Materiais de construção

Materiais de construção: conheça os 10 materiais mais utilizados nas obras

Os materiais de construção possuem um papel fundamental em qualquer projeto civil. Eles fornecem estrutura e o revestimento para as edificações, ou seja, dão aporte de segurança e durabilidade para casas, prédios ou qualquer outro empreendimento.

Além do mais, os materiais precisam ser resistentes ao desgaste, ao tempo e a outras condições que podem impactar na integridade de uma estrutura. Como a tendência na construção civil é a sustentabilidade, eles precisam propiciar um impacto positivo no desempenho. 

Materiais mais eficientes quando o assunto é energia podem contribuir para a diminuição do custo, já que os sistemas de aquecimento e resfriamento, em consequência, podem também ser reduzidos. Assim como, materiais que possuem maior resistência ao fogo podem favorecer o aumento da segurança da edificação.

Você conhece os produtos mais utilizados na construção civil? Acompanhe os próximos tópicos e saiba mais sobre os 10 materiais mais utilizados nas obras:

Aproveite a leitura!

Os 10 materiais mais utilizados nas obras

Concreto

É um dos materiais de construção mais populares formado por um aglomerado de cimento, água, areia e pedra. Com reforço de fibras ou barras de aço, é possível aumentar a sua resistência e durabilidade. Por isso, é usado principalmente para fazer vigas, lajes, pilares, fundações, pisos, paredes, entre outras estruturas e superfícies. 

Esse produto pode ser feito no próprio canteiro de obras como também pode ser comprado pronto. Com uma gama variedade de propriedades e usos, existem no mercado os concretos mais leves feitos de agregados como a vermiculita, até concretos de alta resistência com agregados resistentes que permitem maior compressão. 

Assim, a durabilidade e resistência que esse material oferece, o faz ser utilizado em todo o mundo. Entretanto, se não for feito manutenção adequada, pode estar sujeito a danos, como por exemplo, rachaduras e desgastes. 

Tijolos 

Os tijolos são blocos de barro cozido (cerâmica) ou argila expandida, usados para construir paredes e divisórias. Esses materiais de construção são comumente cozidos a altas temperaturas para torná-los mais resistentes. Por essa razão, os tijolos são encontrados amplamente em construções antigas em todo o mundo. 

Existem uma variedade de tipos de tijolos, cada um possui características próprias e propriedades específicas. Conheça a seguir as diferenças entre eles:

  • Tijolos comuns: feitos de argila e cozidos a altas temperaturas para torná-los resistentes à água e ao fogo.
  • Tijolos refratários: são feitos de materiais especiais que suportam altas temperaturas e são usados em fornos e chaminés.
  • Tijolos de vidros: feitos de vidro triturado e são usados principalmente em aplicações decorativas.

Semelhante ao concreto, os tijolos também podem se deteriorar ou quebrar com o tempo e podem requerer reparos ou substituição. Se feito manutenção, eles podem durar por séculos. 

Cimento

É um material de construção produzido a partir de uma mistura de argila, calcário e areia. O cimento é utilizado principalmente para fazer concreto, mas também pode ser usado sozinho para fazer blocos, tijolos, argamassa e outros materiais de construção.

Assim como os tijolos, existem diferentes tipos de cimento, onde cada um possui suas próprias características, entenda alguns tipos:

  • Cimento Portland: é o tipo mais comum visto nos canteiros de obras e é usado em uma ampla variedade de aplicações de construção. Ele é feito de materiais como calcário, alumina, sílica, gesso e outros aditivos. 
  • Cimento de alto-forno: é produzido a partir de um processo diferente e é usado principalmente em aplicações de alta resistência, como estrutura de pontes e de edifícios.
  • Cimento de baixa hidratação: esse tipo de cimento endurece em um tempo maior em comparação com o Portland, sendo uma ótima alternativa para aplicações no qual é necessário tempo extra para trabalhar. 

O cimento é mais versátil e durável, porém a água e umidade podem causar danos. Por isso, é importante fazer manutenção regular para manter sua estrutura sólida e durável.

