Projeto arquitetônico
Projetos e Obras
May 3, 2023

Projeto arquitetônico: desvendando todo o processo

O projeto arquitetônico vai além do que um planejamento de decoração ou listagem de acabamentos. Ele é extremamente importante no processo de construção ou reforma de um edifício, onde o arquiteto deve considerar aspectos técnicos e funcionais. 

Esse tipo de projeto abrange elementos como estrutura, distribuição dos espaços, acessibilidade e outras questões. Todas as decisões tomadas influenciam na funcionalidade, segurança e conforto do ambiente construído. 

Nesse artigo, você irá descobrir como o projeto arquitetônico é essencial para transformar uma ideia em uma construção resistente e harmoniosa e como a utilização da tecnologia é um aliado no processo, oferecendo agilidade e inovação na elaboração dos projetos. 

Nós iremos te ajudar a criar ambientes que atendam às necessidades de seus clientes, acompanhe os seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

Introdução ao projeto arquitetônico: conceitos básicos e importância.

Um projeto arquitetônico visa prever e evitar problemas na execução de uma edificação, sendo ele a representação gráfica e escrita de todo o processo de construção. Organizado por documentações, como a planta baixa, ele norteia os profissionais a planejarem uma obra, sendo uma construção nova ou uma reforma. 

Com o planejamento adequado, evitam-se atrasos na entrega, retrabalhos e desperdício de materiais. Além de que, o projeto contribui para reduzir os custos de manutenção da edificação a longo prazo.

A excelência de um projeto consiste em atender o estilo de vida dos usuários da edificação, garantindo a segurança e o cumprimento das normas técnicas. Arquitetos e engenheiros juntos conseguem compreender as necessidades das pessoas e criar soluções adequadas para a utilização dos espaços no dia a dia. 

Por exemplo, soluções em isolamento térmico resultam em economia com sistemas de climatização ou então a utilização em materiais que proporcionam isolamento acústico podem reduzir ruídos externos, sendo ótima solução para ambientes que necessitam amenizar o som de um ambiente para outro. 

Portanto, um projeto arquitetônico considera questões para além da estética, focando em conforto, segurança e economia através da função e da acessibilidade. 

Os principais elementos de um projeto arquitetônico e sua função.

Implantação 

Projeto arquitetônico
Fonte: Pinterest | Arquitetos Jorge Gouveia / Leonardo Perez

A planta de implantação ou locação identifica as informações sobre o posicionamento correto da edificação dentro do terreno, considerando os pontos de referência como limites, cercas e/ou marcos. Além disso, é apresentado os acessos internos da edificação, como entradas principais, portas, corredores e escadas garantindo uma circulação funcional.

Essa documentação é importante para que se garanta a correta execução dentro dos parâmetros legais e evite invasões em propriedades privadas de vizinhos. Também é importante apresentar as cotas do terreno para fazer o nivelamento da construção, prevendo os ajustes necessários de fundação e estrutura para garantir a segurança da edificação.

Plantas de cobertura

Projeto arquitetônico
Fonte: Pinterest | Arquitetos Jorge Gouveia / Leonardo Perez

A planta de cobertura representa vista área da edificação, onde são detalhados as informações importantes sobre a cobertura da edificação. É incluído componentes como caimento da cobertura, o material a ser utilizado, a localização de elementos como chaminés, calhas, tubulações, aberturas, marquises e entre outras informações pertinentes. 

O caimento da cobertura é um atributo importante na documentação do projeto arquitetônico para se garantir o escoamento da água da chuva, impedindo acúmulo e infiltrações através da especificação precisa do ângulo e da direção do caimento. 

Assim como a escolha da materialidade da cobertura, ela deve considerar características específicas como a estética, durabilidade, isolamento térmico e acústico. Além disso, o correto dimensionamento e posicionamento das aberturas e marquises também são representados. 

Planta baixa

Projeto arquitetônico
Fonte: Pinterest

A planta baixa é uma representação bidimensional dos espaços e apresenta informações gráficas e textuais importantes do projeto, como disposição dos cômodos, localização das paredes, aberturas, equipamentos hidráulicos e mobiliários. Além do posicionamento dos cortes, que serve como informação complementar para aprovação do projeto e, consequentemente, compreensão sobre informações que não ficam aparentes na planta baixa (altura do cômodo, do peitoril e das portas).

Caso a planta seja para fins de marketing, como a venda do imóvel, pode-se acrescentar outros tipos de representação, por exemplo, texturas, mobiliário decorativo e paisagismo, tornando uma planta humanizada - termo conhecido quando a planta está mais atraente e compreensível para o público.  

