Cor de luz
May 3, 2023

Temperatura de cor de luz: o que é e como escolher

Entender mais sobre a temperatura de cor de luz é fundamental na hora de definir o projeto luminotécnico residencial ou comercial e a escolha das lâmpadas, a fim de obter uma iluminação confortável aos olhos que proporcione bem-estar nas pessoas dentro de um ambiente. Pensando nisso, ao longo deste artigo você irá aprender sobre:

Aproveite a leitura!

O que é Temperatura de cor de luz?

“A temperatura de cor é uma analogia entre a cor de luz emitida comparada a um corpo metálico negro aquecido até a temperatura especificada em Kelvin (vamos falar sobre ele no próximo tópico). À medida que o corpo negro aquece, a coloração que ele adquire passa por uma sequência, que vai do vermelho ao azul. A sequência de cores é uma curva em um diagrama cromático.”

Traduzindo: é a “aparência” da cor produzida por uma fonte de iluminação. A temperatura da cor, portanto, nada mais é do que a cor da luz.

Essa medição frequentemente gera confusão entre as pessoas. Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, e sim à tonalidade de cor que ela confere ao ambiente.

Muitos acreditam que cores mais frias possuem temperaturas mais baixas, mas é exatamente ao contrário. Apesar de ser chamada de "fria", a luz azulada tem mais Kelvins do que a luz amarelada, considerada “quente”.

Por isso, entender bem este conceito é extremamente importante na escolha de produtos adequados para os tipos de iluminação e seus efeitos nas pessoas.

Como é classificada a temperatura de cor das lâmpadas?

Atualmente, existem diversas opções de lâmpadas no mercado. Pensando nisso, para facilitar, separamos abaixo as escalas de temperatura de cor de luz existentes. Lembrando que essa escala leva em consideração a medida em Kelvin (K) e a coloração de luz branca correspondente a cada uma delas. Mas, antes, vamos entender melhor sobre essa grandeza:

Kelvin

É a grandeza que expressa a aparência de cor de uma luz. Sua unidade é o Kelvin (K). Quanto mais alta for a temperatura de cor, mais branca é a cor de luz emitida.

Luz quente

A luz "quente" de aparência amarelada tem aproximadamente 3000K.

Luz Neutra

A luz neutra tem aproximadamente 4000K.

Luz Fria

A luz "fria" de aparência azul violeta tem temperatura de cor acima de 6000K.

Tabela de temperatura de cor em Kelvin (k)

Perceberam? Quanto mais alta a temperatura de cor de uma lâmpada, mais azulada será a tonalidade da luz. Em contrapartida, quanto mais baixa, mais alaranjada será sua tonalidade. Conforme esquema abaixo:

temperatura de cor de luz

A importância da escolha da temperatura de cor de luz

É preciso entender que a iluminação, além de funcional e estética, é também sensação e conforto. Por isso, um arquiteto deve ir além dos conhecimentos técnicos - como a correta aplicação da simbologia elétrica em planta baixa - e se aprofundar em questões subjetivas.

A luz tem grande influência no que chamamos de “relógio biológico”. O nosso organismo possui naturalmente um ciclo que se encontra associado aos padrões de luminosidade e de escuridão de um ambiente. Este ciclo, denominado ciclo circadiano, afeta a saúde e o funcionamento do nosso corpo.

Ciclo circadiano

É o período de 24h sobre o qual se baseia o nosso organismo. Isso significa que o nosso corpo se comporta de maneiras diferentes que variam ao longo do dia, ou seja, em ciclos.

ciclo circadiano - cor de luz

A nossa principal fonte de luz é a luz solar.  E se analisarmos bem, podemos perceber que a sua temperatura sofre variações de “cor” durante o dia. E conforme essas variações acontecem, nossas atividades também tendem a seguir esse padrão. 

“No decorrer do dia as nossas atividades aumentam e a luz do sol vai ficando mais fria, no final do dia, quando precisamos relaxar, a luz do sol aos poucos volta a ficar mais quente. Este comportamento do sol regula a vida e nos fornece o parâmetro de como devemos iluminar os diversos ambientes.”
ciclo circadiano - cor de luz

Por isso, é tão importante utilizar corretamente temperaturas de cor de luz a fim de projetar corretamente os ambientes que estamos iluminando.

Como aplicar a temperatura de cor de luz nos projetos de arquitetura e interiores?

Ambientes de trabalho e de estudo, onde a atividade exige alta atenção e energia, o indicado é utilizar luminárias com temperaturas de cores mais frias, que despertam as pessoas e induzem a produtividade. Ajudando a manter os profissionais desses locais “em alerta e atenção”. 

Já em residências, onde descansamos, como salas de estar e quartos, a aplicação de temperatura de cor mais quente é indicada, com o objetivo de proporcionar aconchego e conforto visual. Porém, as áreas de serviços, cozinhas, banheiros, home-office e salas de estudos devem ter tom neutro ou frio, induzindo maior atividade.

Perceberam? Luz mais quente, maior aconchego e relaxamento, luz mais fria, maior atividade.

E para entender melhor sobre os tipos de iluminação e suas aplicações na decoração confira nosso artigo completo clicando aqui.

Temperatura de cor X Eficiência energética

A temperatura de cor não tem relação com o consumo de energia da fonte de luz. Algumas pessoas podem ter a falsa percepção de que uma luz mais azulada ou branca irá iluminar mais um ambiente, mas isso é um mito. 

A quantidade de luz emitida entre as fontes, sejam elas quentes ou frias, é praticamente a mesma, bem como a iluminância resultante de sua aplicação. O que irá interferir se esta irá consumir mais ou menos energia é a sua potência (medida em Watts) . 

Para saber mais sobre confira a nossa Calculadora de iluminância de interiores automática e totalmente gratuita.

calculadora de iluminância

No entanto, em termos de “luminosidade” a luz branca exige menor esforço para algumas atividades que demandam mais do olho humano, como a leitura, o trabalho, e etc.

Você já tinha parado para pensar no impacto que a cor de luz pode implicar em um projeto?

 

Até a próxima,

Equipe Vobi

 

Referências:

www.akarilampadas.com.br

www.lumicenteriluminacao.com.br

www.ca-2.com

www.aalok.com.br

www.blog.borealled.com.br

www.plugdesign.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?