Cuba para cozinha
May 3, 2023

Cuba para cozinha: conheça os principais tipos

Ao fazer um projeto de uma cozinha, na maioria das vezes, damos maior atenção na escolha dos revestimentos e mobília, do que na escolha da cuba. Engana-se quem pensa que essa não é uma peça importantíssima no ambiente, não só por sua funcionalidade, mas também estética. Ao escolher a melhor cuba para cozinha, é necessário levar em conta uma série de fatores e características, portanto, não dá para ignorar a importância de definir o modelo certo para o seu projeto. 

Mas calma, neste artigo, iremos esclarecer esse assunto para que você não tenha mais dúvidas na hora de escolher uma cuba para cozinha. Confira:

Aproveite a leitura!

Principais tipos de cuba para cozinha

Cuba de embutir

O modelo de embutir é o mais comum e inclusivo, sendo possível ser utilizado tanto em cuba para banheiro, quanto para cozinha, além de ser o mais vendido no mercado, feito, em sua maioria, de inox. 

Trata-se de uma opção prática e higiênica, pois não fica nenhuma interrupção ou relevo na bancada, permitindo que a água escorra mais facilmente. Ela é colada por baixo da bancada, de forma que o recorte fica à mostra, por isso, o recorte tem que ser feito de forma bem acabada.

cuba para cozinha

Cuba de sobrepor

Esse modelo de cuba para cozinha é parecido com o mostrado no tópico anterior. A principal diferença é o fato de ser encaixado na bancada com uma borda sobressalente e não colado na parte inferior.

cuba para cozinha

Cuba esculpida

A cuba esculpida é feita no mesmo material da bancada (pedra, porcelanato, corian, concreto, etc) e, por isso, costuma ter um valor mais caro do que um modelo pronto de inox.

Esse tipo de cuba para cozinha pode ter o fundo reto ou em rampa, e em ambos os casos, existe a possibilidade de ter uma bandeja removível cobrindo a válvula ou não (conforme imagem abaixo). Em uma cozinha, a cuba com fundo reto é a mais indicada para que, assim, possa haver mais espaço para colocar louças dentro dela.

cuba para cozinha
Fonte: Manual da Obra

Cuba para cozinha: simples, dupla ou tripla?

Cuba simples

“Existem diversos modelos de cuba para cozinha e, entre eles, o tipo simples é o mais tradicional nas casas brasileiras. Ideal para as cozinhas pequenas, onde é preciso dividir o espaço do balcão com a pia, pois apresenta apenas um compartimento.”
cuba para cozinha

Cuba dupla

A cuba dupla é ideal para cozinhas grandes e com bancada espaçosa. Esse modelo possui dois compartimentos que oferecem mais conforto ao usar a pia. Essa versão permite realizar duas atividades ao mesmo tempo, como lavar e higienizar os alimentos. 

cuba para cozinha

Cuba Tripla

Três é demais? Não nesse caso. A cuba para cozinha tripla é um modelo ainda mais funcional e uma ótima escolha para quem usa bastante este ambiente e gosta de cozinhar. Geralmente as cubas das extremidades são maiores, enquanto a parte central é reduzida.

cuba para cozinha

Formatos de cuba para cozinha

Em sua grande maioria, uma cuba para cozinha costuma ser retangular, com bordas arredondadas. O outro formato possível é o redondo, mais comum em churrasqueiras e pias menores, pois é ótima para usar nos cantos e prática para ganhar espaço.

Tipos de acabamentos em inox de cuba para cozinha

Com relação aos tipos de acabamentos, o aço inox ainda é o mais comum dentre os modelos de cuba para cozinha. No entanto, existem algumas diferenças que variam de acordo com o tratamento que se dá na última etapa de fabricação. Sendo eles: 

Polido: brilho natural do próprio aço inox;

Alto brilho: brilho chegando a ser reflexivo como um espelho.

Acabamento acetinado: acabamento que deixa pigmentos de brilho perolizado.

Acabamento escovado: textura mais fosca, pois o metal fica menos tempo sendo lixado para remover as imperfeições.

Acessórios de cuba para cozinha

Hoje em dia é possível encontrar no mercado diversas opções de acessórios de cuba para cozinha, desde opções indispensáveis até algumas que deixam o item muito mais prático. Veja abaixo:

Válvula/Ralo: a peça que coleta a água e leva para o sifão. Responsável por escoar a água e os resíduos que a cuba recebe. Lembre-se: confira as especificações do produto escolhido se ele já vem com a válvula ou não. 

Válvula de escape: na parte de cima, que funciona como um ladrão caso a válvula principal esteja fechada e a cuba comece a transbordar.

Sifão: é a peça que vai levar a água da válvula até o ponto de esgoto na parede. A curva dele existe para que fique sempre um pouco de água parada, impedindo que o cheiro de esgoto do encanamento passe para o ambiente. Só preste atenção para deixar o meio dele mais baixo que o ponto de esgoto, para deixar aquela água parada.

Dosador de detergente: dosador da quantia necessária de detergente, sem desperdício.

Calha Úmida: utilizado para escorrer louças ou alimentos, as calhas irão coletar toda água dos escorredores e escoarão diretamente pelo esgoto através de um dreno no centro da peça. 

Cestinho para lavar verduras: permite que lave os alimentos dentro do cesto impedindo que algum vestígio de alimento caia no ralo da pia.

Tábua de madeira para manusear e cortar alimentos: para cortar alimentos sem danificar a bancada.

Escorredor: permite escorrer louças e talheres.

Triturador: é possível ser acoplado em alguns modelos. Ele permite que você jogue pedaços de comida direto na pia, dispensando aquela peneira que protege a válvula retendo os sólidos.

Qual modelo de cuba para cozinha devo escolher?

Considere as instalações do espaço

Entre as dicas para escolher uma cuba para cozinha, um lembrete importante é averiguar se o modelo desejado possui compatibilidade com as instalações do ambiente, como com o tampo da pia e se ele tem furo para torneira. 

Considere o tamanho da cozinha e da bancada

Atenção também com o tamanho da cuba, que precisa ser compatível com as dimensões da sua bancada. 

Considere a marcenaria

Atenção para o tamanho do armário sob a bancada, ele irá determinar a largura máxima da cuba escolhida. O ideal é que sua cuba não seja mais larga que o módulo de armário abaixo dela, evitando-se, assim, a necessidade de recortes na marcenaria.

Além disso, é importante avaliar a altura do armário superior ou prateleira para que não ocorra problemas como exemplificado na imagem abaixo:

cuba para cozinha
Fonte: Material Webinar Deca

Considere o tipo de torneira

Considere o tipo de torneira para saber a profundidade máxima da cuba. É importante saber qual será a torneira utilizada para checar se as medidas exatas da cuba escolhida vão dar certo.

Se a torneira for de mesa ela ficará atrás da cuba, e é necessário deixar pelo menos 10cm entre a cuba e a parede. Se a torneira for de parede, a cuba pode ficar mais próxima da parede, a um mínimo de 5cm. E na frente da cuba, deixe pelo menos 5cm até a borda da bancada.

Veja também o nosso Guia de como escolher uma torneira para banheiro e cozinha, clicando aqui.

cuba para cozinha
Fonte: Material Webinar Deca

Viu como existem muitas decisões que envolvem a escolha de uma simples cuba para cozinha? Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a esclarecer todas as dúvidas.


Até a próxima,

Equipe Vobi

 

Referências:

www.tudoconstrucao.com

www.manualdaobra.com.br

www.blog.abcdaconstrucao.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?