Banheiro com acessibilidade
May 3, 2023

Banheiro com acessibilidade: o seu guia completo de projeto

Todas as pessoas precisam usufruir dos espaços com segurança e conforto. Daí a importância de você saber como criar projetos de banheiro com acessibilidade, pois essa habilidade com certeza faz a diferença na vida do seu cliente. Para entender mais sobre o tema, continue a leitura. Ao final do texto você terá aprendido sobre:

Aproveite a leitura! 

Como fazer um banheiro com acessibilidade

Um tema de suma importância na seara da arquitetura de interiores, sem dúvida, é a acessibilidade. Projetar espaços que possam ser usufruídos sem distinções, independentemente das limitações físicas dos usuários é premissa básica e, inclusive, é uma questão de direito fundamental. 

Os arquitetos devem se orientar pela NBR 9050 de 25/01/2021, dentre outras leis e decretos sobre o tema, para criar um banheiro com acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD) e /ou para pessoas com mobilidade reduzida (PCM). 

Em linhas gerais, ao menos 10% dos banheiros de espaços públicos e comerciais devem seguir os parâmetros de acessibilidade de acordo com a norma, enquanto que no âmbito familiar essa adequação é opcional. 

Contudo, é sempre bom ter o cuidado de tornar os espaços acessíveis nas residências também. Afinal, é isso que garante a autonomia, segurança e igualdade de uso entre todos os moradores. Nesse sentido:  

"O banheiro PNE não é obrigatório em casas e apartamentos. No entanto, ele proporciona mais segurança e conforto para idosos, gestantes, pessoas em recuperação de cirurgias, com mobilidade reduzida ou com deficiência" - Fonte: Astra-se.

Em termos práticos, criar um banheiro com acessibilidade consiste em pensar em maneiras de facilitar o acesso e uso desse espaço por qualquer pessoa. Isso vai desde a adequação de medidas visando a entrada e o giro em 360 graus da cadeira de rodas (no caso de banheiro com acessibilidade para cadeirantes), à aplicação de barras laterais de apoio para evitar acidentes no banheiro com acessibilidade para idosos, por exemplo. E são todos esses detalhes que veremos a seguir nesse artigo.

Medidas para banheiro com acessibilidade

Fato é que precisamos dar ainda mais atenção aos parâmetros e normas de ergonomia quando o assunto é banheiro com acessibilidade. Pensando nisso, reunimos as principais medidas que você precisa considerar ao criar seu projeto de arquitetura, a seguir. Confira: 

✔ Circulação com giro de 360 graus, ou seja: 1,50 m de diâmetro;

✔ Portas de acesso com, no mínimo, 0,80 cm de largura (sendo 0,90 cm uma largura mais confortável, logo, mais recomendada);

✔ Bacia sanitária para uso adulto com altura de 0,46m do piso e com 0,36m para uso infantil;

✔ Barras de apoio para uso adulto com altura de 0,75m do piso e a 0,60m para uso infantil; 

✔ Suporte para toalha com altura entre 0,80m e 1,20m do piso.

Claro que é preciso considerar cada situação em particular, para que o projeto de arquitetura de interiores seja o mais personalizado possível. Busque entender as necessidades e a rotina do seu cliente para ser assertivo em suas escolhas de projeto, pois como já dissemos, importa que todas as pessoas consigam usar o espaço com conforto e segurança, seja o banheiro com acessibilidade para cadeirantes ou não. 

Checklist de itens para um banheiro com acessibilidade

Em resumo, um banheiro acessível precisa ter: 

✔ Barras de apoio;

✔ Porta acessível;

✔ Área do chuveiro com piso nivelado, barras de apoio e espaço de giro;

✔ Bacia sanitária sem abertura frontal;

✔ Lixeira automatizada (ou basculante);

✔ Entrada independente;

✔ Bacia sanitária e lavatório no mesmo ambiente;

✔ Acionamento de descarga a 1 m de altura;

Além disso, você pode considerar alguns itens adicionais também. Como: 

✔ Ducha higiênica (ao lado da bacia sanitária);

✔ Espelho reclinável;

✔ Banheira adaptada.

