Em todo canteiro de obras das construtoras existe uma ferramenta sendo utilizada diariamente pelo engenheiro civil que seja o responsável técnico pela execução: trata-se do relatório diário de obras, conhecido também como RDO.
Atendendo à legislação do CONFEA-Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, sua elaboração visa reter informações importantes sobre a obra à medida em que ela vai acontecendo para que assim, seja possível prestar contas aos interessados, como as construtoras e os clientes.
Veremos a seguir porque sua frequência é tão importante e como podemos utilizá-la para a melhor gestão do canteiro de obras.
Aproveite a leitura!
O que é um Relatório diário de obras?
O relatório diário de obras é uma ferramenta de gestão do canteiro de obras, utilizada durante o acompanhamento da construção como um meio de controle de qualidade dos serviços. Ele funciona como um verdadeiro memorial da obra, que o fiscal alimenta diariamente com o registro de tudo o que ele observa no canteiro em sua vistoria à medida que os serviços vão sendo executados.
Pela minúcia com que envolve todos os principais aspectos do dia a dia da obra, este registro fornece parâmetros para identificação de responsáveis por atrasos, verificar inconformidades na execução dos serviços e listar pendências diversas, o que permite embasar as reuniões entre os gestores, além de dar subsídios para a tomada de decisões e para a cobrança de providências. Esta organização é muito útil também para a análise dos dados do relatório diário de obras no momento da conclusão da obra, permitindo traçar metas cada vez mais assertivas para os próximos empreendimentos, considerando inclusive, a diminuição dos riscos de acidentes.
Além da gestão da qualidade, o RDO atua como um elo de comunicação clara, transparente e praticamente em tempo real entre a construtora e o seu cliente, atributo extremamente valorizado pelo mercado. Justamente com o intuito de reforçar tal boa comunicação, é comum a confecção do relatório em vias suficientes para os interessados envolvidos: uma para a construtora, uma para o cliente e outra para o canteiro de obras.
RDO, uma obrigatoriedade da Lei
Antes de verificar quais elementos devem ser descritos no relatório diário de obras, você deve saber que se trata de uma obrigatoriedade imposta pela legislação do CONFEA-Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, através da Resolução N.º1089, de março de 2017 que:
Revoga a Resolução N.º1084, de 26 de outubro de 2016, voltando a vigorar todas as disposições da Resolução N;1024, de 21 de agosto de 2009.
Para atender às exigências do TCU-Tribunal de Contas da União, conforme o Art.70 da Constituição Federal (fiscalização contábil, financeira, orçamentária e operacional), o CONFEA entende a necessidade, enquanto autarquia, de ser capaz de garantir a efetiva participação do profissional vinculado à determinada ART-Anotação de Responsabilidade Técnica, ou seja, o objetivo primário é criar condições auditáveis que comprovem que o profissional responsável técnico pela execução esteve legitimamente envolvido com o acompanhamento daquela obra em questão.
Hierarquicamente, partimos da pequena escala, de uma obra individual sendo fiscalizada pelo Conselho Regional (CREA-UF) da respectiva jurisdição ao qual pertence que, por sua vez, responde ao Conselho Federal (CONFEA) que, agora a nível federal e, portanto, já na macro escala, presta contas ao TCU (Tribunal de Contas da União) para garantir o direito da sociedade de uma obra pautada por ética e bom exercício profissional.
O relatório diário de obras então, em conjunto com as ARTs, são instrumentos que os agentes fiscalizadores utilizam para verificar a conformidade do exercício profissional de determinado indivíduo que, em contrapartida, por estar regular com o cumprimento de suas atribuições, se torna apto a expedir a sua CAT (Certidão de Acervo Técnico). Ou seja, a certidão que atesta o trabalho do profissional deve ser precedida da correta vinculação entre Livros de Ordem e ARTs.
Penalidades pelo descumprimento da Lei
Por se tratar de uma imposição legal, a ausência de um RDO com teor de Livro de Ordem no canteiro de obras pode resultar em penalidades se verificadas quaisquer das responsabilidades:
- Responsabilidade civil, que implica em indenização e é apurada pelo Poder Judiciário;
- Responsabilidade penal, que resulta em aplicação de pena e é também apurada pelo Poder Judiciário;
- Responsabilidade administrativa (apurada pela fiscalização dos Conselhos de Classe);
Falando especificamente sobre este último tópico, os agentes fiscalizadores se valem da Lei N.º5194, que regulamenta o exercício profissional de engenheiros e agrônomos para aplicarem as penalidades cabíveis quando identificados o exercício irregular e/ou condutas que firam também o Código de Ética do Profissional da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia e o Código de Defesa do Consumidor. Entre as sanções estão:
- Multa;
- Advertência reservada;
- Censura pública;
- Suspensão temporária do exercício profissional;
- Cancelamento definitivo do registro;
Como fazer um Relatório diário de obras?
