TCPO
Gestão
May 3, 2023

Entendendo a TCPO: como utilizar a Tabela de Composição de Preços para Orçamentos

A TCPO ou Tabela de Composições de Preços para Orçamentos é primordial na construção civil, pois ela fornece informações sobre custos e composições de materiais e serviços. Essa tabela funciona como um banco de dados, assim como o Sinapi, SICRO, ORSE e EMOP. 

Com recursos como esses é possível estimar custos em diferentes contextos da construção, eles contribuem para evitar erros de orçamentos, além de facilitar a participação em licitações e contribuir para um planejamento mais preciso e confiável em projetos de construção. 

Você já está familiarizado com a aplicação da TCPO em orçamentos? Continue acompanhando os tópicos para entender melhor:

Aproveite a leitura!

O que é TCPO na construção civil?

O TCPO é a sigla que representa a Tabela de Composição de Preços para Orçamentos, sendo essa uma importante ferramenta para detalhar os preços unitários e componentes de custos envolvidos nas atividades, materiais e serviços da construção civil. Essa tabela é a principal referência em engenharia de custos no país e é elaborada pela Pini - empresa líder em pesquisas para o setor construtivo.  

Engenheiros, arquitetos e profissionais orçamentistas podem usar esse recurso para entender os custos variáveis como mão de obra, equipamentos, custos indiretos e outras despesas, independente da fase do processo construtivo. Desde a preparação do terreno até os momentos finais, a tabela é fundamentada em dados atualizados do mercado, resultando em orçamentos realistas. 

A principal missão da Tabela de Composição de Preços para Orçamentos é abastecer as bases de dados dos sistemas de gestão utilizados em projetos de construção. 

Você já pensou como a TCPO pode facilitar o seu trabalho? Entenda como essa ferramenta pode otimizar o seu processo de planejamento: 

✅Agilidade no desenvolvimento de orçamentos;

✅Padronização de custos em diferentes projetos;

✅Possibilidade de comparação entre propostas;

✅Flexibilidade de ajustar os valores a partir das particularidades de cada projeto.

Para que serve a TCPO?

A TCPO representa uma base de dados e se você ainda não utiliza essas informações por não saber analisá-las e aplicar em suas planilhas, chegou a hora de entender como integrá-las. 

Imagina só: uma construtora, responsável pela orçamentação de um empreendimento, estima um valor irreal. O custo real excede o estimado!

Na verdade, esse cenário é muito comum e é aí onde o TCPO entra como um recurso fundamental para avaliar as condições e dados de elementos da construção civil, como materiais e categorias de serviços. 

A Tabela de Composição de Preços para Orçamentos é dividida em 18 classificações e a organização dessas é estabelecida a partir das etapas de uma obra. Ou seja, somente pela numeração da TCPO é possível entender em qual fase o empreendimento se encontra. 

Por isso, a antecipação de gastos pode prevenir futuros empecilhos, ao entender os riscos relacionados a escolhas equivocadas. A tabela, então, evita investimentos desnecessários, desperdícios e falta de prioridades.

TCPO

O cumprimento das etapas e serviços previstos, a partir do planejamento e tabela orçamentária, permite que construtoras alcancem economias. Ao criar um padrão, onde há avaliações constantes com critérios consistentes das obras, permite-se um entendimento se a equipe está tendo um desempenho satisfatório e, consequentemente, economia. 

Além disso, saber aplicar o TCPO é importante no processo de concorrência em processos licitatórios, onde é essencial elaborar bons orçamentos e cumprir prazos. Ela agiliza o processo de elaboração de um orçamento por simplificar a criação das composições de custos unitários, já que para cada atividade, existe uma tabela específica.

Como entender a TCPO?

A compreensão da Tabela de Composição de Preços para Orçamentos envolve a familiarização com sua estrutura de codificação, a interpretação dos números e a utilização de exemplos para visualização como essa estrutura se aplica aos diversos serviços e materiais de construção. Acompanhe alguns passos para entender a TCPO:

Codificação

É constituída em 5 categorias, sendo: 

Divisão | Subdivisão | Natureza do item | Tipo | Item

Números

São compostos por 9 dígitos, separados por pontos:

XXYYY.Z.W.KK

  • XX = Divisão
  • YYY = Subdivisão
  • z = Natureza do item
  • W = Tipo 
  • KK = Item

Exemplo

Considerando o código 04221.8.1.18, e consultando o TCPO encontramos a seguinte composição:

  • 04: Vedações Internas e Externas
  • 221: Alvenaria de peças de concreto-vedação
  • 8: Serviço composto 
  • 1: Blocos de concreto
  • 18: 19cm x 19cm x 39cm, espessura da parede 19 cm, juntas de 10mm com argamassa mista de cimento, arenoso e areia sem peneirar traço 1:4:4.

Qual a diferença entre TCPO e SINAPI?

A utilização da Tabela de Composição de Preços para Orçamentos ou TCPO resulta em informações que viabilizam a determinação dos gastos totais de uma construção, enquanto o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil ou Sinapi é utilizado como um referencial para quantidades e custos que compõem o processo de construção de edificações.

Você consegue notar uma semelhança entre ambos? É porque tanto um como o outro são conjuntos de dados que englobam custos e índices de valores importantes para o setor da construção civil.

A engenheira civil Wanessa Fazinga afirma que os bancos de dados estatísticos, como o Sinapi e a TCPO, são resultados de longas análises de campo em várias cidades e obras, sendo parâmetros valiosos que servem como guias iniciais no orçamento e precisam ser ajustados com base na realidade da obra. 

“Ao utilizar dados de tabelas, é importante focar nos valores de consumo de material, enquanto os custos dos materiais devem ser obtidos diretamente dos fornecedores e multiplicados pelos coeficientes de composição.”

Como a Vobi pode te ajudar a fazer um orçamento de obra completo?

Saber elaborar um orçamento é essencial para qualquer profissional da construção civil, pois com esses cálculos é possível criar uma base sólida para sustentar o sucesso e a eficiência de todo o projeto. 

E se nós te ajudarmos nesse processo? Sabemos que na maioria das vezes não é nada fácil dar conta de gerir tanta informação. 

Através da nossa ferramenta de Composição de custos, também conhecida como composição de preço unitário, você pode calcular os índices de consumo de material, equipamentos e produtividade da mão-de-obra. 

Assim, você consegue calcular com precisão o valor da execução da obra e estabelecer sua margem de lucro através do BDI. Aproveite essa ferramenta poderosa para otimizar seus processos e aumentar sua rentabilidade! 

TCPO

Dica: faça a leitura do artigo “Composição de custo unitário (CPU): como fazer?”, clicando aqui.

Você já sabe que a Composição de Custos Unitários (CPU) é uma técnica usada em orçamentos, onde se é calculado índices de produtividade, materiais e equipamentos para uma unidade de referência. 

Incorporando composições em um orçamento, é possível obter um controle detalhado da construção e auxiliar na tomada de decisões dos gestores da obra. Mas como realizar esses cálculos de forma eficiente?

Sabendo que existem bancos de dados como SINAPI E TCPO, onde oferecem composições prontas. É possível utilizá-las como referência e ponderar as particularidades locais da obra.

Na Vobi, você pode criar um orçamento usando composições. Basta clicar em “Adicionar item”, em seguida “Criar nova composição” e inserir dados como código, nome, unidade padrão e classe, depois é só confirmar. 

Ah, você também pode adicionar essas composições na biblioteca para utilizar em orçamentos futuros. Assim, você simplifica o processo de criação de orçamentos, otimiza seu tempo e garante consistência nos seus projetos. 

Até a próxima,

Equipe Vobi

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?