Projeto de Fundação
Projetos e Obras
May 3, 2023

Projeto de Fundação: resultado da colaboração entre arquitetos e engenheiros

O projeto de fundação é uma etapa importante na construção de qualquer edificação, já que ele é responsável por garantir a estabilidade e a segurança da estrutura, seja ela uma casa, um prédio, uma ponte, etc. Para isso, é fundamental que haja uma colaboração efetiva entre os arquitetos e engenheiros envolvidos no projeto.

Ambos profissionais devem manter uma constante comunicação e troca de informações ao longo de todo o processo projetual. Além da etapa de fundação, é importante que sejam considerados outros tipos de projetos, como o projeto elétrico, projeto hidráulico e projeto de impermeabilização.

Em suma, a parceria entre arquitetos e engenheiros é o que garante que seja atendido todas as necessidades e características do projeto, além de assegurar a qualidade na etapa de execução da edificação. 

Não deixe de se aprofundar nesse tema tão importante e entender como funciona o processo de projeto de uma obra. Convidamos você a continuar lendo sobre projeto de fundação através dos seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

O que é um Projeto de fundação?

Um projeto de fundação é um conjunto de informações, cálculos e desenhos que detalham o tipo e o dimensionamento das fundações necessárias para suportar uma estrutura de construção. 

As fundações são a base da estrutura e possuem o objetivo de distribuir as cargas da edificação, incluindo o peso da estrutura, o peso das pessoas e objetos que estarão dentro dela, para o solo de forma segura e estável.

O projeto pode incluir detalhes sobre o tamanho e o tipo de estacas, sapatas, blocos de fundação, muros de arrimo e outras estruturas necessárias para suportar a construção. Vamos explicar, ao longo do texto, um pouco sobre cada tipo de fundação. Continue conosco!

O projeto de fundação é uma parte crítica do processo de construção. A ausência dessa etapa pode causar uma série de problemas graves, como rachaduras na estrutura, deslocamentos e colapsos. Por isso, é essencial que o projeto seja executado com precisão e de acordo com as normas e regulamentos locais.

Qual a importância de um Projeto de fundação?

Distribuição de cargas e adequação ao solo

A distribuição de cargas é um conceito primordial em projetos de fundação, pois se refere à maneira como as cargas da estrutura são transferidas para o solo. Com isso, uma das funções do projeto de fundação é garantir que as cargas sejam distribuídas adequadamente, de modo a evitar sobrecargas em determinados pontos e garantir a estabilidade da estrutura.

Para que isso aconteça de forma adequada, os profissionais devem levar em consideração uma série de fatores, como o tipo de solo, a geometria da estrutura, a intensidade das cargas, entre outros. Através dessas informações, é possível determinar o tipo de fundação mais adequado, bem como as dimensões e profundidades necessárias.

Cada tipo de solo possui características próprias, como resistência, compressibilidade, permeabilidade, entre outras, que devem ser levadas em consideração no momento de projetar a fundação.

Por exemplo, em solos mais resistentes, pode ser suficiente utilizar fundações superficiais ou rasas, como as sapatas, radiers e as vigas baldrame. Já em solos mais fracos, pode ser necessário utilizar fundações profundas, como as estacas e os tubulões.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a compressibilidade do solo. Solos com alta compressibilidade podem sofrer afundamento quando submetidos a cargas elevadas, o que pode comprometer a estrutura. Por isso, é necessário que as fundações sejam dimensionadas para distribuir as cargas de forma adequada.

A permeabilidade do solo também é um fator importante. Em solos com baixa permeabilidade, pode haver acúmulo de água, o que pode comprometer a resistência do solo e afetar a estabilidade da fundação. Nesses casos, é necessário adotar medidas de drenagem, como a instalação de drenos e galerias.

Segurança 

O projeto de fundação vai além do que construir uma edificação, já que muitos profissionais conseguem realizar tal ato, independentemente da sua formação e especialização. Esse tipo de projeto, realizado por profissional da engenharia civil, tem como objetivo aliar a melhor solução, a economia, segurança e funcionalidade. Ou seja, o projeto de fundação evita o risco de perda do investimento e inclusive de vidas. 

O projeto de fundação tem uma relação direta com a segurança das construções, especialmente quando se trata de evitar deslizamentos - movimentos de solo ou rocha que se deslocam sobre uma superfície inclinada, sendo capaz de causar grandes danos e colocar em risco a vida dos usuários que habitam ou transitam as áreas afetadas. 

Nesses casos, é preciso tomar medidas de contenção do solo, como a construção de muros de arrimo e a instalação de sistemas de drenagem pluvial, evitando o acúmulo de água e a consequente instabilidade do solo.

