Cuba para banheiro
May 3, 2023

Conheça os principais tipos de cuba para banheiro e dicas para instalação

Mais do que um item funcional, a cuba é fundamental na composição de ambientes como um banheiro ou lavabo. No entanto, saber escolher a louça certa para seu projeto de arquitetura e interiores pode não ser uma tarefa tão simples. Atualmente, existem diversos tipos de cuba para banheiro no mercado e, apesar disso ser vantajoso, muitas vezes deixa os consumidores com dúvidas na hora de decidir qual modelo comprar.

Pensando nisso, para não errar, iremos ao longo deste artigo elencar os principais tipos de cubas utilizadas em banheiros, bem como suas especificidades. Confira:

Aproveite a leitura!

Principais tipos de cuba para banheiro

Ao escolher uma cuba para banheiro, é preciso levar em conta as variedades de aplicação que ela possui. Cada modelo de cuba possui sua própria especificação que deve ser considerada logo no início do projeto, pois podem impactar na escolha de torneira, dimensões de bancada e marcenaria, por exemplo.

Cuba de embutir

O tipo mais tradicional e barato, a cuba de embutir vai totalmente por baixo da pedra e o acabamento se dá pelo recorte da bancada. Por isso, não esqueça de considerar uma saia ou um armário sob a bancada para cobrir a altura inteira da cuba, visto que a parte externa desse modelo não possui acabamento.

“Essa cuba é bastante indicada para os clientes que costumam molhar muito a bancada na hora de se lavar, pois tem maior facilidade de retirar a água.”
Cuba para banheiro
Cuba para banheiro
Fonte: Material Webinar Deca

Cuba de sobrepor

Esse modelo de cuba para banheiro é bem similar ao de embutir, sendo a única diferença o fato de possuir uma borda de acabamento que sobrepõe a bancada, por isso, pode apresentar um custo um pouco maior que o citado anteriormente. Ademais, o restante das diferenças são puramente estéticas.

A mesma dica de utilizar uma saia ou armário sob a bancada para cobrir a altura inteira da cuba, vale para este tipo também que, assim como as de embutir, são peças curinga: cabem bem em qualquer ambiente, são clean, sofisticadas e deixam o banheiro funcional e bem adaptado para as necessidades cotidianas dos moradores.

Cuba para banheiro

Cuba de apoio

A cuba de apoio, como o nome já diz, fica totalmente apoiada em cima da bancada. Por ser visível por fora e por dentro, ambos os lados recebem acabamento, e por este motivo, muitas vezes esse modelo pode custar mais caro.

Nessa cuba para banheiro, o furo na bancada é menor, só para passar o cano de saída de água, e o acabamento por baixo é apenas o da válvula para fixar a peça. Trata-se de uma ótima alternativa para espaços menores, pois, com ela, é possível avançar além da borda da bancada, possibilitando ter uma bancada mais estreita, sem ter uma cuba pequena demais.

Cuba para banheiro

No entanto, a escolha da cuba de apoio requer alguns cuidados que precisam de atenção:

  • Fique atento à altura da bancada. Para que o topo da cuba fique em uma altura confortável, a bancada tem que ficar mais baixa. Com isso, o espaço de armário também é menor. 
  • Opte por modelos ovais ou circulares – os quadrados, apesar de lindos, podem ter problemas com o escoamento da água e com a limpeza da pia. Se for um banheiro de uso constante, opte por um modelo com o fundo mais inclinado. 
  • Nem toda torneira para banheiro funciona para cuba de apoio. A torneira deverá ser de bica alta e com acionamento por cima ou de parede. Verifique a altura da cuba e da torneira antes de comprar as duas.
Cuba para banheiro
Fonte: Material Webinar Deca

Cuba de semiencaixe

A cuba de semiencaixe também funciona super bem em banheiros pequenos com pouco espaço para o móvel embaixo da bancada. Talvez, esse seja o motivo pelo qual esse modelo vem ganhando destaque no mercado, visto que a tendência de viver em apartamentos pequenos cresce cada vez mais.

Quando fixadas sobre o tampo, ficam com parte de sua estrutura para fora do tampo. Dessa forma, é possível ter uma bancada com dimensões mais restritas, a partir de 35cm de profundidade, ao invés de 50cm, que seria o ideal para uma cuba para banheiro embutida, por exemplo.

