torneira para banheiro
May 3, 2023

Guia de como escolher uma torneira para banheiro e cozinha

Quem pensa que torneira é tudo igual, está bem enganado. No mercado, o que não falta é opção, com diferentes funcionalidades e benefícios. Além disso, ainda é possível escolher entre cores, estilos, designs e formas de instalar. Dentre tantas possibilidades, é fácil confundir-se na hora da escolha dessa peça. Por isso, existem alguns pontos importantes que devem ser levados em conta ao escolher a torneira para banheiro ou cozinha. 

E é exatamente isso que vamos abordar neste artigo. Aqui você encontrará um guia de como escolher uma torneira adequada tanto para banheiro, quanto para cozinha. Confira:

Aproveite a leitura!

Principais tipos de torneira para banheiro e cozinha

Torneira de bancada ou de mesa 

As torneiras de bancada ou de mesa são as torneiras mais tradicionais e mais utilizadas no mercado, com maior variedade de modelos, inclusive mais baratos. Essas torneiras podem ser instaladas diretamente na bancada ou na própria cuba, quando o modelo contar com mesa (espaço existente na própria cuba para a instalação da torneira).

Torneira para banheiro

Outra grande vantagem das torneiras de bancada ou de mesa, é o fato da sua instalação ser mais simples, não sendo necessário embutir o encanamento na parede. Além disso, esse modelo é mais versátil, pois o ponto de água é deixado embaixo da bancada - na parede - e dele é possível puxar com uma mangueira para qualquer posição, tornando a manutenção mais fácil. Você não precisa quebrar a parede em caso de vazamento, por exemplo. 

Torneira de parede

As torneiras de parede funcionam para qualquer tipo de cuba, pois, nesse modelo, é possível controlar a altura da saída de água, definindo a altura exata da torneira em relação a borda da cuba. Por isso, são ideais para cubas mais altas, como as de apoio, por exemplo. Ademais, trata-se de uma ótima opção de torneira para banheiro pequeno, pois otimiza o espaço da bancada.

Vale lembrar que, ao especificar uma torneira de parede, é importante verificar se o encanamento já está preparado para recebê-las no local previsto, pois caso não esteja, será necessário fazer uma nova instalação ou desvio do ponto de água para o novo local. Diferentemente da torneira de mesa, esse modelo não é tão versátil: o encanamento fica todo embutido na parede, então se tiver algum vazamento, será necessário quebrar.

Torneira para banheiro ou cozinha

Dica bônus: sempre verifique na embalagem se o modelo escolhido é indicado para ser instalado na parede ou na bancada.

Torneira de piso

Esse modelo é mais utilizado como um tipo de torneira para banheiro, sendo mais difícil de ser encontrado em cozinhas.

Sua aplicação requer instalação hidráulica mais específica, em que os pontos de água devem estar localizados no piso. Deve-se também atentar para a escolha da cuba para banheiro, visto que as torneiras de piso demandam modelos especiais de lavatórios.

Torneira de teto

Da mesma maneira que as torneiras de piso, as torneiras de teto também exigem condição de instalação hidráulica especial, pois são fixas no teto ou forro. É importante ressaltar que, ergonomicamente, ambos os modelos são os tipos menos recomendados de torneira para banheiro de uso cotidiano, em que serão realizadas tarefas como lavar o rosto, etc.

Torneira simples

As torneiras simples têm apenas um comando para controlar a saída de água e não permitem escolher a temperatura, sendo indicadas apenas quando não se pretende colocar água fria e quente na mesma saída. É preciso apenas um furo para a instalação.

Torneira simples

Misturador

Os misturadores permitem que saia água quente e/ou fria da torneira, podendo ter um registro (monocomando) ou dois (bicomando ou comando duplo) para controlar a temperatura e a vazão da água. É um dos tipos mais comuns de torneira para banheiro.

Misturador Monocomando

O misturador monocomando permite controlar a temperatura e a vazão da água utilizando apenas um registro. Isso significa mais praticidade, já que basta movimentar uma única alavanca de abertura para a regulagem da vazão e da temperatura da água. Outra vantagem é que, para a instalação, basta apenas um furo para encaixe da torneira na bancada ou na louça.

