Slump test

Slump test: tudo sobre a avaliação da trabalhabilidade e consistência do concreto

O slump test é uma técnica muito utilizada para avaliar a consistência do concreto, sendo um ensaio de extrema importância na construção civil. O teste de slump ajuda a certificar a qualidade, prevenir problemas de execução, economizar tempo e dinheiro e, ainda, garantir a segurança dos trabalhadores e da estrutura.

Esse teste deve ser sempre realizado para avaliar a capacidade do concreto de se deformar sob carga, e  ser realizado durante a produção do concreto para que se garanta a consistência ideal a ser utilizada. 

Em território brasileiro, o teste de slump é padronizado por normas técnicas, como a NBR NM 67/1998 - Concreto - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone - determinando um método a ser adotado para realização do teste, considerando a consistência do concreto fresco em laboratório ou na obra. 

Para conhecer mais sobre o slump test concreto, as normativas relacionadas e como o ensaio é realizado na prática, leia os tópicos:

Aproveite a leitura!

O que é slump test?

Antes da definição do slump test, precisamos rever algumas propriedades. Sabe-se que o traço do concreto é uma combinação de materiais (aglomerante, agregado miúdo, agregado graúdo e água) que visa atingir as propriedades desejadas, como resistência mecânica e trabalhabilidade, necessárias para o uso em uma construção.

A trabalhabilidade do concreto refere-se à sua capacidade de ser misturado, transportado, lançado e adensado com facilidade e sem separação excessiva dos seus componentes, resultando em uma estrutura coesa e homogênea.

Além do traço, aditivos e métodos de transporte, o motivo que mais influencia na trabalhabilidade do concreto é a consistência. Ela está diretamente relacionada com a maior ou menor fluidez do concreto, tendo como o principal fator de definição o teor de água. Quanto maior for a quantidade de água menor será a resistência.

O slump test, ou ensaio de abatimento do concreto, é um experimento utilizado para avaliar a consistência do concreto fresco, por meio da medição de sua deformação sob carga, sendo comumente realizado no canteiro de obras. 

O teste é realizado despejando o concreto em um molde padrão em formato de cone truncado e, em seguida, essa forma é removida cuidadosamente. O grau de abatimento (ou slump) do concreto é medido pela diferença entre a altura original do molde e a altura do concreto após a remoção dessa forma. 

O resultado do slump test é comparado com os valores especificados em normas técnicas, como a NBR NM 67/1998, para determinar se a consistência do concreto é adequada para o uso na construção civil e, assim, garantir a qualidade e a segurança do concreto na obra. Saiba em quais situações devem ser realizado o slump teste

  • Antes do lançamento do concreto na obra: para garantir que o material tenha a consistência adequada para ser facilmente lançado, compactado e adensado.
  • Após mudanças no traço ou nas condições de produção do concreto: para  que se garanta que as mudanças realizadas não afetaram a consistência do concreto de forma negativa. Ou, ainda, quando tiver sinais de segregação, exsudação ou outros problemas relacionados à consistência do concreto. 
  • Quando o controle de qualidade exige: o teste pode ser exigido como parte do controle de qualidade em obras e projetos.

A importância do slump test

O slump test é um ensaio simples e essencial que pode evitar problemas estruturais e prejuízos financeiros na construção de uma edificação. Por isso, sua realização é fundamental para garantir a qualidade do concreto utilizado na obra.

Se, ao construir uma casa, o ensaio de abatimento do concreto não for realizado, a mistura desse material construtivo pode ser inadequada, o que futuramente pode levar a diversos problemas. A insuficiência da consistência pode levar a não compactação do concreto, logo, o resultado será, por exemplo, pilares e vigas com fissuras ou até colapsadas. Esse cenário compromete a durabilidade da edificação.

Ou de maneira oposta, se a mistura do concreto houver consistência excessiva, será difícil acontecer o adensamento do material, podendo resultar em vazios na estrutura da edificação - também conhecidos como bicheiras. Além de que, a utilização de um concreto muito rígido interfere no acabamento da obra, dificultando assim, o assentamento de piso.

Logo, a falta da realização do slump test pode levar a diversos problemas na construção de uma edificação, entre essas problemáticas estão: defeitos estéticos, diminuição da vida útil da estrutura, problemas de segurança, atrasos na obra e, consequentemente, aumento de custos. 

Vale ressaltar que o ensaio de abatimento do concreto é simples e rápido, e seu custo é irrisório em comparação aos prejuízos que podem ser causados por uma mistura inadequada de concreto.