Redução de custos 

Ao contratar o seu serviço para elaboração de um projeto de fundação, o proprietário estará evitando o surgimento de patologias construtivas e, consequentemente, economizando a longo prazo e prolongando a vida útil da construção. Sem um projeto estrutural a obra pode apresentar problemas, demandando gastos adicionais com reparos e reforços, além de atrasos na obra.

Com o projeto em mãos é possível saber exatamente quanto de material será necessário para a execução ou quanta terra deverá ser movimentada. O planejamento da escolha dos materiais e tecnologias, permite uma redução no uso de recursos e energia

Atendimento às normas e regulamentos

É imprescindível que o projeto de fundação seja elaborado seguindo as normas e regulamentos vigentes, garantindo a segurança, estabilidade e conformidade da obra, além de evitar possíveis sanções e prejuízos financeiros.

Por exemplo, a  NBR 6122/2010 (Projeto e execução de fundações) define grandezas que devem ser consideradas para a elaboração de projeto dessas estruturas. Para fundações superficiais deve-se considerar a determinação da tensão admissível ou a determinação da tensão resistente. 

Já para as fundações profundas, como as estacas, deve-se considerar a carga admissível se o projeto for realizado em valores característicos e para os tubulões deve-se considerar a tensão admissível ou tensão resistente de projeto.

As cargas ou tensões devem obedecer aos estado limite último (ELU) e estado limite de serviço (ELS).

Dentre outras normas relacionadas ao desenvolvimento de projeto de fundação, estão:

  • ABNT NBR 8036/1983: Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios;
  • ABNT NBR 6484/2020: Sondagens de simples reconhecimento de solo - Método de ensaio;
  • ABNT NBR 6502/1995: Rochas e solos - Terminologia;
  • ABNT NBR 6489/1995: Solo - Prova de carga estática em fundação direta;
  • ABNT NBR 7182:2016: Solo - Ensaio de compactação.

Outro fator importante relacionado às normas é a obrigatoriedade de apresentação do projeto de fundação para a obtenção de licenças e autorizações para construção. Os órgãos municipais e estaduais podem exigir a apresentação desse tipo de projeto como parte do projeto arquitetônico e estrutural.

Como fazer um Projeto de fundação?

  1. Análise do solo

O engenheiro faz uma análise do solo para determinar suas características, como a capacidade de suporte, a presença de água subterrânea e a possibilidade de liquefação. Isso ajudará nas próximas etapas - determinação das cargas e o tipo de fundação necessária.

Projeto de Fundação
Relatório de Sondagem SPT | Fonte: Carluc engenharia

A sondagem SPT é um ensaio de penetração padrão utilizado para investigar as características do solo. O método consiste na cravação de um amostrador padronizado em um determinado trecho do solo, em um determinado intervalo de tempo, por meio de um equipamento especializado. A cada metro fincado, é registrada a quantidade de golpes necessários para cravar o amostrador, chamado de "número de golpes SPT".  

É coletado então amostras de metro a metro. Os resultados obtidos identificam as camadas, a espessura, profundidade e características geotécnicas. 

  1. Determinação das cargas

Nessa etapa do projeto de fundação é determinado, pelo profissional responsável, as cargas que a estrutura irá suportar, isto é, a força que age sobre a estrutura, incluindo o peso da construção e as cargas dinâmicas, isto é, os ventos, a movimentação de pessoas e dos equipamentos, entre outras.

Essa carga é determinada por meio de cálculos que consideram alguns pontos, por exemplo, o uso da edificação, o número de pavimentos, sua dimensão e o peso dos elementos. Nessa etapa, é essencial que as sondagens do solo já tenham sido analisadas e resultadas em informações precisas. 

  1. Tipo de fundação

O tipo de fundação irá depender das características do solo e da magnitude das cargas a serem suportadas. Existem algumas categorias e subcategorias de fundação, que citamos anteriormente, entre elas estão: 

  • Fundação rasa ou superficial: é a mais simples e econômica, sendo indicada para solos firmes e resistentes. É composta por uma base que distribui a carga da estrutura em uma área maior do solo, evitando o afundamento. Alguns exemplos são a sapata isolada, a sapata corrida e o radier. 
  • Fundação profunda: é utilizada quando o solo é fraco ou instável, ou quando as cargas são muito elevadas. São executadas em profundidades maiores, podendo ser do tipo estaca, tubulão ou caixão.

