sustentabilidade na construção civil

Sustentabilidade na construção civil: O Caminho para um Planeta Mais Verde

O setor da construção civil é o que mais gera resíduos na atualidade. Cerca de 25% do investimento em uma construção convencional é desperdiçada. Ou seja, ¼ do capital foi literalmente para o lixo. Quando pensamos nos recursos hídricos utilizados em construções convencionais, estamos falando de cerca de 16% da água disponível em rios e aquíferos. Como se não bastasse, esse setor é responsável por 30% a 40% das emissões de CO₂.

Esses dados assustadores refletem apenas uma parcela do impacto que as construções geram no meio ambiente. E nós, enquanto profissionais da construção civil, temos um papel vital em transformar essa realidade. A sustentabilidade na construção civil não é apenas uma tendência, mas uma necessidade permanente. 

Cabe a nós, enquanto agentes de mudança, inovar e desenvolver estratégias que minimizem o impacto negativo de nossas atividades no meio ambiente. A adoção de práticas sustentáveis na construção civil não é apenas uma questão ética, mas também um caminho para reduzir custos e aumentar a competitividade de nossos negócios.

A construção sustentável oferece benefícios para o meio ambiente e para a saúde e bem-estar das pessoas, para a economia e para a sociedade como um todo. Ao adotar tais práticas, temos a oportunidade de construir um legado duradouro que vai além de nossos projetos individuais, um legado de preservação e respeito ao planeta.

Nesta leitura, vamos discutir a importância da sustentabilidade na construção civil, onde abordaremos os seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

Benefícios da construção sustentável

Uma construção sustentável, pode ser entendida como um processo de construção consciente e responsável que busca criar uma harmonia equilibrada entre os ambientes naturais e construídos. Este tipo de construção considera o impacto das atividades humanas no ambiente em todas as fases do processo, desde a concepção até a manutenção do edifício.

Dentro deste processo, a sustentabilidade na construção civil não se limita apenas à redução de impactos negativos, mas também busca gerar impactos positivos no meio ambiente e na sociedade. Isso significa que os materiais utilizados, por exemplo, não são apenas selecionados por suas características de baixo impacto ambiental, mas também por sua capacidade de contribuir para o bem-estar dos ocupantes e para a preservação do ambiente natural.

Além disso, a construção sustentável inclui a utilização de materiais ecológicos ou recicláveis e o emprego de técnicas que minimizem o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos. Nesse sentido, uma construção sustentável é aquela que se preocupa em coexistir harmoniosamente com a natureza, não a afetando de maneira negativa. 

Os benefícios de adotar essa prática são vários, como:

Minimização de Impactos Ambientais

A construção sustentável é uma abordagem que busca reduzir os danos geralmente causados ao meio ambiente pelas práticas de construção tradicionais.

Na construção convencional, como a que utiliza alvenaria, gera muitos resíduos, dos quais a maioria não podem ser reutilizados, levando ao desperdício e à necessidade de constante exploração de novas matérias-primas. Esse processo contínuo exerce pressão significativa sobre nossos recursos naturais e meio ambiente.

No entanto, no contexto da construção sustentável, a ênfase é colocada no uso de materiais que podem ser reutilizados e reciclados. 

Um exemplo disso é o uso de tijolos feitos a partir de materiais reciclados, como o entulho de construção ou até mesmo o plástico. Esses tijolos, além de reduzirem a quantidade de resíduos que seriam descartados, também diminuem a necessidade de extração de novos recursos naturais para a produção de tijolos convencionais.

Maior custo benefício

É verdade que a construção sustentável pode ter um custo inicial mais elevado. Mas é importante frisar que este é um investimento que trará benefícios no médio e longo prazo, proporcionando um excelente retorno sobre o investimento.

Um dos principais motivos é que os imóveis sustentáveis proporcionam uma redução substancial nos custos operacionais. Recursos como energia e água são usados de maneira mais eficiente em construções sustentáveis. Por exemplo, a adoção de tecnologias como painéis solares, sistemas de coleta de água da chuva, iluminação de baixo consumo de energia e isolamento térmico eficiente, podem significar economias significativas nas contas mensais. A economia de energia, água e até gás, resultante desses elementos, compõe a redução dos custos operacionais que, em alguns anos, pode compensar o investimento inicial.