Exemplo de banheiro com acessibilidade

Perceba que um banheiro com acessibilidade, como esse da imagem abaixo, é pensado em sentido amplo, ou seja, para atender e viabilizar o uso por qualquer pessoa. Sendo assim, o piso é nivelado e o espaço tem uma excelente área de circulação.

banheiro com acessibilidade

Interessante é pensar no seguinte: em termos medidas para banheiro com acessibilidade, é bom ter como base (mínima) a dimensão ocupada pela cadeira de rodas (1,20 x 0.80), pois dessa forma, pessoas com mobilidade reduzida, acidentadas ou idosas, por exemplo, também vão conseguir usar o banheiro, afinal, o espaço que a cadeira ocupa é maior que de uma pessoa. 

A bacia sanitária não tem abertura frontal e o espaço está todo rodeado de barras de apoio horizontais e verticais. O recomendado é fazer essa instalação a 0.80 cm do chão e jamais optar por modelos de barras em “L”, pois esse formato não é de fácil uso. 

A horizontal atende ao cadeirante e a vertical ao não cadeirante que precisa de certo apoio para desempenhar as suas atividades. Explicando melhor, a barra vertical é uma excelente opção para o banheiro com acessibilidade para idosos, por exemplo. 

Outro fator que precisa ser destacado é que um banheiro com acessibilidade precisa contar com um lavatório no mesmo espaço e esse lavatório deve ser do tipo suspenso, para encaixe da cadeira de rodas. 

Vale incluir no projeto um espelho inclinado para melhor visualização dos usuários, assim como bancos basculantes com os cantos arredondados, pois são excelentes recursos para viabilizar a autonomia e conforto das pessoas. 

As louças e metais, assim como todos os outros itens, precisam ser escolhidas com muita cautela, para que o modelo seja adequado e a aplicação seja feita na altura correta para ser de fácil acesso.

A cuba para banheiro, por exemplo,  deve ser de modelo suspenso (com coluna suspensa) ou mesmo de outro modelo, desde que haja o cuidado especial com o projeto das bancadas, principalmente das saias e, nesses casos específicos, use o sifão articulado. 

O mesmo raciocínio se aplica na hora de escolher a cuba para cozinha, seguindo os parâmetros de acessibilidade. Tenha atenção para o tamanho da saia da bancada, pois é preciso sobrar espaço livre debaixo da bancada. 

A torneira para banheiro deve ser do modelo alavanca, do tipo sensor eletrônico ou outros equivalentes, com esforço máximo de 23N e para o caso de água quente, dê preferência para os termostatos ou monocomandos. É que metais de modelo alavanca costumam ser de fácil manuseio e por isso são os mais indicados até mesmo para as áreas de serviço. 

Veja que é preciso considerar inúmeros detalhes na hora de criar projetos de banheiro com acessibilidade e todos são fundamentais. Na Vobi Academy, em nossa área de cursos da plataforma, temos disponível o workshop feito em parceria com Deca: acessibilidade em banheiros: como detalhar louças e metais que trata de todos esses aspectos sobre o tema com a profundidade que ele merece.

👉 Para você que já é usuário Vobi, basta acessar a Vobi Academy via o seu Dashboard da plataforma.

Agora, se você ainda não é usuário, tá esperando o quê? Solicite já o seu convite e tenha acesso ilimitado aos conteúdos da Vobi Academy, além de todas as ferramentas para facilitar o seu dia a dia!

Nesse artigo, nós vimos como projetar banheiro com acessibilidade, visando o conforto e autonomia de todos os usuários. É questão obrigatória em espaços públicos e muito recomendada nos lares também, e você, enquanto arquiteto, precisa saber como criar projetos funcionais, bonitos e, principalmente, inclusivos. Agora conta para a gente, você já domina esse assunto? 


Até a próxima, 

Equipe Vobi


Referências:

www.caurn.gov.br

www.astra-sa.com

www.guiaderodas.com

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?