Construção civil

Construção civil: conheça mais sobre essa indústria

A construção civil é a indústria que tem como objetivo construir, reformar ou conservar edificações, englobando estradas, habitações, pontes, barragens e outras estruturas. Há uma ampla variedade de segmentos e profissionais responsáveis por girar esse setor. Arquitetos, engenheiros, pedreiros, mestres de obras, eletricistas, encanadores, pintores, entre outros profissionais fazem parte do segmento. 

E para que uma obra de construção civil seja concluída, existe um conjunto de etapas que devem ser planejadas e executadas, como por exemplo, a criação de um projeto estrutural, projeto elétrico e projeto hidráulico. Além do mais, é necessário fazer o levantamento de fundações bem como a execução do que foi especificado. 

Sendo essa indústria muito importante no desenvolvimento do país, pelo motivo de construir as edificações essenciais para as pessoas - escola, habitação, hospitais, construções de infraestrutura, etc, é que preparamos este artigo. Leia os seguintes tópicos sobre a temática:

Aproveite a leitura!

Projeto estrutural

O projeto estrutural possui extrema importância para a construção civil. Com ele é possível definir como a estrutura da edificação será executada e quais os materiais serão usados. Nessa fase, também é estabelecido as condições de funcionamento da edificação, como por exemplo a resistência aos esforços externos - ventos e terremotos -, e a durabilidade da estrutura em questão.

Construção civil
Fonte: AIO Engenharia

Esse projeto determina as bases para todos os outros.  Elaborado por um engenheiro estrutural, essas documentações são fundamentais para garantir a segurança do edifício e proteger as pessoas que irão utilizá-lo. Conheça as etapas:

  1. Análise de dados: é reunido as informações sobre a localidade da obra, como por exemplo, o tipo de solo, a topografia e as condições climáticas. Além do mais, são definidos a carga de projeto, as dimensões da edificação e as exigências de incêndio.
  2. Análise estrutural: são desenvolvidos os cálculos estruturais para determinar as dimensões e os materiais a serem utilizados na estrutura. São avaliados também diferentes alternativas de projeto para identificar qual a melhor atende às necessidades requisitadas.
  3. Elaboração da documentação: são elaborados os desenhos e documentos técnicos que detalham a estrutura da edificação, sendo incluídos todas as informações pertinentes já definidas. Ex: memorial de cálculo e detalhamentos. 

Você pode se aprofundar mais sobre essa etapa, lendo nosso artigo completo sobre Projeto Estrutral.

Projeto elétrico

O projeto elétrico possui tanta importância quanto o estrutural na construção civil. Os objetivos de ambos são similares: esse planejamento dirá como a edificação será construída e quais os materiais serão necessários. 

Tudo isso deve ser definido de forma que se garanta a segurança dos usuários. É preciso garantir a proteção contra curtos-circuitos, sobrecargas e choques elétricos.

Também elaborado por um engenheiro e pode ser desenvolvido em parceria com o arquiteto responsável, esse projeto deve seguir as normas e regulamentações técnicas vigentes. Entre as normas mais utilizadas para elaboração dessa fase estão:

  • NBR 5410: estabelece as condições técnicas para instalações elétricas de baixa tensão em edificações. Ela abrange desde a escolha dos materiais até os detalhes de execução da instalação.
  • NBR 14039: trata da segurança das instalações elétricas em edificações, abrangendo as medidas de proteção contra choques elétricos e incêndios.
Construção civil
Fonte: Grupo Presence

O projeto elétrico, então,  indica a definição da carga elétrica total da edificação, o posicionamento dos quadros e disjuntores, a localização das tomadas e interruptores, a instalação de equipamentos eletrônicos, entre outras decisões.

Atente-se: as normas de eletricidade podem variar de acordo com o país ou região em que a edificação está localizada. É importante certificar qual a norma aplicável no local em questão antes de iniciar o desenvolvimento do projeto elétrico.

Continue lendo mais sobre Projeto Elétrico clicando aqui.

Projeto hidráulico

O projeto hidráulico detalha a instalação e como será o funcionamento do sistema hidráulico de uma edificação. Esse projeto possui grande importância para a construção civil, pois assim como os outros projetos complementares, ele considera a segurança da instalação, protegendo-a contra vazamentos e obstruções. Você sabe do que essa fase é constituída?

Construção civil
Fonte: Total construção

A documentação define toda a carga hidráulica que a edificação precisa ter, bem como a disposição dos pontos de água e esgoto, o posicionamento das caixas de gordura e de descarga, a instalação de equipamentos sanitários, etc.

Ele deve ser elaborado anteriormente à construção da edificação, já que é ele que irá orientar a instalação do sistema hidráulico. É necessário que o mesmo seja aprovado pelo órgão competente antes de sua concretização.

Conheça as normas vigentes para a concepção do seu projeto hidráulico:

  • NBR 5626: Determina as condições técnicas para instalações prediais de água fria e quente, esgoto e instalações de gás. 
  • NBR 7198: Instaura a segurança das instalações hidráulicas em edificações, incluindo medidas de proteção contra vazamentos e obstruções.
  • NBR 15526: Estabelece os requisitos técnicos para o projeto de instalações de abastecimento de água em edifícios.

Para saber mais sobre Projeto Hidráulico, clique aqui.

Canteiro de obra

É no canteiro de obras onde são realizadas as atividades de construção de uma edificação, nesse local onde ficam armazenados os materiais bem como todos os equipamentos necessários para execução de uma obra. 