“Assim como a cuba de apoio, esse modelo também fica bastante visível: uma borda acima da bancada, à frente e uma parte das laterais ficam aparentes e têm acabamento. Por isso, ela também é um pouco mais cara. Além disso, você precisa ter uma saia alta, cobrindo no mínimo toda a altura da cuba.”
Cuba para banheiro

Cuba de piso

As cubas de piso são modernas, versáteis e não possuem necessidade de serem instaladas próximas à parede, já que o ponto de esgoto, para esse modelo, fica no piso. Esse é o tipo ideal para quem deseja uma cuba no meio do banheiro, por exemplo.

Cuba para banheiro
Fonte: Material Webinar Deca

Cuba suspensa

Instalada diretamente na parede, a cuba suspensa é uma opção muito prática e econômica, pois dispensa o uso de bancada ou gabinete, possibilitando o uso do espaço embaixo deles se necessário. Esse modelo é muito comum em ambientes pequenos, como lavabos e também em banheiros públicos ou banheiro com acessibilidade.

Sua desvantagem, para alguns, é o fato do sifão ser aparente mas, para resolver esse problema, existem algumas cubas suspensas com formato reto, permitindo um armário sob medida embaixo.

Cuba para banheiro

Cuba de canto

Em banheiros ainda menores, um lavatório de canto pode ser o único modelo possível. Também suspensos e baratos, eles são geralmente menores que cubas suspensas, além de possuírem a desvantagem do sifão aparente também.

Cuba para banheiro

Cuba com coluna - Lavatório

Talvez o maior benefício de uma cuba para banheiro com coluna ou lavatório seja a questão do custo. Pois, com esse modelo não é necessário investir em um tampo de pedra e comprar uma cuba separada. Sendo uma escolha muito vantajosa em banheiros onde não há espaço para uma bancada larga.

Por outro lado, a desvantagem é que você não terá muito espaço para apoiar objetos. Portanto, essa opção é mais recomendada para quem não deseja investir muito na obra, e/ou se for um banheiro pequeno sem muita coisa para guardar.

Cuba para banheiro

Cuba esculpida

A cuba esculpida é a grande tendência do momento. Feita no mesmo material do tampo (pedra, porcelanato, corian, concreto, etc), é uma opção sofisticada, que se adapta bem a qualquer formato.

Ao especificar uma cuba para banheiro esculpida, o profissional precisa definir como será o projeto de detalhamento dela, se a válvula será oculta ou aparente e se o escoamento será inclinado ou reto.

A maior vantagem desse modelo é a mesmo da de embutir em louça: a facilidade para a retirada de água das bordas da bancada, não havendo nenhuma barreira física. Também é um tipo de cuba que deixa a escolha da torneira mais livre.

Cuba para banheiro

Qual modelo de cuba para banheiro devo escolher?

Tudo irá depender das necessidades e preferências do seu cliente. Apesar de não existir uma fórmula mágica, elencamos 3 pontos de atenção que devem ser considerados na hora de tomar uma decisão.

1. Considere o tamanho do espaço

Seja uma cuba para cozinha ou uma cuba para banheiro, o fato é que um ponto fundamental ao tomar uma decição é estudar o tamanho do ambiente. As medidas ideais vão depender da dimensão do espaço e consequentemente da bancada.

Por isso, a dica é: escolha uma cuba proporcional. Em uma bancada menor, uma cuba menor será melhor, tanto esteticamente quanto funcionalmente. Lembre-se: praticidade deve ser a palavra de ordem ao se planejar um projeto!

2. Considere o tipo de torneira para banheiro

Também é importante saber qual tipo de torneira para banheiro será utilizado, a fim de conferir as medidas para que o projeto corra perfeitamente. Por exemplo: se a torneira for de mesa, ela será instalada atrás da cuba, sendo necessário deixar pelo menos 12 cm entre a cuba e a parede. Por isso, é preciso se planejar antes de executar!

Cuba para banheiro
Fonte: Material Webinar Deca

Dica: Colocar o metal e a louça escolhidos em planta baixa e/ou corte irá ajudar na visualização e evitar erros como esse abaixo:

Cuba para banheiro
Fonte: Material Webinar Deca

3. Considere as dimensões da bancada

O tamanho da bancada também merece atenção, bem como a altura da sua instalação, que deve ser feita após a escolha da cuba para banheiro. Deixe pelo menos 5cm entre a frente da cuba e a bancada. Para a altura, não há medidas fixas a serem seguidas, mas o cálculo é sempre a partir da borda da cuba, ou seja, a parte mais alta dela, até o chão. 

Atentando-se a esses pontos, você garante o aproveitamento do espaço, bem como a plena usabilidade dos itens.


Até a próxima,

Equipe Vobi

 

Referências:

www.vivadecora.com.br

www.hometeka.com.br

www.blog.abcdaconstrucao.com.br

www.tudoconstrucao.com

www.manualdaobra.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?