 

Torneira para banheiro

Misturador Convencional (duplo comando)

São misturadores com dois comandos separados, um para a água fria e outro para a água quente. De acordo com os diferentes modelos, são necessários dois ou três furos na bancada ou louça para encaixe da torneira. O misturador possui um registro para água quente e outro para água fria e possibilita regular a temperatura abrindo ambos os registros.

Misturador Convencional (duplo comando)

Torneira com fechamento automático

Trata-se de um modelo que possui sensor de acionamento e, por isso, é  ideal para uso em ambientes públicos, coletivos e em um banheiro com acessibilidade.

Torneira para banheiro

Modelos de altura de torneira: bica alta, média ou baixa

Para saber a altura ideal para instalar a torneira, é preciso pensar nas tarefas executadas naquele cômodo.

Por exemplo, em uma torneira para banheiro, geralmente a tarefa mais comum é lavar as mãos. Por isso, o importante é ter um espaço de ao menos 10 cm entre ela e o topo da cuba. Menos que isso será pouco confortável higienizar as mãos. No entando, uma altura muito alta pode fazer a água respingar. 

Já na cozinha, as funções são mais diversificadas, lavamos alimentos, louças e panelas e, portanto, precisamos de uma distância maior entre a bica e a cuba para cozinha: ao menos 30 centímetros, independente se a torneira será fixada na parede ou na bancada.

Para isso, existem modelos de bica baixa, média e alta. Isso determina a distância entre o ponto de água, onde a torneira é instalada, e o local por onde a água sai dela.

Bica baixa ou média

A torneira de bica baixa ou média funciona bem com uma cuba de apoio com mesa, de embutir, de sobrepor ou de semi encaixe.

Bica alta

Já para cubas de apoio ou outros tipos que têm o topo acima da altura da bancada,  a torneira de bica alta é a escolha ideal, por conta da distância entre a bica e a válvula de escoamento. 

Evite usar a bica alta com cuba embutida ou qualquer cuba com mesa, porque a distância entre o bocal da torneira e o ralo vai ficar muito alto, fazendo a água respingar para fora.

Dicas bônus

Outra dica é estar atento ao tamanho da torneira, que deve ser proporcional ao da cuba, e à direção do jato de água, deve ser direcionado ao centro do ralo. É fundamental existir espaço suficiente para as mãos e o movimento em direção ao sabonete e ao registro.

Torneira para banheiro - área de lavagem
Fonte: Material Webinar Deca

Em resumo:

• A altura da torneira deve ser proporcional à da cuba, respeitando-se uma distância de 10 a 15cm entre o bocal da torneira e a borda da cuba.

• Para evitar respingos, a saída de água deve ser direcionada para o ralo, respeitando-se a distância de até 4cm. Se o jato avançar demais, é provável que respingará água na bancada.

• Para cubas de sobrepor ou semi encaixe, verifique a altura da borda e a do fundo da cuba. A distância entre o bocal da torneira e o ralo deve ser por volta de 25cm.

Características extras

Se você chegou até aqui, viu que falamos sobre os diferentes tipos de torneira para banheiro e cozinha (bancada/mesa, parede, piso e teto), se são simples ou misturadores e se possuem bica baixa, média ou alta. Mas você acha que pára por aqui? Como já falamos, a torneira é um item com uma variedade enorme de opções. Veja mais algumas características extras que podem ser encontradas no mercado:

Bica móvel 

Ótimas para cozinha, a bica móvel permite ampliar a área de atuação na hora de lavar a louça, pois sua bica articulada consegue virar para os lados para que você possa alcançar diferentes partes da cuba com a água.

Arejador

O arejador é uma peça que fica bem na saída de água da torneira e adiciona ar ao jato, o que permite regular a intensidade de saída e queda da água, garantindo que saia água suficiente para o uso, gerando economia ao mesmo tempo. Hoje em dia, muitas torneiras já vêm com o arejador, mas também é possível comprá-lo avulso.

