projeto luminotécnico residencial
May 3, 2023

Projeto luminotécnico residencial: aplicações na arquitetura de interiores

Através de um projeto luminotécnico residencial, o profissional tem em mãos a chance de proporcionar ao seu cliente sensações únicas. Os lares possuem demandas específicas e a luz deve acompanhar essas necessidades, sem esquecer dos fatores estético e sensorial. Para saber mais, vale a pena ler até o final!   

Nesse artigo você vai aprender: 

Aproveite a leitura!

O que é um projeto luminotécnico residencial

Criar projetos luminotécnicos é planejar a iluminação dos ambientes, externos ou internos. Quando falamos em espaços residenciais, esse projeto tende a ser mais do que funcionalidade, é também conforto e estética. 

Os lares trazem consigo demandas muito específicas e, ao mesmo tempo, diversas. Se de um lado temos a necessidade de descanso e descontração, do outro existe também uma demanda por certas tarefas a serem executadas, como cozinhar ou mesmo trabalhar na modalidade home office. 

Arquitetos e designers que oferecem o serviço de projeto luminotécnico residencial precisam se atentar ao uso do espaço, pois cada função requer tipos de iluminação diferentes e suas funções mudam de acordo com a realidade de cada família. Não dá para ter um raciocínio generalista, pois cada projeto é único. 

A verdade é que os projetos luminotécnicos exigem muito do profissional. Espaços escuros ou claros demais são problemáticos em níveis variados, mas, sobretudo, em termos de saúde e qualidade de vida dos moradores. Em outras palavras, lidar com iluminação de residências impacta no espaço, mas também, no usuário. 

Quando mal feita, a luz pode desvalorizar os melhores projetos e valorizar aqueles medianos, referenciando ao pensamento de Oscar Niemeyer.  Enquanto que ao usuário, os prejuízos da má iluminação vão desde desconforto visual, irritação, até dores de cabeça, agitação exacerbada ou sonolência. 

Um projeto de iluminação equilibrado traz harmonia para a vida dos clientes. Ciente disso, vale ressaltar a importância de mensurar a quantidade correta de luz (para garantir a usabilidade desejada do espaço), de considerar o conforto visual e de ter uma estética condizente com os gostos e preferências dos clientes, dentro do conceito planejado.

A importância de um projeto luminotécnico residencial

O projeto luminotécnico residencial ocupa um local bem particular dentro do universo da arquitetura e design. Sua importância é tamanha que, hoje, é disciplina certa nos estudos de neuroarquitetura, neurociência e comportamento humano. 

Em síntese: Juliana Pascoalini, arquiteta especialista em iluminação, ensina que: 

✔️ Uma boa iluminação valoriza a arquitetura;

✔️ Embeleza os ambientes;

✔️ Proporciona maior conforto;

✔️ Gera economia de material, instalação e energia elétrica;

✔️ Confere flexibilidade ao uso dos ambientes.

Ocorre que os projetos de iluminação podem destacar os pontos do espaço e, até mesmo, mudar a percepção que se tem dele. Podemos esperar resultados surpreendentes através dos efeitos diferentes da luz (como se pode observar na imagem abaixo). Daí o seu potencial de valorização da arquitetura e dos ambientes internos no geral.

projeto luminotécnico residencial
Fonte: Pinterest

Na primeira imagem, é possível identificar uma má iluminação, que pode ser caracterizada por alguns fatores, como:

❌ Níveis muito baixos de luz;

❌ Distribuição incorreta da intensidade luminosa;

Cor de luz inadequada, dificultando a visão e impactando o estado emocional do usuário;

❌ Mau direcionamento de luz e sombra.

Já na segunda imagem, nota-se uma iluminação bem planejada que proporciona conforto aos usuários, uma vez que não existe excesso ou escassez de luz, não gerando ofuscamento, e se adequando às necessidades e gostos de cada família. 

Em razão disso, um projeto luminotécnico residencial é um investimento que antecipa riscos e custos futuros, lembrando que o arquiteto ou designer, desde a concepção do projeto, faz escolhas com base na viabilidade e custo-benefício dos produtos escolhidos a curto e a longo prazo, ou seja, considera o budget dos clientes desde o princípio. 