A planta baixa é um elemento importante de um projeto arquitetônico, no entanto, deve ser considerada com outros desenhos técnicos para a execução da edificação, evitando-se erros e garantindo a precisão da construção. 

Cortes e elevações 

Projeto arquitetônico
Fonte: Pinterest

O corte consiste em ter praticamente as mesmas informações da planta baixa, sendo uma representação vertical da edificação. Pense que a construção foi dividida em duas partes, permitindo detalhar os elementos que não são visíveis na planta baixa, como informações sobre estruturas, alturas dos espaços, a disposição de paredes, pilares e vigas, etc. 

A importância do corte está relacionada em demonstrar aspectos antes não compreendidos facilmente apenas na planta baixa. Assim, fica melhor de entender a relação entre diferentes pavimentos, a disposição dos elementos construtivos e a conexão dos sistemas verticais (escadas e elevadores).

A quantidade de cortes pode variar, é comum que as prefeituras exijam, no mínimo, três cortes para aprovação do projeto, mas o projetista responsável pelo projeto pode desenvolver quantos forem necessários até a verdadeira compreensão para execução do projeto. 

Já as elevações têm o papel de complementar a planta baixa e os cortes, sendo também uma representação vertical da fachada ou de uma parede externa da edificação. Com ela, é possível compreender as proporções, bem como as aberturas e outros elementos estéticos presentes na fachada. Por exemplo, nesse elemento aparecem revestimentos, texturas, portas, janelas, sacadas, entre outros. 

Com essa documentação é possível ter uma clareza detalhada da aparência estética da construção, sendo útil para aprovação junto às autoridades competentes, já que elas irão avaliar o impacto visual da construção no contexto urbano existente. 

Layout gráfico

Projeto arquitetônico
Fonte: Pinterest

O layout gráfico faz parte do processo de comunicação visual de um projeto arquitetônico, sendo ele fundamental para passar as informações de forma clara e esteticamente agradável. 

Os profissionais que desenvolvem o projeto tendem a considerar questões como a hierarquia das informações, o equilíbrio visual, a consistência no estilo e na formatação. Outros quesitos importantes também são a escolha das cores, fontes e escalas. Além disso, o layout envolve a apresentação de imagens renderizadas, maquetes eletrônicas ou outros recursos visuais que contribuem para transmitir a ideia do projeto. 

O importante é que a linguagem se adapte ao público-alvo em que o projeto deseja atingir. Por exemplo, para clientes é desejável que o projeto se apresente mais atrativo, enquanto para equipe que irá construir é necessária uma organização mais precisa das informações. 

Etapas do processo de projeto arquitetônico: do conceito à execução.

Projeto arquitetônico

O processo de desenvolvimento do projeto arquitetônico envolve uma análise de vários fatores em conjunto com o cliente. Primeiramente, é elaborada a etapa do Levantamento de Necessidades, onde é possível identificar os requisitos do cliente para desenvolvimento do projeto.

A partir das informações coletadas é possível organizar um documento chamado Programa de Necessidades, onde o arquiteto entende as preferências do cliente e orienta sobre as questões técnicas e ajustes necessários. E assim, passa-se a discutir sobre orçamento disponível, prazos, estilo arquitetônico, número de pavimentos, ambientes e sistemas funcionais. 

Todas as informações são úteis para desenvolvimento das soluções que atendam os anseios do cliente, e assim prossiga para a próxima fase - o Estudo Preliminar. Essa etapa visa analisar a viabilidade técnica-financeira do projeto, focando no conforto e segurança da edificação. 

No Estudo Preliminar são analisados a compatibilidade do projeto com as normas técnicas locais, evitando-se contratempos posteriores. Após isso, a etapa de consolidação das ideias é conhecida como Anteprojeto, onde é apresentado as diretrizes gerais do projeto, considerando a funcionalidade, a estética e a viabilidade. 

