Simbologias elétrica
May 3, 2023

Simbologia elétrica: conheça as principais representações

Você conhece os principais tipos de simbologia elétrica para projetos? Esse é um assunto que muitos profissionais têm dúvidas sobre a correta representação e norma a ser seguida.

São diversos os elementos que podem compor uma instalação elétrica residencial. Dentre eles estão: interruptores, tomadas, pontos de iluminação, condutores, eletrodutos, quadros de distribuição e caixas de passagem. Por isso, é muito importante que todo profissional, que lida com projetos elétricos, saiba ler, interpretar e representar esses elementos em planta baixa.

Pensando nisso, elaboramos este artigo, onde iremos abordar mais sobre as principais representações de simbologia elétrica, bem como as normas mais comuns utilizadas, a fim de simplificar essa tarefa. Então, sinta-se à vontade para sempre consultar esse material quando necessário. Nele você encontrará:

Aproveite a leitura!

A simbologia elétrica residencial

A simbologia elétrica residencial existe justamente para representar os componentes elétricos através de diferentes símbolos dentro de um projeto. Ou seja, trata-se de uma representação gráfica e escrita dos elementos que compõem o projeto elétrico residencial. 

Ela é necessária porque, tendo em vista que uma planta baixa de um projeto encontra-se sempre em uma escala de representação reduzida, seria impossível retratar os componentes reais de uma instalação elétrica.

Desta forma, para simplificar, muitos acabam recorrendo à utilização das normas ABNT, principalmente a NBR 5444.

O objetivo da norma NBR 5444

Em 1989, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) criou a NBR 5444, com o objetivo de estabelecer os símbolos gráficos referentes às instalações elétricas prediais.

Sua principal finalidade é a de padronizar a simbologia elétrica residencial utilizada pelos profissionais da elétrica, de forma que qualquer profissional habilitado seja capaz de compreender e executar a instalação através do projeto.

Por que usar a NBR 5444 mesmo tendo sido cancelada?

Sabemos que, em 2014, a NBR 5444 foi cancelada pela ABNT, sem substituição, pelo motivo de estar em um formato antigo e desatualizado. Então, por que usá-la mesmo tendo sido cancelada?

O fato é que, a NBR 5444 continua sendo referência na simbologia elétrica residencial, justamente pela sua facilidade de compreensão e por não existir outra norma que a substitua. Atualmente a recomendação da ABNT é a utilização das normas internacionais: NBR IEC 60617 e NBR IEC 60417. No entanto, estas ainda não foram traduzidas para o português.

Por isso, a utilização da NBR 5444, não é uma obrigação, apenas uma sugestão, por ser de conhecimento geral. Afinal, como toda simbologia deve ser especificada na legenda do projeto, o profissional pode optar por utilizar uma simbologia própria.

Principais representações de simbologia elétrica

Então, vamos entender melhor a construção da simbologia da NBR 5444?

Esta norma é baseada em figuras geométricas simples para permitir uma representação adequada e coerente dos dispositivos elétricos. Sendo eles: o traço, o círculo, o triângulo equilátero e o quadrado.

O Traço

O segmento de reta representa o eletroduto. Os diâmetros normalizados são segundo a NBR 5626, convertidos em milímetros, usando-se a Tabela 1 a seguir:

simbologia elétrica - tabela 1 NBR 5444
Fonte: ABNT

O Círculo

Representa três funções básicas: o ponto de luz, o interruptor e a indicação de qualquer dispositivo embutido no teto. O ponto de luz deve ter um diâmetro maior que o do interruptor para diferenciá-los. Um elemento qualquer circundado indica que este localiza-se no teto. O ponto de luz na parede (arandela) também é representado pelo círculo.

O Triângulo Equilátero

Representa tomadas em geral. Variações acrescentadas a ela indicam mudança de significado e função (tomadas de luz e telefone, por exemplo), bem como modificações em seus níveis na instalação (baixa, média e alta).

O Quadrado

Representa qualquer tipo de elemento no piso ou conversor de energia (motor elétrico). De forma semelhante ao círculo, envolvendo a figura, significa que o dispositivo localiza-se no piso.