Hoje, vivemos a era dos espaços multifuncionais. Rotinas cada vez mais complexas, diversos papéis sendo desempenhados ao longo do dia, muitas vezes no seio do próprio lar. Enquanto que os espaços seguem o contrassenso de diminuir de tamanho (m2) com o passar dos anos. A iluminação, assim, possibilita múltiplos usos para o mesmo espaço.  

Como fazer um projeto luminotécnico residencial

Os projetos de iluminação, assim como nos arquitetônicos ou de interiores, tem início com a conceituação do espaço. Quer dizer, quais as sensações pretendidas: sossego ou animação, atmosfera cênica ou desempenho de atividade, sensação pessoal ou impessoal? E quanto aos efeitos que se quer alcançar e o uso do espaço: precisa de luz de tarefa, geral, decorativa? 

Depois disso, é importante o profissional pensar que o ambiente é formado por camadas. Cada elemento (parede, teto, piso, etc.) pode fornecer uma fonte luminosa para o espaço. Explicando melhor, os tetos não precisam ser as únicas fontes de luz de um espaço, embora ainda seja essa a maneira convencional de se iluminar no Brasil. 

Temos aqui, talvez, o ponto alto do projeto luminotécnico residencial: a liberdade dada ao arquiteto de ser criativo e de inovar através da luz. Essa mudança de perspectiva, certamente, dá destaque ao profissional que ousa “sair da caixa” do tradicional ponto central de luz no teto.

Isso também não quer dizer que seja recomendado espalhar pontos no teto de forma aleatória, pois encontrar o equilíbrio é essencial. De igual modo, não dá para pensar (apenas) na função da luz, quando nós já vimos que existem tantos outros fatores que são igualmente importantes para a iluminação residencial.

Desse modo, é preciso separar um momento para estudar o que iluminar: parede, teto, marcenaria, entre outros. Só depois disso é que se deve pensar em como iluminar: considerando o budget e analisando o mercado de produtos.

projeto luminotécnico residencial

Uma vez concluídos todos os passos anteriores, é que se dá início à terceira e última fase: de especificação, cálculos e detalhamentos técnicos. Perceba que a escolha das lâmpadas está no final do processo. Inverter essa ordem até pode funcionar, mas, ao fazer isso, o arquiteto perde grandes chances de surpreender seu cliente e de ter mais destaque na carreira. 

Vale ressaltar que é fundamental atentar para a temperatura da luz na hora de especificar os produtos. Quando o assunto é projeto luminotécnico residencial, o conforto visual e a emoção que se quer proporcionar não podem ser negligenciados. 

Por isso, lembre-se de conferir a cor de luz com bastante atenção, pois boa parte do resultado final depende do acerto dessa escolha.

Confira a nossa recomendação:

✔ Lâmpadas de 2.700K ou 3.000K →  Quente → Espaços de descanso ou de ares cênicos (quartos e salas, por exemplo)

✔ Lâmpadas de 4.000K ou 5.000K  → Neutra → Espaços de atividade (cozinhas, áreas de serviço, home office, etc.)

Além da temperatura de cor da luz, faça um estudo profundo da quantidade de luz necessária em cada cômodo, pois esse é outro fator-chave para o sucesso do projeto luminotécnico residencial. Sempre que achar necessário, você pode recorrer à calculadora de iluminância da Vobi para confirmar se você está mensurando corretamente os níveis de luz de acordo com cada função ali desempenhada. 

Ao fazer os detalhamentos técnicos, procure construir um material de fácil leitura e compreensão pelo prestador de serviço. Construa um material rico de informações e utilize uma simbologia elétrica com legendas ao longo de todas as pranchas do seu projeto, a fim de evitar ao máximo as chances de erro na obra e instalação. 

Mesmo que pareça desafiador demais projetar a iluminação de espaços residenciais, saiba que os resultados podem ser surpreendentes. Investir em conhecimentos na área pode elevar o nível do seu trabalho e proporcionar sensações únicas de acolhimento e bem-estar aos seus clientes. Agora conta para a gente, seu escritório já oferece esse serviço? 


Até a próxima, 

Equipe Vobi


Referências:

www.guaja.cc

www.abra.com.br

www.grislighting.com

www.sstonline.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?