projeto estrutural

Projeto estrutural: conheça o passo a passo definitivo

O projeto estrutural é uma documentação que detalha como uma estrutura deve ser construída para suportar as cargas a que será submetida. Esse documento é um componente fundamental em qualquer construção, pois permite as informações necessárias para garantir que a estrutura seja segura durante todo o seu ciclo de vida útil. 

Além do mais, há outras vantagens em ter um projeto estrutural bem elaborado, como a otimização do uso dos materiais, a redução do custo a ser cobrado para o cliente e representa um guia para nortear que os profissionais trabalhem em prol de um objetivo comum - atingir as especificações técnicas e manter os padrões de qualidade.

Mas antes de sair desenvolvendo um projeto estrutural, é essencial que o profissional faça levantamentos de várias informações que juntas contribuirão na concepção e na condução dele. Entenda mais sobre essa importante fase antecessor a construção, lendo os tópicos abaixo: 

Aproveite a leitura!

O que é um projeto estrutural?

Um projeto estrutural é realizado por engenheiros estruturais, pois esses profissionais possuem especializações em análise e projetos de estruturas. 

Nesse documento contém especificações técnicas, como tipo de material que a edificação irá ser construída, as dimensões dos elementos estruturais, bem como as cargas que a estrutura deverá suportar. Ou seja, é apresentado um conjunto de informações sobre dimensionamentos de:

  • lajes
  • vigas
  • pilares
  • fundação
  • alvenaria estrutural
  • estruturas metálicas

Tudo isso pretende assegurar toda a condução da obra, a economia no planejamento dos quantitativos financeiros, assim como a resistência e durabilidade da edificação. 

Qual a importância de um projeto estrutural?

Racionalização no uso de materiais 

projeto estrutural

Uma das maiores preocupações de quem vai construir é em como reduzir os custos de uma obra. Isso ocorre pois muitas vezes, por falta de controle, as pessoas não sabem quanto vão precisar desembolsar com materiais ou não sabem o que ocorre com esses materiais nos canteiros de obras. Ou por exemplo, quando um cronograma não é seguido corretamente, podem surgir despesas extras com maquinários, acarretando assim, em mais problemas. 

O projeto estrutural, então, proporciona a otimização do uso dos materiais, delimitando sua utilização de acordo com o que foi calculado até o término da obra. Com esse controle é possível alinhar economia e produtividade. 

Gerenciamento de obra e precisão na execução

Um projeto estrutural fornece detalhes em passo a passo para a execução da obra. Isso facilita o planejamento da mesma para que ocorra de forma eficiente, com todos os riscos avaliados e uma comunicação eficaz entre todos os envolvidos. 

Todo esse gerenciamento é capaz de reduzir a ocorrência de imprevistos. Assim, com o projeto estrutural é possível ter mais segurança, agilidade e otimização de custos através da especificação de como a execução deve ser feita dentro do canteiro de obras. Isso garante que tudo seja feito dentro dos padrões estabelecidos pelas normas vigentes. 

Durabilidade e segurança na estrutura 

Os cálculos do projeto estrutural são feitos com base no sistema escolhido, sendo nessa fase a definição do que vai oferecer mais durabilidade e segurança à edificação. Nesse momento, tudo é pensando: desde manutenções ágeis até futuras ampliações. 

O projeto parte do pressuposto que a estrutura tenha que suportar as cargas ao longo do tempo e ainda garantir a durabilidade. Os cálculos bem elaborados minimizam o risco de falhas ou colapsos no decorrer do ciclo de vida da edificação. 

Como fazer um projeto estrutural?

projeto estrutural
Fonte: EESCJR 

Na concepção de um projeto estrutural é preciso ter conhecimentos de ciências dos materiais, matemática e mecânica aplicada. Com a união desses saberes, é possível compreender como as estruturas suportam seu próprio peso e as cargas que recebem. 

Para elaboração do projeto estrutural, são utilizados alguns softwares especializados. Eles contribuem na criação de desenhos que facilitam a compreensão da estrutura, fornecendo assim, precisão máxima. Esses programas conseguem também ponderar as cargas ambientais, como ventos e terremotos. Acompanhe a seguir as etapas:

Definição do objetivo do projeto

O objetivo desse primeiro momento do projeto estrutural é identificar as cargas a que a estrutura será submetida e os critérios de projeto que devem ser seguidos. Escolhendo o tipo de sistema estrutural e os materiais que serão utilizados. 

Temos como exemplo: concreto armado, concreto pré-moldado, estruturas metálicas, entre outras. Tendo como opção os seguintes materiais: aço, concreto, madeira ou outros materiais

A escolha irá  depender das características da estrutura e dos requisitos de desempenho. É de suma importância que todos os elementos presentes no projeto arquitetônico e estrutural estejam relacionados, para que tudo seja desempenhado da melhor forma possível. Nessa fase também é importante considerar aspectos financeiros, estéticos, de longevidade e de segurança. 

Análise estrutural

Na fase de análise estrutural são desenvolvidos os cálculos dos efeitos que geram a combinação dos materiais, escolhidos na etapa anterior. Ou seja, é feita uma análise de comportamento de componentes estruturais e mecânicos quando cargas e esforços são aplicados. O objetivo dessa etapa é livrar hipóteses de incidentes e riscos. 

São definidos as dimensões dos elementos estruturais, determinando as seções transversais e as dimensões dos elementos, sejam eles verticais ou horizontais.

Síntese estrutural

Nesse momento é avaliado se a estrutura atende aos critérios de projeto e se há necessidade de que outros modelos estruturais para auxiliar no suporte das cargas que será submetido. 

Avaliar também a relação com o projeto elétrico e o projeto hidráulico, pois deve ser especificado as dimensões dos elementos estruturais e o espaçamento para o cabeamento elétrico e de hidráulica. Assim como, garantir que o peso desses equipamentos não comprometa a estabilidade da estrutura. 

Todos os cálculos, assim como os de avaliação, podem ser feitos através de softwares de análise estrutural. Eles podem definir as bitolas de aço que serão utilizadas em estruturas de concreto armado, por exemplo. Assim como, a resistência da ação dos ventos e outras intempéries. 

Documentação 

Nessa fase ocorrerá a elaboração dos desenhos  da estrutura e os detalhes de construção. Isso inclui detalhar os elementos estruturais e os detalhes de união, como parafusos e soldas. 

Além da parte principal que consiste na organização de pranchas com as plantas e cortes que contenham todas as informações necessárias para que a edificação seja bem executada.  

Assim, é possível elaborar os documentos do projeto estrutural, que devem incluir o relatório de cálculo, o desenho da estrutura e os detalhes de construção, além de anexos de documentos de verificação e controle da qualidade.

Revisão 

Após a conclusão de todas as etapas, o projeto estrutural pode ser repassado para o arquiteto e ao cliente. Junto com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) que certifica, de forma legal, a responsabilidade do engenheiro pela estrutura elaborada. 

A depender do que foi acordado entre profissional e cliente, é de responsabilidade do engenheiro estrutural responsável fazer visitas regulares durante a execução do projeto. 

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.noventa.com.br

www.cdcengenharia.com.br

www.eescjr.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?