Saiba como planejar cozinhas organizadas

Um dos espaços mais importantes de uma casa é a cozinha. Além de ser o espaço principal de preparação das refeições é o coração da casa, sendo o ponto de encontro para receber visitas e familiares. 

Para conseguir reunir pessoas, cozinhar bons pratos e colecionar bons momentos, é necessário um ambiente funcional e controlado. Os clientes que não mantêm as suas cozinhas organizadas, podem muitas vezes acabar achando que o problema está no seu projeto. 

Antes de começar a desenvolver o projeto de cozinhas dotadas de muita praticidade, entenda quais são os equipamentos mais utilizados pelos usuários e quais as necessidades são requeridas para o dia a dia, para assim, conseguir desenvolver projetos funcionais.

A partir das respostas desse briefing, será possível identificar qual a frequência de uso, quem irá utilizar, se os eletrodomésticos precisam de pouco ou muito espaço, entre outros quesitos importantes. 

Confira outras ideias para desenvolver cozinhas organizadas e como recomendar hábitos para seus clientes, seguindo os seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

Limpeza constante

A limpeza e organização das bancadas e dos itens que estão nela serve para identificação dos elementos que estão sobrando no ambiente e que podem ser guardados, deixando apenas os mais usados no dia a dia. 

Muitos objetos que chegam nas casas vão parar nas bancadas, como revistas, cartas, chaves de carros, entre outros itens. O ideal é que se tenha suportes próprios para organização. Muitos suportes de paredes são ideais para manter tudo controlado. 

A escolha de prateleiras e as portas de vidros são ideais na hora da limpeza dos armários. Além de serem mais finas, é possível obter mais espaço para guardar os itens. São verdadeiras vitrines de canecas, bowls, etc. 

Aliás, essa foi uma grande tendência em 2021, lembra? Você pode ler o nosso artigo que fala sobre isso, clicando aqui.

Outra questão importante para facilitar a limpeza no dia a dia, é a escolha de revestimentos que não acumulam gordura e que sejam de fácil manutenção. O mesmo vale para pedras: não são todas que podem ser inseridas na área da cozinha, pois dependendo do uso pode ocorrer manchas devido ao contato com alimentos e bebidas.    

Só os itens necessários

O equipamento mais importante da cozinha é a geladeira. As pessoas costumam acumular comidas há muito tempo e não ter controle de verificar o que já tem antes de comprar novos insumos semanais ou mensais. 

Verificar e limpar antes de ir ao mercado, evita mais acúmulos de itens repetidos que não serão usados nos próximos dias e logo ficarão velhos. 

O armazenamento dos alimentos que ainda estão no prazo de validade e irão ser consumidos, podem ser colocados em potes herméticos de vidros. Além de conservarem melhor, servem para deixar a cozinha organizada. Nada de deixar vários saquinhos espalhados por aí. 

Uma boa solução para itens que estão quase perto de vencer ou perecer, é destinar a outras pessoas que podem fazer o uso mais rápido, pode ser para instituições, amigos ou família. 

cozinhas organizadas
Fonte: Pinterest 

O mesmo serve para os objetos inutilizados: as canecas, as vasilhas, as panelas e entre outros objetos que podem ser doados. A avaliação objetiva dos itens é essencial para se desfazer do que não é necessário na cozinha.  

A poluição visual é um problema comum que pode atormentar os moradores com a sensação de que o ambiente está pesado e pequeno. 

Louça limpa

Não há nada mais que deixe uma cozinha bagunçada do que louças sujas. O hábito de lavar, secar e guardar sempre deixa o ambiente arrumado e com área livre para outros usos, como cozinhar. 

A utilização de máquinas de lavar facilita a vida no dia a dia dessa tarefa. Basta colocar toda a louça e deixar o ciclo de lavagem durante a noite, assim, ao amanhecer os itens já estarão lavados e secos. Preveja em seus projetos, espaço para esse equipamento tão importante ou sugira ao cliente pensar sobre essa possibilidade. 

cozinhas organizadas
Fonte: Pinterest 

Caixas, bandejas e organizadores também podem ser aliadas na hora de manter a pia em ordem. Elas podem organizar utensílios, copos, talheres, etc, deixando assim, a bancada livre para outros usos. 

Pense em copos para armazenar colheres de pau, espátulas, pegador de macarrão, entre outros objetos. Assim, haverá economia de espaço e decoração do ambiente. 

Móveis e itens planejados 

A máxima de “móveis planejados deixam tudo no seu lugar” é o princípio para cozinhas organizadas. As gavetas, escorredores embutidos, calhas úmidas e outros itens bem planejados podem ser aliados na hora de serem funcionais e oferecer uma estética bonita ao ambiente. 

Torradeiras, cafeteiras, máquinas de fritar alimentos e outros itens também precisam ter seu próprio lugar para não privar espaço de bancadas. Planeje o espaço de cada um deles dentro de armários embaixo das bancadas e em armários aéreos. 

cozinhas organizadas
Fonte: Pinterest 

Para utilização desses equipamentos em bancadas, será necessário o uso de tomadas acessíveis. Opte por torres embutidas com recorte na pedra para não faltar pontos elétricos. 

cozinhas organizadas
Fonte: Casa das Torneiras 

Os filtros podem ser acoplados às torneiras e, assim, reduzirem espaços desnecessários. Hoje, o mercado conta com uma infinidade de metais desses modelos. 

cozinhas organizadas
Fonte: Tritury

Também ocorre com os trituradores de resíduos, há diversas opções que podem substituir o espaço das lixeiras - itens muito comuns de serem usados em pias mas que são extremamente anti higiênicas. Nesses casos de uso de trituradores, deve-se prever um ponto elétrico e um espaço a mais para ele embaixo da pia. 

Para quem não abre mão das lixeiras, o ideal é embuti-las na pedra e no armário.

cozinhas organizadas
Fonte: Pinterest 

Cada espaço precisa ter um agrupamento de itens semelhantes, isso é importante porque no dia a dia facilita as atividades. 

Panos de pratos podem ser armazenados em suportes deslizantes dentro dos móveis planejados. Além do mais, é importante também, um espaço para panos de enxugar as mãos. Esses itens não devem ficar muito próximos pela possibilidade de contaminação cruzada, visto que há bastante proliferação de bactérias. 

Para não quebrar a continuidade dos armários, opte por coifas embutidas dentro deles, assim não haverá interrupções, contribuindo assim para um ambiente mais “clean” e aumentando a sensação de um ambiente ampliado. 

cozinhas organizadas

As prateleiras são ótimas para deixar alguns itens expostos, como jogo de panelas, livros de receitas e itens decorativos. As plantas também são ideais para serem expostas, trazendo mais vida para o ambiente. Aposte em vasos com temperos para o cultivo de mini hortas próprias. 

Entretanto, deve-se ter cuidado com a quantidade usada. Muitas pranchas podem dar a impressão de cozinha bagunçada.

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.houzz.com

www.revistacasaejardim.globo.com

www.blog.telhanorte.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP

Faça parte da lista de conteúdos VIP.

Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?