Além disso, os imóveis sustentáveis são cada vez mais valorizados no mercado imobiliário. Há uma tendência crescente de demanda por propriedades que são ambientalmente responsáveis e que promovem um estilo de vida mais sustentável. Consequentemente, um imóvel que segue princípios de sustentabilidade pode ser revendido por um valor superior ao que foi adquirido, proporcionando um retorno financeiro adicional.

Melhoria da Qualidade de Vida

Os edifícios sustentáveis não só são eficientes em termos de energia e recursos, mas também proporcionam um ambiente saudável. Eles são projetados com foco na qualidade do ar interior, iluminação natural, conforto térmico e acústico, e geralmente incluem áreas verdes que promovem a interação com a natureza. Além disso, vivendo em um imóvel sustentável, os moradores têm a oportunidade de adotar um estilo de vida mais consciente. A interação com os espaços verdes e a participação em práticas sustentáveis tendem a melhorar a saúde e bem-estar dos ocupantes, além de promover um senso de comunidade e conexão com o meio ambiente.

Práticas sustentáveis na construção civil

Através de práticas sustentáveis, é possível reduzir o uso de recursos, diminuir a produção de resíduos e ainda promover ambientes mais saudáveis e econômicos. A seguir, detalharemos práticas que têm transformado a maneira como construímos e interagimos com esses espaços. 

No contexto da construção civil, uma abordagem ecologicamente consciente requer a escolha de materiais que minimizem o impacto ambiental, reduzam a toxicidade e necessitem de menor manutenção. Exemplos disso são:

Estrutura de Aço Galvanizado

Conhecido também como steel frame, esse sistema emprega perfis de aço galvanizado na estrutura, proporcionando menor geração de resíduos, e elevada eficiência na construção e uma durabilidade que pode estender-se por centenas de anos.

Drywall

O gesso acartonado vem ganhando destaque no setor de construção pela sua ótima relação custo-benefício, sustentabilidade e durabilidade. Por isso, vem se tornando uma opção cada vez mais atrativa para quem procura alternativas mais ecológicas.

Tijolos Ecológicos

Tijolos ecológicos são frequentemente feitos a partir de materiais reciclados como resíduos de construção ou resíduos industriais. Além de diminuir o volume de resíduos destinados aos aterros, estes tijolos demandam menos energia em sua produção quando comparados aos tijolos tradicionais. Eles não apenas ajudam a reduzir a pegada de carbono do projeto, mas também apresentam propriedades de isolamento térmico e acústico superiores, contribuindo para a eficiência energética do edifício.

Implementação de Isolamento Térmico

Incorporar isolamento térmico em uma construção pode oferecer conforto térmico e, ao mesmo tempo, economia de energia, reduzindo a necessidade de uso intensivo de aquecedores e ar-condicionados. Alguns tipos de isolamento térmico ecológicos que podem ser utilizados na construção civil são: Fibra de celulose, Isopor reciclado e Lã de cânhamo.

Ventilação Adequada

Um design sustentável deve considerar a ventilação adequada do ambiente para manter o conforto climático. Isso evita a necessidade de uso constante de equipamentos de controle de temperatura e ajuda a reduzir o consumo de energia.

Instalação de Painéis Solares

sustentabilidade na construção civil

A energia solar é uma fonte de energia renovável que tem sido amplamente utilizada em construções sustentáveis. A instalação de painéis solares ou placas fotovoltaicas ajuda a gerar energia elétrica a partir da luz solar, contribuindo para a redução da dependência de fontes de energia não renováveis.

Gestão Eficiente de Recursos Hídricos

A construção civil é um setor que utiliza grandes quantidades de água. Portanto, uma prática sustentável envolve a implementação de estratégias para o uso eficiente da água, como o reaproveitamento da água da chuva e a instalação de equipamentos que economizam água, como torneiras com arejadores que, conforme indicado por diversos fabricantes, a utilização deste aparelho pode resultar em uma economia de consumo que varia entre 50% e 80% deste recurso. Além disso, o tratamento adequado da água e do esgoto é fundamental para evitar a contaminação dos recursos hídricos.