Sapata isolada

Projeto de Fundação
Sapata isolada | Fonte: Carluc engenharia

É um tipo de fundação rasa que se compreende em uma base em formato de placa, localizada sob um único pilar. Feitas de concreto armado, suas tensões de compressão são resistidas pelo concreto e a tração pelas armaduras. 

Sapata corrida

Projeto de Fundação
Sapata corrida | Créditos: Shutterstock

É uma base, também do tipo raso, em formato de viga que se estende por toda a extensão da parede ou muro que será apoiado. Ou seja, é mais utilizada para edificações onde a própria alvenaria faz a função de pilar.

Radier

Projeto de Fundação
Fundação em radier após a concretagem | Fonte: Escola da Engenharia 

Consiste em ser uma laje de concreto armado que se estende por toda a área da construção, distribuindo uniformemente a carga do edifício sobre o solo. 

Estaca

Projeto de Fundação
Estaca escavada | Créditos: Shutterstock

A estaca é um tipo de fundação profunda em formato vertical ou inclinado, sendo esse elemento cravado no solo através da escavação. Assim, é possível transmitir a carga da edificação para camadas resistentes do solo. 

Tubulão 

Projeto de Fundação
Fonte: WFF Fundações

Pertencente também ao grupo de fundação profunda, o tubulão é um elemento cilíndrico escavado sobre o solo através de ferramentas rotativas. 

Caixão

É uma estrutura de concreto armado, em formato de caixa, cravada no solo por percussão ou escavação.

  1. Dimensões e profundidade

O engenheiro estrutural faz cálculos para determinar as dimensões e profundidade das fundações necessárias, levando em conta o tipo de fundação escolhido e as cargas que a estrutura irá suportar.

  1. Documentação

Após os passos anteriores, é chegada a hora de documentar as informações pertinentes para que o construtor possa executar tudo da melhor maneira possível. Para isso são desenvolvidos as pranchas com os detalhamentos de lajes, vigas, pilares e plantas de formas. 

A empresa de engenharia Carluc afirma que os elementos do projeto de fundação tem como finalidade não deixar dúvidas e nem necessidade de dedução no canteiro de obras. A planta de forma representa os moldes que serão utilizados na concretagem. 

Projeto de Fundação
Elementos na Planta de Fôrmas | Fonte: Carluc engenharia

Uma observação importante é que deve-se ter cuidado com a representação dos níveis para que não ocorram erros na hora da execução. 

Fonte: Carluc engenharia

 Outro passo importante nessa fase é o detalhamento dos elementos da fundação, esse processo consiste em ser a representação gráfica e textual das dimensões dos elementos, bem como de suas ferragens. 

É importante verificar se todas as normas e regulamentos técnicos estão sendo cumpridos, garantindo a segurança e qualidade da obra.

Já no memorial descritivo, são elencados os métodos construtivos, os materiais, equipamentos e demais informações para que a execução da fundação seja feita de forma eficaz. 

Por fim, o projeto de fundação é submetido à aprovação de autoridades competentes antes do início da construção. 

Quem faz um Projeto de fundação?

Sabe-se que os arquitetos são responsáveis por estabelecer as características e as necessidades do projeto arquitetônico, como a estética, a funcionalidade, a circulação e a iluminação, entre outros aspectos. 

Já os engenheiros estruturais são responsáveis por desenvolver os cálculos necessários para determinar o tipo, tamanho e profundidade dessas estruturas, além de elaborar os desenhos detalhados das fundações e de outros elementos estruturais.

O projeto de fundação é geralmente preparado por um engenheiro estrutural, que considera fatores como o tipo de solo, as condições climáticas locais, as normas e regulamentos de construção aplicáveis e o tipo de construção a ser erguida. Mas para que se garanta um projeto de fundação segura e eficiente, é necessário a colaboração entre arquitetos e engenheiros desde o início do projeto. 

Primeiro, ambos os profissionais precisam ter conhecimento e respeitos pelas competências um do outro e tenham uma reunião inicial para discutirem as necessidades da estrutura. O engenheiro, então, realiza a análise do solo e toma a decisão da fundação mais adequada para o caso. 

Posteriormente, o arquiteto define a planta de fundação, considerando o posicionamento dos pilares e a distribuição de cargas orientadas pelo profissional da engenharia. 

Assim, o engenheiro analisa essa planta e faz os ajustes necessários, caso houver, garantindo as dimensões e profundidades suficientes para suportar as cargas das estruturas. 

#Lembre-se: O processo de colaboração pode variar dependendo do tipo de projeto e da equipe envolvida. 

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

https://www.geoscan.com.br/

https://carluc.com.br/

https://www.stant.com.br/

https://educacivil.com/

https://www.escolaengenharia.com.br/

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?