Aço

O aço é um material de construção forte e resistente, usado principalmente em estruturas de edifícios altos e em pontes. Ao mesmo tempo, essa materialidade possui peso leve em comparação com outros materiais de construção, por exemplo, o concreto e alvenaria.

A versatilidade do aço permite que ele seja moldado e dividido para transformar-se em outras formas e tamanhos. Outra característica importante é que esse material possui alta resistência ao fogo, sendo uma opção ideal para edificações propensas a incêndios.

Mas como a maioria dos materiais, se exposto a umidade e não for feito manutenção, o aço pode apresentar corrosão. 

Vidro

O vidro é um material de construção transparente comumente aplicado em janelas e portas, mas também pode ser usado para dividir ambientes e outras aplicações de acabamento. 

Utilizado para possibilitar a entrada de luz natural nas edificações, esse material também permite que os usuários tenham uma vista da paisagem exterior. Existem diferentes tipos, conheça alguns e suas propriedades:

  • Vidro temperado: esse tipo de vidro passa por um processo de tratamento térmico para torná-lo mais resistente à quebra, sendo ótima solução para janelas e portas. 
  • Vidro laminado: é constituído de camadas coladas com algum outro material, como por exemplo, o plástico. Isso serve para dar resistência a possíveis impactos. 
  • Vidro reflexivo: esse vidro também é conhecido comercialmente como vidro espelhado, ele é um material com tratamento em metal que reflete a luz. Sendo ele, ideal para melhorar a privacidade e oferecer controle de calor - já que ele funciona como um isolante térmico. 

Aqui, os cuidados são maiores, pois o vidro é sujeito a trincos ou quebra se for sujeitado a algum impacto.

Plástico

O plástico é também um material de construção versátil que é usado em uma ampla variedade de aplicações, abrangendo tubulação, caixilhos de janela, telhas, revestimentos de paredes e outros elementos de acabamento.

Esse material é constituído de polímeros derivados de petróleo e/ou outros hidrocarbonetos, ele oferece leveza e resistência para as aplicações. 

Da mesma forma que o aço, o plástico pode ser moldado e cortado para adequar-se aos demais formatos. Igualmente, possui resistência ao fogo. Entretanto, se exposto durante muito tempo ao sol pode haver prejuízos a longo prazo, como o seu enfraquecimento. 

Esse material de construção pode demorar até séculos para se decompor no meio ambiente, ou seja, outra problemática existente é que se houver desperdícios no canteiro de obras e esse material não for descartado da maneira correta, pode haver impactos ambientais negativos do ponto de vista sustentável. 

Argamassa

A argamassa é  feita de cimento, cal, areia, água e aditivos, sendo comumente utilizada para vedar espaços entre tijolos, pedras, fazendo assim, o assentamento desses produtos. 

Esse material pode secar e encolher após uma longa temporada, o que pode causar rachaduras ou desgaste. Por isso, é bom se ter cuidados com reparos e/ou substituição.

Madeira

É utilizada em estruturas de telhado e em elementos de acabamento, como rodapés, batentes e corrimãos. A madeira é constituída por fibras naturais de células de plantas. Entenda a diferença entre os tipos de madeiras e suas características, a seguir: 

  • Madeira maciça: é resultado de de uma única peça de madeira, sendo a opção mais resistente em comparação com outros tipos de madeira. 
  • Madeira laminada: é formada a partir de camadas de madeira unidas, sendo menos resistente do que a madeira maciça. 
  • Madeira tratada: essa opção é ótima para ambientes externos, já que ela é um tipo de madeira tratada quimicamente para aumentar a sua resistência a insetos e a umidade. 

A madeira possui um aspecto muito atraente e pode ser usada para criar uma gama de estilos e acabamentos diversos. Todavia, em sua utilização deve-se ter cuidado com a exposição a água, pois a umidade pode enfraquecê-la com o tempo. Além do mais, as ações de insetos, como os cupins, podem ser danosas.