O correto preenchimento do relatório diário de obras deve incorporar elementos de todo o contexto da obra referente aquele dia de atividade com dados que vão desde as empresas que estejam realizando serviços, seus funcionários próprios, a equipe terceirizada, os materiais e ferramentas despendidos e até mesmo as condições meteorológicas, que exercem influência na evolução da obra à medida em que condições climáticas desfavoráveis tem o poder de atrasar entregas e comprometer o cronograma previamente estabelecido.
Vamos entender melhor.
Dados das empresas e dos funcionários (próprios e terceirizados)
Apontar os dados da empresa, elencando as atribuições e serviços contratados garante rastreabilidade dos responsáveis.
Inserir no relatório diário de obras a relação dos funcionários através do nome, da função que ocupa no canteiro de obras e das atividades que realizará no dia torna possível mensurar a produtividade individual de cada colaborador, bem como sua assiduidade, o que torna esse registro potencialmente relevante também para a área de Recursos Humanos da empresa.
Lista de materiais, ferramentas e maquinário
Manter uma relação dos equipamentos a serem utilizados na obra, do maquinário e de seus respectivos operários, indicando quais são próprios e quais aqueles que são alugados e numerando também a quantidade de cada item fornece um controle mais preciso sobre a alocação dos recursos em função das demandas diárias de cada atividade, possibilitando tomar providências para a melhor fluidez dos serviços.
Anotando as condições meteorológicas no relatório diário de obras
Em um canteiro de obras, com diversas atividades ocorrendo a céu aberto, não é difícil observar a estreita relação entre as boas condições climáticas e a plena fluidez e produtividade dos operários.
Aqui, mais uma vez, o RDO corrobora para um testemunho que permite justificar a necessidade de reprogramação de uma etapa em função da influência do mau tempo na conclusão das atividades.
Pensando nessa importância é recomendado apontar as condições gerais do tempo (se está aberto, encoberto/nublado ou então chuvoso) e quais serviços precisaram ser eventualmente interrompidos. Caso queira tornar o registro ainda mais completo, convém considerar a instalação no canteiro de obras de um pluviômetro, capaz de fornecer dados precisos da intensidade das chuvas.
Checklist de Relatório diário de obras
Segundo a Resolução da CONFEA Nº 1.094, de 31 de Outubro de 2017, o Livro de Ordem deve ser preenchido pelo responsável técnico pela execução da obra e conter o registro das informações listadas abaixo.
Vale lembrar que, para efeitos legais, a CONFEA admite o relatório diário de obras ou outros modelos de registro como o Boletim Diário, o Livro de Ocorrências Diárias, a Caderneta de Obras etc., como sendo um Livro de Ordem desde que atendam ao que estabelece a Resolução.
1. Os dados do empreendimento, do proprietário e do responsável técnico, com a respectiva ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);
2. A data de início e a data prevista para conclusão da obra;
3. As datas de início e de término de cada etapa prevista;
4. As atas de visitas do responsável técnico;
5. O estágio da evolução da obra no dia de cada visita técnica;
6. Orientações de execução, através do apontamento no próprio RDO de providências relevantes para o cumprimento dos projetos e especificações técnicas;
7. Relato de possíveis acidentes de trabalho e danos materiais ocorridos durante a execução das atividades;
8. Informações sobre as prestadoras de serviço terceirizadas, indicando o nome das empresas, os encargos e as atividades que serão desenvolvidas, as datas de início e de conclusão das tarefas e o número das ARTs vinculadas;
9. Indicação dos períodos de interrupção das atividades, especificando se o motivo é de natureza financeira, meteorológica ou por falhas dos serviços terceirizados não sujeitas à ingerência do responsável técnico;
Ainda que os itens apontados acima devam obrigatoriamente constar em todo livro de ordem, a própria Resolução determina que fatos e observações adicionais, que venham a ser julgados pelo responsável técnico como relevantes para a leitura do contexto geral da obra, também possam ser registrados.