Construção civil
Fonte: SensorEng

Os profissionais ficam responsáveis por planejar e organizar as áreas de armazenamento e estocagem dos materiais e ferramentas, bem como as áreas para bem-estar e estrutura dos trabalhadores. O canteiro de obras deve ter energia elétrica, água e esgoto e acesso fácil a transportes de equipamentos e materiais. 

Esse espaço deve ser mantido organizado a fim de garantir a segurança dos trabalhadores e a qualidade da obra. É necessário adotar algumas medidas como o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), a sinalização correta e a manutenção periódica dos equipamentos e ferramentas.

As normas que regulamentam esse espaço importante da construção civil são:

  • NR 18: Estabelece as condições mínimas de segurança e saúde para a realização de trabalhos em canteiros de obras. Apresentando medidas de proteção contra quedas, incêndios, ruídos e outros riscos.
  • NR 35: Trata-se das condições de trabalho em altura, incluindo medidas de proteção contra quedas e equipamentos de proteção individual (EPI) a serem utilizados.
  • NR 33: Aqui é estabelecido as condições de segurança para o trabalho em espaços confinados, incluindo medidas de prevenção de acidentes e equipamentos de proteção individual a serem utilizados.

Você sabe quais são os principais equipamentos de proteção individual (EPI) utilizados na construção civil? Acompanhe a seguir alguns deles:

Capacete: protege a cabeça dos trabalhadores de possíveis quedas de objetos.

Óculos de segurança: protegem os olhos dos profissionais de poeira ou partículas que podem prejudicar esses órgãos. 

Botas de segurança: protegem os pés dos trabalhadores dos riscos de quedas de objetos.

Máscara de proteção: protege as vias respiratórias dos trabalhadores de poeira, fumaça e outros fatores contaminantes.

Luvas de proteção: resguardam as mãos dos profissionais de cortes, abrasões e outros tipos de lesões.

Avental de proteção: preserva o tronco do trabalhador da construção civil de respingos de ácidos, produtos químicos e outros riscos.

Além desses equipamentos individuais, é de extrema importância que exista outros itens de proteção coletiva. Exemplo disso temos: as redes e grades de proteção, como também cercas de segurança, preservando assim, a segurança das pessoas que circulam no local.

#DICA: sempre que puder inspecione periodicamente o canteiro de obras do projeto que você está responsável, isso irá garantir que as normas de segurança e qualidade sejam cumpridas de forma efetiva. 

Construção civil

A construção civil pode ser dividida em dois grandes segmentos: a construção de edifícios e a construção de infraestrutura. 

A área de edifícios inclui a construção de casas, prédios comerciais, escolas, hospitais, entre outros equipamentos públicos e privados. Já a construção de infraestrutura, por sua vez, inclui a construção de pontes, diques, rodovias, etc.

Para que tudo seja executado da melhor forma possível, é necessário um cronograma de planejamento. Essas documentações consistem no detalhamento das atividades por um período de tempo. Ele deve ser atualizado periodicamente para verificar se, possivelmente, irá ocorrer alterações no decorrer da execução. 

O engenheiro responsável define as etapas, seus prazos e responsabilidades de cada profissional que irá fazer parte da construção. Tudo isso evita atrasos e problemas que porventura poderiam ocorrer. Além disso, o cronograma visa gerenciar os recursos da obra, como materiais, equipamentos e mão de obra.

Diante de todos os fatores que devem ser gerenciados na construção civil, a tecnologia possui um papel fundamental para automatizar tarefas e otimizar processos. Ela visa reduzir desperdícios, aumentar a qualidade das edificações e valorizar a sustentabilidade. Conheça algumas das tecnologias mais usadas na àrea civil:

Realidade virtual: permite a visualização da obra antes mesmo de ela ser iniciada, facilitando o planejamento e a identificação de problemas.

Drones: permite o desenvolvimento de análises e mapeamentos precisos da obra, o que contribui diretamente nas tomadas de decisão.  

Impressão 3D: consiste na fabricação de objetos para serem utilizados na obra, reduzindo assim, o tempo de execução e custo da obra. 

Sistemas de gerenciamento de projetos (PMO): é fundamental para o acompanhamento do andamento de obra, permitindo identificar problemas e atrasos que tendem a ocorrer e preveni-los a tempo. 

Construção civil
Fonte: Grupo Colmeia 

Atualmente, os consumidores do segmento da construção civil valorizam a utilização de materiais e técnicas que minimizem o impacto ambiental e social nas edificações. Isso pode ocorrer através da conservação dos recursos naturais, a diminuição de resíduos gerados e a redução da emissão de gases de efeito estufa.

A tendência é a utilização de materiais sustentáveis, como madeiras certificadas, tijolos ecológicos e concreto com adição de resíduos. Além de optar por técnicas de construção à seco, ou seja, com a utilização de menos água e resíduos. 

Outra solução que já é uma realidade na maioria dos países é a utilização de energias renováveis. É quase uma obrigação que as edificações tenham painéis solares, a fim de diminuir a dependência das fontes não-renováveis - reduzindo a emissão de gases do efeito estufa -, e diminuir também os custos mensais com companhias elétricas.

A promoção da sustentabilidade na construção civil é de fundamental importância para garantir o desenvolvimento sustentável das cidades e garantir os recursos naturais para as gerações futuras. 

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.mobussconstrucao.com.br

www.aarquiteta.com.br

www.grupocolmeia.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?