Calculadora de iluminância de interiores

Descubra a iluminância dos ambientes para projetar com mais facilidade.

Quer ter acesso a mais ferramentas como essa?

Se inscreva abaixo em nossa lista VIP

Veja abaixo todos os detalhes sobre a ferramenta de iluminância da Vobi

Nível de Iluminância

A medida da quantidade de luz presente (ou da quantidade de fluxo luminoso por metro quadrado) é o Lux, e o valor médio utilizado para cada tipo de ambiente varia de acordo com o tipo de atividade que se pretende exercer no ambiente, e é a partir dela que será definida a quantidade de luz adequada, ou seja, o nível de iluminância que o ambiente precisa receber.

Para a iluminância ideal de ambientes internos, existe a NBR 5413, norma da ABNT (Agência Nacional de Normas e Técnicas) que fornece diversas tabelas sobre a quantidade de iluminação ideal em interiores que pode auxiliar nesse processo, de acordo com as atividades a serem realizadas naquele espaço.

Mas a NBR 5413 não foi substituída?

Apesar de ter sido substituída pela ABNT 8995-1, a NBR 5413 foi mantida pelo Ministério do Trabalho como padrão para os ambientes corporativos. Essa definição foi formalizada em 2018, por meio da Norma Regulamentadora NR 17. Na prática, a NBR 8995-1 vem para complementar as informações dispostas na ABNT 5413.

A NBR 8995-1 traz orientações específicas para a iluminação de ambientes internos do local de trabalho. Porém, não orienta quanto à iluminação de interiores residenciais, visto que, não existe uma fiscalização específica como para ambientes corporativos.

Dessa forma, para fins de referência, e não como regra, essa calculadora utiliza os valores médios para ambientes residenciais sugeridos pela NBR 5413, conforme tabela abaixo. Você pode conferir todo o documento clicando aqui.

O que são Lux, Lúmens e Watts

→ Lux é a quantidade de fluxo luminoso por metro quadrado. Seu cálculo é feito pela quantidade de fluxo luminoso de uma lâmpada (lúmen) dividido pelo metro quadrado do espaço.

→ Lúmens (Lm) é a unidade de medida para o fluxo luminoso que uma lâmpada emite. Isso define a capacidade de iluminação de uma lâmpada no ambiente, ou seja, quanto maior a quantidade de lúmens, mais luz terá no ambiente.

→ Watt (W) é a unidade de medida da potência da lâmpada. Esse valor é obtido multiplicando a tensão (medida em volts) pela corrente (medida em amperes). A potência está relacionada ao consumo de energia elétrica de um dispositivo e não à capacidade de iluminação que uma lâmpada tem.

Esses dados podem ser encontrados nas embalagens de produtos de iluminação, o qual é necessário para realizar o cálculo do lux. Existem no mercado variados tipos de lâmpadas. Dentre as mais comuns encontram-se as lâmpadas incandescentes, as fluorescentes e as de LED.

Em média:

👉 Incandescentes produzem 14 lúmens para cada watt consumido;

👉 Fluorescentes produzem 50 lúmens para cada watt consumido;

👉 LED produzem 85 lúmens para cada watt consumido.

OBS.: Essas foram as proporções consideradas pela calculadora.

No entanto, é importante sempre se atentar às especificações técnicas de cada produto, tendo em vista que esses valores variam de marca para marca.

Essa calculadora é uma estimativa

Sabemos que um projeto luminotécnico envolve muitas outras variáveis e que cada espaço possui características próprias, tornando importante a personalização do projeto de acordo com o ambiente.

Essa calculadora tem como objetivo fornecer uma estimativa que auxilie na hora de projetar um ambiente, visando uma boa iluminação. Foram considerados valores médios de iluminância de interiores, bem como valores médios de potência para cada tipo de lâmpada.

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?