Recomendamos, portanto, adicionar em seu relatório diário de obras elementos visuais, sobretudo
10. Registros fotográficos que mostrem claramente a observação registrada (como uma imperfeição, por exemplo);
11. Gráficos das variáveis climáticas (tempo aberto, encoberto, chuvoso etc.);
12. Plantas de situação e/ou croquis que indiquem o local do fato apresentado (como um acidente ou o local que requeira providências);
13. Assinaturas pertinentes para comprovar a ciência dos fatos por ambos os lados (contratante x contratada);
Registro fotográfico, um aliado do RDO
Citamos acima como incluir um registro fotográfico no seu relatório diário de obras, no entanto, sua implementação é tão vantajosa que vale a pena observarmos mais alguns pontos a respeito:
Primeira vantagem: comprovação dos fatos
Uma foto tem o grande poder de auditar um fato de maneira que não deixará dúvidas sobre a veracidade do que foi apontado por escrito no diário.
Segunda vantagem: visualização da evolução da obra
Um registro fotográfico tão frequente sobre os serviços que vão sendo executados no canteiro de obras é capaz de proporcionar uma identificação instantânea do panorama geral da evolução da obra, o que se torna muito apreciado por gestores e clientes.
Terceira vantagem: controle de qualidade
O relatório diário de obras por si só já configura um mecanismo de controle de qualidade, no entanto, quando ele é complementado com o registro fotográfico isto se torna mais eficaz, pois as imagens apontam claramente as condições dos materiais (se em bom estado de conservação, se apresentam defeitos etc.), o modo como foram utilizados (se as técnicas de aplicação estão em conformidade ou não com as especificações) e ainda, se existe sobra de materiais que possam ser remanejados para outras frentes da obra, evitando desperdício de recursos.
Embora a adoção do relatório diário de obras sirva inicialmente para o atendimento à legislação, é inegável o seu poder de organização de todos os dados relevantes do processo de construção, tornando- se uma das melhores ferramentas de gestão aplicáveis ao canteiro de obras. Para citarmos sucintamente os benefícios que já observamos no decorrer deste artigo, temos:
- A organização efetiva dos dados;
- A comprovação de fatos (atrasos, eventos, acidentes etc.);
- A rastreabilidade de recursos;
- O controle de qualidade dos serviços;
- O histórico preciso e - se combinado com o registro fotográfico, visual da evolução da obra;
- A integração com outros setores, com o fornecimento de dados úteis tanto ao Departamento de Recursos Humanos quanto ao Departamento Financeiro;
- Um meio de comunicação clara entre a construtora e seu cliente;
- Um excelente material de consulta para identificação de fragilidades e potencialidades;
- Um instrumento que atuará como base para o estabelecimento de novas diretrizes e estratégias dos projetos futuros;
Como vimos, a inserção de um modelo de relatório diário de obras em suas obras é uma prática extremamente benéfica, desejável e viável quando pautada em toda a metodologia que verificamos acima, sobretudo à luz das recomendações da Resolução N.º1089 do CONFEA. Se, por acaso, você sentir que é muita informação para ser processada manualmente, saiba que há recursos tecnológicos disponíveis para automatizar este processo.
Esperamos que a discussão deste tópico tenha esclarecido suas eventuais dúvidas acerca de um tema tão importante em seu cotidiano quanto a gestão da construção através do relatório diário de obras.
A revolução na gestão de obras: o diário de obra online da Vobi
Na constante busca por eficiência na construção civil, a Vobi apresenta uma ferramenta inovadora que promete transformar a maneira como profissionais registram e monitoram o progresso de suas obras: o diário obra.
Uma das características marcantes da ferramenta é a centralização de registros fotográficos. Permitindo o armazenamento online do progresso das obras através de relatórios e fotos, a Vobi não apenas simplifica a tarefa, mas também eleva a qualidade e profissionalismo na documentação.
Além disso, a eliminação da necessidade de papel e a centralização de medições e inspeções são alcançadas através da funcionalidade de registrar ocorrências online. Isso não só simplifica os processos, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais organizado e eficiente.
O diário obra online da Vobi vai além ao oferecer a capacidade de acompanhar detalhadamente a evolução das obras e monitorar em tempo real o progresso de cada projeto. Essa funcionalidade permite tomadas de decisões assertivas, identificando possíveis riscos e problemas antes que se tornem obstáculos significativos.
A praticidade é levada a outro nível com o aplicativo da Vobi. Profissionais da construção podem criar relatórios diretamente da obra, garantindo eficiência e flexibilidade em qualquer lugar.
Solicite um convite agora mesmo e tenha acesso a essa ferramenta. Dê o primeiro passo para otimizar a gestão de projetos e elevar o padrão de excelência na construção civil.
Até a próxima,
Equipe Vobi