Slump test norma

A norma do slump test NBR NM 67:1998 (Concreto - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone), estabelece um método para a realização do slump test. A norma é dividida em objetivo, referências normativas, amostragem, aparelhagem, procedimento, expressão dos resultados e relatório do ensaio. Observe, a seguir, a descrição dos materiais a serem utilizados no ensaio:

  • Molde: elemento metálico com o formato de um cone com as seguintes dimensões: altura total de 30 cm, diâmetro superior de 10 cm e diâmetro inferior de 20 cm e, ainda, com a espessura igual ou maior que 1,5mm
  • Haste de compactação: seção circular, reta, feita de aço com diâmetro de 16 mm e comprimento de 600 mm com extremidades arredondadas.
  • Superfície de placa base: apoio do molde, deve ser metálica, plana, quadrada ou retangular, com lados de dimensão não inferior a 500 mm e espessura igual ou superior a 3 mm.
slump test
Molde e haste slump test. | Fonte: NBR NM 67/1998

Em cada obra ou etapa da construção, pode haver variações na trabalhabilidade ou abatimento do concreto, dependendo das especificações do cliente. Isso acontece porque à medida que os pavimentos são construídos em alturas maiores, o bombeamento do concreto torna-se mais difícil. 

Para solucionar esse problema, é possível utilizar um concreto mais fluido e seguir as orientações do projeto para garantir uma melhor penetração do concreto na armadura e facilitar o seu adensamento.

A norma NBR 8953/2015 (Concreto para fins estruturais — Classificação pela massa específica, por grupos de resistência e consistência) específica os concretos com relação a trabalhabilidade, medida pelo ensaio de abatimento - slump test -, em cinco classes:

Slump test
Tabela - Classes de consistência | Fonte NBR 8953/2015 - adaptado.

Ou seja, quanto maior for o slump (consistência) do concreto, maior a facilidade de ser lançado e adensado, isso quer dizer que se há uma boa trabalhabilidade. Em relação aos valores de abatimento, irá depender do tipo de uso do concreto. 

Essa norma, citada anteriormente, define as classes de resistência do concreto, os requisitos de durabilidade, as exigências de controle de qualidade e as metodologias de ensaio para garantir que o concreto utilizado na construção apresente características adequadas de resistência e durabilidade. Possuindo, então, o objetivo de garantir a segurança e a durabilidade das edificações, evitando possíveis patologias e riscos à saúde e à vida dos usuários.

Slump test, como fazer?

Apesar do slump test ser um ensaio relativamente simples que pode ser realizado no próprio canteiro de obras, você ou quem for fazer, deve ter os materiais necessários e seguir o passo a passo á risca, acompanhe a seguir:  

Checklist de materiais:

  • Molde com tronco cônico de metal;
  • Haste metálica para compactação do concreto;
  • Régua metálica graduada em centímetros;
  • Superfície plana e nivelada para apoiar o molde.

Passo 01: coloque o molde tronco-cônico sobre uma superfície plana e nivelada, de forma que a base maior fique apoiada firmemente no solo.

Passo 02: molhe as paredes internas do molde com água limpa, sem encharcar.

Passo 03: preencha o molde com o concreto a ser testado, em três camadas iguais, compactando cada camada com 25 golpes de haste metálica. Os golpes devem ser uniformemente distribuídos ao longo da superfície do concreto.

Passo 04: posteriormente a última camada, nivele a superfície do concreto com a haste metálica e limpe o excesso de concreto ao redor do molde.

Passo 05: remova o molde de forma vertical, sem sacudir ou mover o concreto. O processo deve ser realizado de 5 a 10 segundos. 

Passo 06: meça a altura do abatimento do concreto com uma régua metálica, a partir da altura original do molde até o ponto mais alto da superfície do concreto.

Slump test
Fonte: NBR NM 67/1998

Passo 07: compare o valor obtido com os valores especificados em normas técnicas, como a NBR 8953/2015, para avaliar se o concreto apresenta a consistência desejada para o uso na obra. 

O tempo para realização do slump test é crucial, deve ser realizado sem interrupções e finalizar-se em 150 segundos, visto que o concreto fresco é uma mistura com tempo de trabalho limitado, logo, é importante não atrasar o início da moldagem após a mistura e seguir as orientações do fornecedor do concreto.

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

https://www.escolaengenharia.com.br/

https://nelsoschneider.com.br/

https://www.engemix.com.br/

http://professor.pucgoias.edu.br/

https://www.studocu.com

http://metalengeconcretos.com.br/

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?