Gerenciamento de Resíduos

Em qualquer projeto de construção, a produção de resíduos é inevitável. No entanto, uma abordagem sustentável requer que esses resíduos sejam adequadamente geridos.

Esse objetivo pode ser alcançado através da redução da geração de resíduos, a reutilização de materiais sempre que possível e a disposição adequada dos resíduos que não podem ser reutilizados ou reciclados. Este tipo de gestão responsável de resíduos não só minimiza o impacto ambiental, mas também pode trazer benefícios econômicos, por conta da economia de materiais.

Certificações e selos verdes na construção sustentável

Certificações e selos verdes são cada vez mais requisitados na indústria da construção civil, pois atestam a sustentabilidade de um projeto de construção. Eles são importantes tanto para dar aos consumidores a certeza de que estão investindo em uma propriedade ecologicamente consciente, quanto para permitir que as empresas demonstrem seu compromisso com a sustentabilidade. No Brasil, existem várias certificações e selos verdes disponíveis, como:

LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)

É um dos selos verdes mais conhecidos e respeitados mundialmente, incluindo o Brasil. O LEED avalia a sustentabilidade de um edifício em várias categorias.

  1. Espaço Sustentável, que avalia o impacto da construção sobre o meio ambiente local. 
  2. Eficiência do Uso da Água, considerando práticas que reduzem o consumo deste recurso. 
  3. Energia e Atmosfera, avalia a eficiência energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa.
  4. Materiais e Recursos, analisa a seleção de materiais sustentáveis e a gestão de resíduos da construção.
  5. Ambiental Interna, quinto critério, trata do conforto e bem-estar dos ocupantes do edifício.
  6. Inovação e Processos, que incentiva a implementação de estratégias sustentáveis inovadoras. 
  7. Por último, os Créditos de Prioridade Regional visam reconhecer as iniciativas que abordam as questões ambientais específicas de cada região.

Com esses critérios, a LEED estimula a construção sustentável e contribui para que os edifícios tenham menor impacto ambiental e maior eficiência energética,

Selo Casa Azul da Caixa

É um selo nacional desenvolvido pela Caixa Econômica Federal. Ele avalia a sustentabilidade de empreendimentos habitacionais em categorias como gestão da água, eficiência energética e qualidade do ambiente do entorno.

AQUA (Alta Qualidade Ambiental)

É um selo francês adaptado para o Brasil pela Fundação Vanzolini. Ele é focado na gestão do projeto, eficiência energética e escolha consciente dos materiais de construção.

Procel Edificações

É um selo desenvolvido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em parceria com a Eletrobras, que certifica a eficiência energética de edificações novas e existentes.

Selo GBC Brasil Casa

Este selo é oferecido pelo Green Building Council Brasil e foca especificamente na avaliação de casas e residências em termos de eficiência energética, uso de água e materiais sustentáveis.

Vale ressaltar que cada uma dessas certificações tem seus próprios requisitos e critérios de avaliação. A obtenção de um selo ou certificação verde é um processo que requer planejamento e atenção aos detalhes desde as fases iniciais do projeto.

Estudos de caso de projetos sustentáveis

Neste tópico, exploraremos alguns estudos de caso que demonstram a aplicação bem-sucedida de práticas e tecnologias que apoiam a sustentabilidade na construção civil

Eldorado Business Tower - São Paulo

O edifício recebeu o mais alto nível de certificação LEED C&S - Platinum na América Latina. Entre as práticas sustentáveis implementadas no Eldorado Business Tower, destacam-se o uso de sistemas inteligentes de aproveitamento de água, que contribuem para a redução do consumo desse recurso, além de promover a economia de energia. O edifício também adota a coleta seletiva de resíduos e possui sistemas que reduzem a vazão da água utilizada.

Eldorado Business Tower foi projetado levando em consideração a eficiência energética, utilizando tecnologias e estratégias que contribuem para a redução do consumo de energia. Também foram adotadas medidas para proporcionar maior conforto térmico e qualidade ambiental interna aos ocupantes.