A NBR 6492 contempla que é no anteprojeto onde ocorre a definição do partido arquitetônico, isso é, o pré-dimensionamento dos elementos construtivos através da documentação passará pelos órgãos oficiais responsáveis para aprovação do empreendimento e servirá como uma importante referência para o desenvolvimento das próximas etapas de um projeto arquitetônico. Nessa etapa deve ser apresentado os seguintes documentos:

  • Planta de implantação
  • Plantas baixas
  • Planta de cobertura
  • Cortes
  • Detalhes principais
  • Memorial descritivo 
  • Sumário de pranchas e documentos

A partir daí entra a fase de Projeto Legal, onde se elabora os documentos para aprovação do projeto na prefeitura e obtenção do Alvará de Construção. O próximo passo é continuar o detalhamento para entrar na fase de Projeto Executivo, onde são inseridos informações adicionais com foco na execução da edificação. Quanto mais cuidado com a descrição das etapas, maior evitam-se os erros e contratempos que porventura possam ocorrer. 

Tendências atuais em projetos arquitetônicos.

Espaços multifuncionais

Projeto arquitetônico
Fonte: Pinterest

Os espaços multifuncionais são uma tendência quando o assunto é projeto arquitetônico, pois atendem a necessidade dos usuários de trazer flexibilidade e versatilidade para serem utilizados em diferentes funções ao longo do tempo, independente se atividade for residencial, comercial ou outra. 

Por serem mais eficientes, os espaços multifuncionais melhoram o ponto de vista econômico, ao utilizar os recursos disponíveis adequados às necessidades contemporâneas. 

Nos projetos residenciais, esses espaços ganham cada vez mais espaço, por exemplo, os lofts e studios, onde em um único ambiente é possível existir várias funcionalidades, como sala de estar, quarto e escritório. 

Já nos projetos comerciais atuais, o foco é manter várias instalações como sala de reuniões, eventos e estações de trabalho colaborativas. Hoje, entende-se que esses espaços melhoram a produtividade e também contribui diretamente para melhorar a cultura organizacional, trazendo dinamismo e adaptabilidade. 

Sustentabilidade

Fonte: Pinterest

Os arquitetos se preocupam cada vez mais com projetar edificações com materiais ecológicos e com baixo impacto ambiental. Incluindo a escolha de materiais renováveis, além da redução do consumo de recursos naturais tanto na construção da edificação como em toda a vida útil dela. 

Os projetos arquitetônicos também focam em reduzir o consumo de energia e das emissões de gases de efeito estufa através do isolamento térmico, da iluminação natural e sistemas renováveis, por exemplo, a utilização de painéis solares. 

A captação e reutilização da água da chuva, bem como o tratamento de águas residuais é uma prática comum de gestão de água nos projetos.   

Design biofílico 

Projeto arquitetônico
Fonte: Pinterest

O design biofílico tem como premissa criar espaços que conectem pessoas com a natureza, inserindo elementos naturais no ambiente construído, como luz natural, vegetação, elementos da paisagem, etc. Todos os elementos, cuidadosamente incorporados, proporcionam benefícios físicos e psicológicos para os usuários, por isso, podem ser utilizados tanto em residências, escritórios, como em escolas e hospitais.   

A luz natural é muito importante no design biofílico, pois através das aberturas há maximização da entrada da luz nos ambientes, melhorando a qualidade do ar e estimulando a sensação de bem-estar. Assim como a inserção de vegetação que filtra o ar poluente e aumenta a umidade, além de aumentar o efeito relaxante trazendo a sensação de calmaria. 

Outros elementos comumente inseridos como incorporação da paisagem são a presença de água, formatos orgânicos e vistas panorâmicas. Esses melhoram a sensação de equilíbrio e oferecem uma experiência estimulante aos usuários.  

Automação

Projeto arquitetônico
Fonte: Pinterest

A automação refere-se a inserção de sistemas automatizados que gerencia aspectos como iluminação, climatização, segurança, áudio, vídeo, entre outros. Ela pode ser integrada em todas as etapas de um projeto arquitetônico, podendo ser implementada em construções novas, em projeto de reforma ou retrofit. 

A automação é controlada por meio de painéis de controle, smartphones, assistentes de voz ou dispositivos específicos. No entanto, é importante considerar a infraestrutura para suportar os sistemas e garantir a compatibilidade e dispositivos utilizados.

Por exemplo, em uma casa existe um alto grau de personalização do que os usuários desejam em seus espaços e a integração de sistemas específicos, como posicionamento de sensores, tomadas inteligentes e cabeamento estruturado. Por isso, a importância da colaboração entre arquitetos, engenheiros e empresas especializadas em automação no desenvolvimento do projeto arquitetônico.

Design Comfy

Projeto arquitetônico
Fonte: Pinterest

No projeto arquitetônico, o design comfy busca criar ambientes que promovam o bem-estar físico e emocional das pessoas que irão utilizá-lo, considerando o conforto térmico, visual e acústico. 

