fair

A ABCasa Fair é uma feira organizada pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores), sendo ela uma das maiores feiras de artigos de casa e decoração do mundo. Esse é um dos eventos 2023, que também apresenta as principais novidades dos segmentos de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades Domésticas, festas, flores e têxtil.

Atualmente, a feira possui duas edições, compondo a agenda com as seguintes datas:

  • ABCasa Fair Fevereiro - 7 a 11 de fevereiro de 2023, no Expo Center Norte | Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme | São Paulo
  • ABCasa Fair Agosto -  19 a 22 de agosto de 2023, no Expo Center Norte | Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme | São Paulo

Se você é arquiteto, decorador e/ou designer de interiores, e quer realizar o credenciamento, clique aqui para acessar o site do evento. 

eventos 2023 ABcasa Fair
Fonte:  Prefeitura de São Paulo | Foto: Hilton Souza 

ABRAFATI SHOW

A ABRAFATI SHOW é uma exposição internacional de fornecedores para tintas, ela tem como premissa estimular a inovação, disseminar conteúdo e conhecimento e proporcionar oportunidades de relacionamento e impulso para negócios. Em relação à edição passada (2022), o site oficial traz os seguintes dados:

“Cerca de 140 expositores puderam mostrar as novas tendências e tecnologias do setor, além de fechar parcerias, abrir novas oportunidades e discutir projetos. Neste ano, o ABRAFATI SHOW contou pela primeira vez com a Rodada de Negócios, que movimentou em duas horas R$ 15,1 milhões. Foram 224 reuniões, nas quais 75 empresas convidadas puderam conversar em um espaço reservado e propício à consolidação de contratos. [...] O foco principal deste ano para a escolha das palestras que compuseram a programação foi: inovação, sustentabilidade, produtividade e a qualidade dos produtos.” - Fonte: ABRAFATI SHOW

Com intuito de apresentar as mais interessantes novidades sobre tintas e solventes, anualmente acontece a feira. Esse ano não seria diferente, a 18ª edição do evento certamente irá trazer uma programação  e temáticas imperdíveis. Esse evento 2023, ocorrerá em 21 a 23 de novembro de 2023, no São Paulo Expo, localizado na cidade de São Paulo, SP. Para mais informações e atualizações acesse o site oficial do evento, clique aqui. 

LARE EXPO

A Latin America Roofing Expo (LARE) é uma exposição das principais soluções, inovações e tendências em telhados, coberturas e impermeabilização. Assim, como todos os outros eventos 2023, é uma grande oportunidade para capacitação e fazer networking. 

A LARE reúne desde fabricantes e fornecedores até prestadores de serviços e empresas. Depois de muitos pedidos, a Latin America Roofing Expo se juntará a PAVING EXPO - maior evento da área de infraestrutura do Brasil. Essas duas experiências inovadoras já possuem data reservada para acontecer. 

O PAVING EXPO E A LARE EXPO acontecerão simultaneamente de 24 a 26 de maio de 2023, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo - SP. Para mais informações e atualizações acesse o Site Oficial da LARE.  

eventos 2023 Lare Expo

Aqui estão apenas alguns dos principais eventos de arquitetura, decoração e design com data confirmada em 2023, muitos outros ainda serão confirmados, portanto, fique atento as nossas redes sociais. Nós, da Vobi, iremos te atualizar sobre novos eventos, suas programações e te deixar por dentro de tudo o que rolou nas principais mostras do setor.  

Até a próxima,

Equipe Vobi

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?