Simbologia dos eletrodutos

Os eletrodutos são como caminhos para os condutores, pois são eles que comportam os condutores e os levam por toda a construção.

Nos eletrodutos, para todas as dimensões em mm indicar a seção, se esta não for de 15 mm.

simbologia elétrica - tabela 2 NBR 5444
simbologia elétrica - tabela 2 NBR 5444

Ver tabela 2 completa da norma NBR 5444 clicando aqui.

Simbologia dos condutores

Os condutores são os caminhos onde a corrente elétrica percorre até o seu objetivo final, que é a carga. Nos condutores de fase, neutro, terra e retorno, cada traço representa um condutor, e deve se indicar a seção, a seção, nº de condutores, nº do circuito e a seção dos condutores, exceto se forem de eletroduto 1,5 mm².

simbologia elétrica
Fonte: ABNT

Ver tabela 2 completa da norma NBR 5444 clicando aqui.

Simbologia dos quadros de distribuição

O quadro de distribuição é onde a energia vinda do padrão é dividida em circuitos para toda a construção. Essa organização em circuitos é prática pois possibilita a manutenção sem que a energia toda seja desligada, além de ser segura pois se algum acidente ocorrer, apenas um circuito é danificado.

simbologia elétrica
Fonte: ABNT

Simbologia das caixas de passagem

“As caixas de passagem são pontos abertos entre os eletrodutos. Elas são usadas para facilitar a passagem dos cabos por locais que têm curvas ou para oferecer uma possibilidade de manutenção em caso de longas distâncias.”

As dimensões das caixas de passagem devem ser dadas em mm, e a caixa de passagem da parede deve indicar a altura e se necessário fazer detalhe.

simbologia elétrica
Fonte: ABNT

Simbologia dos interruptores

Os interruptores são dispositivos que têm a função de seccionar o circuito quando são acionados, ligando ou desligando o mesmo. 

simbologia elétrica
Fonte: ABNT

Ver tabela 4 completa da norma NBR 5444 clicando aqui.

Simbologia dos pontos de luz

Os pontos de luz podem ser classificados e representados de acordo com muitos fatores como: potência das lâmpadas, o circuito que a luminária pertence e a quantidade de lâmpadas e outros.

Existem também diversos tipos de iluminação que podem impactar na representação das mesmas.

simbologia elétrica
Fonte: ABNT

Ver tabela 5 completa da norma NBR 5444 clicando aqui.

Simbologia das tomadas

As tomadas são dispositivos conectados à rede elétrica que oferecem um ponto de conexão para dispositivos elétricos e eletrônicos, a fim de evitar a conexão direta deles na rede.

simbologia elétrica
Fonte: ABNT

Ver tabela 6 completa da norma NBR 5444 clicando aqui.

Existem tantas premissas para a correta elaboração de um projeto luminotécnico residencial e/ou elétrico e, neste artigo, apresentamos apenas uma delas. Agora que você já sabe como representar a simbologia elétrica adequadamente, que tal se aprofundar em outros âmbitos do tema? 

Como, por exemplo, as diferentes temperaturas de cor de luz. Isso mesmo! Você sabia que a escolha das lâmpadas pode influenciar diretamente no resultado do seu projeto? Inclusive, não apenas a sua cor, como também a estimativa adequada de sua potência, fluxo luminoso e quantidade necessária para cada ambiente.

Mas, fique tranquilo! Pensando nessa questão, aqui na Vobi, nossos especialistas desenvolveram uma calculadora de iluminância totalmente automatizada e gratuita, com o objetivo de facilitar essa etapa do processo que muitos têm dúvidas. Para acessá-la, basta clicar aqui.

simbologia elétrica - calculadora de iluminância

E se você curtiu esse artigo, certamente irá gostar dos nossos conteúdos em nossas redes sociais. Clique aqui e siga-nos no Instagram.

Até a próxima,

Equipe Vobi

 

Referências:

www.mundodaeletrica.com.br

www.mundodaeletrica.com.br

www.ftp.demec.ufpr.br

www.viverdeeletrica.com

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?