Essa tendência tem como enfoque ambientes convidativos, acolhedores e voltados ao relaxamento, produtividade e convivência. 

“O comfy utiliza-se de cores neutras, formas orgânicas, materiais naturais e design biofílico. Ou seja, esse estilo reúne temáticas que fazem parte das últimas tendências.” 

Nós da Vobi, preparamos um artigo sobre essa e outras tendências, clique aqui e leia! 

Dicas para maximizar o espaço em projetos arquitetônicos.

Verticalização

A verticalização nos espaços é uma solução para otimizar a utilização, trazendo soluções inteligentes para aproveitar o espaço disponível. Por exemplo, a utilização de móveis modulares pode colaborar para a verticalização, como a cama suspensa com espaço para armazenamento embaixo, uma mesa dobrável à parede ou grandes estantes e armários suspensos oferecem funcionalidade e economia de espaço.

Os móveis planejados também são soluções que focam na personalização conforme as necessidades do cliente, garantindo que o espaço vertical seja utilizado de maneira eficaz. Assim, você como arquiteto, pode oferecer espaços mais funcionais e esteticamente agradáveis. 

Iluminação

A iluminação tem grande importância na maximização do espaço em um projeto arquitetônico. Isso porque ela melhora a funcionalidade dos ambientes, iluminando todos os pontos de forma eficiente.

Pontos bem iluminados tendem a ser bem utilizados pelos usuários, aumentando a área útil e funcionalidade do espaço. Além disso, ao utilizar a luz estrategicamente é possível aumentar a sensação de amplitude. 

O uso de luzes direcionadas realçam pontos específicos e criam um efeito de profundidade, valorizando elementos arquitetônicos. É importante investir em luminárias embutidas para ocupar menos espaço, mantendo uma estética minimalista e discreta. 

Tenha acesso à calculadora de iluminância de interiores da Vobi, clicando aqui. 

Espelhos

Os espelhos contribuem diretamente para a maximização do espaço no projeto arquitetônico, pois criam uma ilusão de maior amplitude, o que torna o ambiente visualmente mais espaçoso. 

Além disso, os espelhos contribuem para aumentar a iluminação do ambiente por refletirem a luz natural e artificial, espalhando a luminosidade no ambiente. Como também valorizam a estética e o conforto dos ambientes, por destacarem os elementos arquitetônicos quando bem planejados. 

O uso de tecnologia e software no projeto arquitetônico.

A tecnologia tem um papel fundamental no desenvolvimento de um projeto arquitetônico, pois auxilia os profissionais em todas as etapas do processo. Os softwares estão sendo cada vez mais atualizados para simular soluções inovadoras voltadas à iluminação, ventilação, eficiência energética e estrutura. 

Os softwares de modelagem tridimensional permitem melhorar a compreensão e comunicação das ideias entre toda equipe de projeto e o cliente, permitindo que seja feita a avaliação do desempenho do projeto antes de sua execução. 

Por exemplo, tecnologias como realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) permitem que os usuários vejam o projeto de forma virtual através da navegação e exploração dos detalhes em escala real, contribuindo para identificar possíveis melhorias. 

Além disso, a tecnologia contribui para gestão de projetos com softwares que facilitam o planejamento, o controle e a colaboração entre os membros da equipe. A Vobi, por exemplo, permite a criação de cronogramas, acompanhamento de tarefas, gestão de documentos e comunicação eficaz, garantindo um fluxo de trabalho assertivo e um negócio de sucesso. Na nossa plataforma, você:

  • Centraliza todas as informações em um único local e compartilha com toda equipe e/ou seus clientes;
  • Tem controle sobre suas contas a pagar e receber, lucratividade por projeto e muito mais;
  • Cria orçamentos automatizados por meio de templates, catálogo online e composições; 
  • Envia lembretes de pagamentos automáticos via plataforma, seu novo funcionário do Financeiro;
  • Cria e acompanha as tarefas e os prazos a serem cumpridos pela sua equipe;
  • Utiliza modelos prontos de projetos e orçamentos, aumentando a sua produtividade;
  • Aprova tudo com seu cliente dentro da plataforma, possuindo um histórico de tudo!

Assim, você profissional da construção civil, pode otimizar seu tempo, a qualidade e a sustentabilidade de seus projetos, resultando em mais satisfação para todos os envolvidos no processo. 

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

https://www.obramax.com.br/

https://www.mapadaobra.com.br/

https://www.biancogres.com.br/

https://carluc.com.br/

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?