Gesso

O gesso é constituído de sulfato de cálcio e é utilizado para revestir paredes e teto, como também é usado para fazer molduras, texturas e outros elementos de acabamento. Entenda as diferenças entre os tipos deste material de construção

  • Gesso acartonado: é a mistura de gesso com papelão ou outro material similar, sendo muito utilizado em aplicações de drywall. 
  • Gesso em pó: esse tipo é vendido em pó para ser misturado com água antes da aplicação, tornando o material fácil de ser utilizado e acessível. Ideal para fazer acabamentos e detalhes decorativos. 
  • Gesso em placas: essas placas, na maioria das vezes, possuem a dimensão de até 60x60 cm. Elas são muito utilizadas na parte de acabamento das edificações e são ideais para ambientes menores, pelo motivo de possuírem maior peso e não ocorrerem riscos quando essa material tiver algum tipo de dilatação pelo meio externo. 

Alumínio

O alumínio possui resistência e bastante leveza, sendo muito usado em esquadrias, como portas e janelas, e em outros elementos de acabamento, como rodapés e corrimãos. 

Há vários tipos de alumínio, iremos te apresentar alguns e suas características, acompanhe a seguir:

  • Alumínio anodizado: esse tipo de material é revestido com óxido de alumínio para ser protegido contra a corrosão, além de oferecer maior variedade de cores. Ideal para ser utilizado em áreas externas. 
  • Alumínio reciclado: como o próprio nome cita, esse tipo de material é feito de alumínio  reciclado e apresenta o benefício de ser mais barato em comparação com o original. 
  • Alumínio revestido: esse tipo de alumínio geralmente é coberto com outro tipo de metal (cobre ou zinco) também para protegê-lo da corrosão. A diferença para o anodizado, é que aqui o processo é feito através de revestimento em pó ou líquido e isso exige que seja feito manutenções regulares para manter a durabilidade.

Como citamos, esses materiais podem sofrer corrosão e isso se dá pelo processo de oxidação - contato com a água e o ar -, fazendo com que precise de cuidados para evitar esses estragos. 

Como calcular a quantidade dos materiais de construção?

Para chegar a quantidade de materiais de construção necessários para um determinado projeto de arquitetura ou engenharia, é necessário ponderar fatores, como a área da superfície a ser coberta, a espessura da camada de material e as especificações do projeto.

Você, como arquiteto ou engenheiro, deve prever todos esses detalhes e cálculos para poder sanar a dúvida do seu cliente e, consequentemente, da equipe que fará a mão de obra da edificação em questão. 

O importante a se ter em mente na hora dos cálculos é que cada material tem sua particularidade. Para não correr o risco de faltar matérias, já que sempre existe a probabilidade dos materiais de construção sofrerem avaria, acrescentar uma taxa de 10% além do previsto - evitando que o canteiro de obras fique paralisado por carência de material. No geral, os cálculos são feitos dessa forma: 

  1. Estabeleça a área da superfície a ser coberta: para tal fim, meça o comprimento e a largura da área e multiplique esses dois valores para alcançar a área total.
  2. Determine a espessura da camada do material de construção a ser utilizado: a espessura é definida pela sua solução projetual ou pelo código de construção da localidade do projeto. Essas especificações podem conter a densidade do material, a cobertura por unidade ou outras informações pertinentes. 
  3. Calcule a quantidade de material necessária: multiplique a área total pela espessura do material, depois é só dividir esse resultado pelas dimensões do material.

Atualmente, existem softwares que possuem recursos avançados para fazer todo o gerenciamento de cálculos dentro de uma plataforma só, gostou? 

orçamento materiais de construção vobi

Na Vobi, você pode gerar orçamentos em pouquíssimos cliques, tornando a sua vida e a do seu cliente ainda mais fácil. Você pode adicionar produtos e serviços em segundos, utilizar o catálogo digital, simular quantas versões desejar, controlar a aprovação de itens, facilitar o comparativo e encontrar a melhor combinação de custo e design.

#Dica: Agora que você já leu sobre os materiais de construção, leia também o artigo de como fazer orçamento de obra em 5 minutos, clicando aqui.

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.paranaferros.com.br

www.vivadecora.com.br

www.blog.ciser.com.br

www.cec.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?