O projeto do Eldorado Business Tower apresentou resultados significativos em termos de desempenho ambiental, evidenciando seu compromisso com a sustentabilidade. Alguns dos principais resultados alcançados são:

  • O uso exclusivo de água não potável para irrigação, resultando em 100% de economia de água potável nesse aspecto.
  • A destinação adequada de 74% de todos os resíduos gerados durante a construção, evitando o descarte em aterros.
  • Utilização de 95% de madeira certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council), garantindo sua procedência sustentável.
  • O uso de 30% de materiais provenientes de fontes recicladas.
  • Uma redução de 18% no consumo de energia.
  • Aquisição de 50% dos materiais de fornecedores locais, reduzindo o impacto do transporte.

Rochaverá Corporate Towers -  São Paulo

sustentabilidade na construção civil
Fonte: Galeria da arquitetura

Projetado pelo escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos, o complexo de escritórios em São Paulo se destaca pela sua ousada arquitetura, fachadas translúcidas e construção sustentável. Composto por quatro torres, o empreendimento foi projetado em torno de uma praça central e apresenta ângulos não ortogonais desafiadores, com inclinação de 9º nas laterais das torres A e B.

As fachadas translúcidas do Rochaverá combinam elementos pré-moldados de concreto revestidos por placas de granito polido, além de uma estrutura de alumínio e fechamento de vidro. Essas fachadas especiais de vidro de alta eficiência energética cobrem 41% da superfície, proporcionando uma barreira ao calor e reduzindo a necessidade de ar-condicionado e o consumo de energia elétrica. 

O Rochaverá Corporate Towers foi certificado pelo GBC (Green Building Council) com o LEED Gold, atendendo a critérios de redução do consumo de energia, diminuição do uso de recursos não renováveis, melhoria da qualidade do ar interno e otimização da qualidade de vida dos usuários.

O complexo utiliza automação em diversos sistemas, como iluminação, elevadores e ar-condicionado, resultando em uma economia significativa de energia elétrica. Conta também com tratamento das águas pluviais, água cinza e água de condensação das torres contribui para a otimização do uso da água, reduzindo o consumo em 50%.

Com todas essas soluções sustentáveis, o Rochaverá Corporate Towers se destaca como um exemplo de projeto que alia arquitetura de qualidade, eficiência energética e preocupação com o meio ambiente.

Como utilizar os seus diferenciais e conquistar mais clientes com o Criador de Site da Vobi

Mostre aos potenciais clientes como você está comprometido com sustentabilidade na construção civil, destacando os materiais sustentáveis utilizados, as práticas de eficiência energética, o uso de energia renovável e outras medidas adotadas para minimizar o impacto ambiental. Uma ótima forma de mostrar isso é através do seu próprio site, nele você pode destacar os projetos de construções sustentáveis que você realizou. 

Não sabe por onde começar? Calma! A Vobi te ajuda com isso.

Para isso existe o criador de site da Vobi, com várias funcionalidades e recursos disponíveis na plataforma. 

Uma das principais vantagens do criador de site da Vobi é a possibilidade de personalização. Utilize os recursos de design e layout para criar um site único e atraente, que reflita a identidade visual do seu escritório e transmita profissionalismo. Adicione imagens de projetos e trabalhos realizados, informações sobre sua equipe e serviços oferecidos, e depoimentos de clientes satisfeitos.

Além disso, o criador de site da Vobi é intuitivo e fácil de usar, permitindo que você crie e atualize seu site de forma autônoma, sem a necessidade de conhecimentos técnicos em programação. Isso significa que você pode manter seu site sempre atualizado, adicionando novos projetos, atualizando informações e divulgando notícias e novidades do seu negócio.

Outro diferencial importante é a integração com outras ferramentas e mídias sociais. Aproveite essa funcionalidade para conectar seu site às suas contas nas redes sociais, permitindo que os visitantes compartilhem seu conteúdo e aumentando a visibilidade da sua marca.

Ao utilizar todos esses diferenciais oferecidos pelo criador de sites da Vobi, você estará maximizando suas chances de conquistar mais clientes, promover seu escritório de arquitetura e se destacar no mercado.

Até a próxima, 

Equipe Vobi.

Referências:

www.g1.globo.com

www.plack.com.br

www.canopus.com.br

www.lafaetelocacao.com.br

www.mapadaobra.com.br

www.galeriadaarquitetura.com.br

www.galeriadaarquitetura.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?