Aquecedor elétrico

“Os aquecedores elétricos funcionam como sistemas individuais para contribuição em apenas um ponto. Esses equipamentos são instalados em torneiras simples, misturadores e monocomandos, aquecendo a água instantaneamente com a passagem do fluido pelo aparelho.”

Regulador de fluxo

É um dispositivo que permite limitar o fluxo máximo de água, economizando até 50%. Eles são recomendados para locais públicos.

Temporizador

Ativado com um botão que se fecha automaticamente após alguns segundos. É usado em lugares de grande fluxo de pessoas, evitando o desperdício de água.

Sensor infravermelho

Funciona por meio de sensores infravermelhos que são ativados pela proximidade, ou seja, a água cai apenas quando se detecta o movimento das mãos. Ideal para lugares públicos, podendo gerar uma economia de até 80%.

Qual modelo de torneira devo escolher?

Encontre o modelo ideal de torneira para banheiro ou cozinha que supra as necessidades do espaço e que combine com o estilo desejado. Apesar de não existir uma fórmula mágica, elencamos alguns pontos de atenção que devem ser considerados antes de tomar uma decisão.

Considere o tipo de material

No mercado, há torneiras e misturadores de dois materiais diferentes: metal ou plástico ABS. 

As torneiras de metal geralmente possuem o miolo feito de latão, liga de cobre, liga de zinco ou aço inoxidável e o acabamento externo mais comum é o cromado. Mas há opções de torneiras de cobre, alumínio e latão, com superfícies polidas ou foscas. 

Já as opções em ABS, geralmente são brancas, mas podem receber pinturas metalizadas ou outras cores. Elas costumam ser mais baratas, porém, menos resistentes.

Considere o espaço disponível

Para optar pela torneira apropriada é fundamental considerar as dimensões da superfície da parede, bancada ou da louça (cuba de banheiro ou pia de cozinha), onde será instalada.

Verifique se há ponto de água quente

A primeira coisa a se levar em conta é se há ou não o abastecimento de água quente no ponto a ser instalado. Para o funcionamento do fornecimento de água quente, os misturadores devem estar conectados a um sistema de aquecimento (a gás ou solar) ou a um aquecedor elétrico individual instalado no ponto de uso.

Verifique os pontos de encanamento do ambiente

Ao escolher uma torneira, é preciso verificar qual o encanamento do ambiente. Ao escolher um modelo de torneira de parede, por exemplo, você precisa se certificar de que possui um ponto de saída de água na parede perto da pia, caso contrário, será preciso uma pequena reforma.

Considere o modelo da cuba

Uma outra questão para ser levada em consideração, é o tipo de cuba utilizado. É fundamental existir espaço suficiente entre a torneira e a cuba para que não comprometa a eficiência na hora das atividades.

E para evitar cometer qualquer erro, não deixe de ler os nossos artigos sobre cuba para banheiro e cuba para cozinha.

MCA

Na hora de escolher a torneira ideal, uma informação que é importante a se observar é a indicação ideal de MCA para cada produto.

MCA nada mais é do que a sigla para metros de coluna de água. Ou seja, qual a altura, em metros, do nível da água na caixa em relação à torneira. Por exemplo, 4 MCA significa que é necessário, no mínimo, 4 metros de altura entre a caixa e o produto para ter uma vazão adequada. Essa informação é importante para que você tenha a vazão de água correta na torneira.

Considere a sua preferência ou do seu cliente

E por fim, mas não menos importante: outro ponto a ser considerado antes de escolher a torneira para banheiro ou cozinha ideal, é exclusivamente o seu gosto. As opções são diversas e tudo dependerá da estética desejada e suas possibilidades financeiras.

Até a próxima,

Equipe Vobi

 

Referências:

www.archdaily.com.br

www.deca.com.br

www.sodimac.com.br

www.blog.abcdaconstrucao.com.br

www.blog.casadastorneiras.com.br

www.fix.com.br

www.vivadecora.com.br

www.manualdaobra.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?