Retrofit
May 3, 2023

Retrofit: a ferramenta que preserva a história e atualiza a arquitetura

A construção civil é uma das indústrias mais importantes do mundo, mas também é responsável por uma grande quantidade de desperdício de materiais e consumo de energia. Diante desse cenário, o retrofit surge como uma solução sustentável e econômica para melhorar a eficiência energética e prolongar a vida útil de edifícios existentes.

O retrofit envolve a modernização de edifícios antigos por meio da atualização de sistemas elétricos, hidráulicos, de iluminação, estrutural, entre outros. O objetivo é melhorar o conforto dos usuários, reduzir os custos operacionais e de manutenção, e diminuir o impacto ambiental do edifício sem descaracterizar o conceito arquitetônico original..

Nesta leitura, vamos explorar como o retrofit pode ser aplicado na construção civil, quais são os benefícios dessa prática e como ela pode ajudar a construir um futuro mais sustentável e eficiente. Vejamos as dúvidas mais comuns sobre o retrofit:

O que é conceito retrofit?

Apesar do termo “retrofit” não ter tradução literal, ele tem origem no inglês e pode ser entendido como "atualização" ou "modernização". Embora a palavra possa ser usada em diferentes contextos, o conceito de retrofit na construção civil se originou nos Estados Unidos e na Europa, em meados do século XX,  quando surgiram impedimentos ligados à legislação local que proibia que alguns edifícios fossem demolidos já que faziam parte de um rico acervo arquitetônico de épocas anteriores. Diante desse cenário houve mobilização por parte de setores da construção civil para dar novos usos e repaginar tais edifícios sem descaracterizar a arquitetura original no qual foram concebidas.

No Brasil, a prática do retrofit na construção civil chegou mais tarde em comparação com outros países, como os Estados Unidos e a Europa. A adoção dessa técnica começou a ganhar força na última década, em resposta ao crescimento da demanda por espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis.

O retrofit se tornou uma prática cada vez mais comum no país devido à necessidade de atualização de edifícios antigos, muitos dos quais possuíam problemas de conservação, conforto e segurança. Além disso, a adoção do retrofit também foi influenciada pela crescente preocupação com a sustentabilidade e a eficiência energética, em linha com as tendências globais.

Atualmente, o retrofit é uma prática cada vez mais presente no mercado imobiliário brasileiro, principalmente em grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A técnica é utilizada em diferentes tipos de edifícios, incluindo prédios comerciais, residenciais e históricos, contribuindo para a modernização e a eficiência das construções, além de promover a preservação do patrimônio arquitetônico e cultural do país.

O objetivo do retrofit é prolongar a vida útil do edifício, tornando-o mais sustentável e funcional, além de reduzir os custos operacionais e de manutenção. O retrofit também pode incluir a atualização das instalações elétricas e hidráulicas, a melhoria da eficiência energética, a instalação de novos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado,  atualização da iluminação, renovação da fachada e a melhoria da acessibilidade e segurança, além de adequar o edifício a normas e leis atuais. 

Qual a diferença entre reforma e retrofit?

Não é incomum que o retrofit seja confundido com outros conceitos como a reforma, e por mais que eles tenham pontos em comum, existem diferenças fundamentais entre eles. 

A diferença entre reforma e retrofit está relacionada ao objetivo principal de cada intervenção em um edifício ou espaço construído. A seguir, vamos descrever as diferenças entre cada um deles:

Reforma:

A reforma na construção civil geralmente tem como objetivo realizar mudanças estéticas ou funcionais em um edifício ou espaço construído. Essas mudanças podem variar em escopo e complexidade, desde pequenas alterações no layout ou acabamento até a renovação completa de um edifício. As reformas podem ser realizadas para melhorar a aparência, funcionalidade ou valor do imóvel.

Retrofit:

Por outro lado, o retrofit na construção civil tem como objetivo melhorar a eficiência energética, segurança, conforto ou sustentabilidade de um edifício existente, muitas vezes antigo ou obsoleto. O retrofit pode envolver a atualização de elementos estruturais, instalações elétricas e hidráulicas, isolamento térmico, entre outros sistemas e tecnologias que ajudam a tornar o edifício mais sustentável e eficiente mantendo seu estilo arquitetônico original.

Sendo assim, a principal diferença entre reforma e retrofit é que a reforma geralmente visa mudanças estéticas ou funcionais, enquanto o retrofit visa melhorias específicas relacionadas à sustentabilidade, eficiência energética ou segurança do edifício. Ambas as intervenções podem ser necessárias para atualizar, melhorar e valorizar um edifício existente, mas os objetivos e o escopo de cada uma são diferentes.

Quais os tipos de retrofit?

Existem vários tipos de retrofit que podem ser realizados em edifícios, dependendo das necessidades específicas de cada projeto. A seguir, analisaremos alguns dos tipos de retrofit mais comuns:

Retrofit energético: 

Tem como objetivo melhorar a eficiência energética do edifício, reduzindo seu consumo de energia e emissões de carbono. Pode incluir atualizações em sistemas de iluminação, aquecimento, ventilação e ar-condicionado, isolamento térmico, entre outros.

Retrofit estrutural:

Visa melhorar a capacidade estrutural do edifício, reforçando ou substituindo elementos estruturais que possam estar danificados devido ao tempo de uso e degradação. Pode incluir a substituição de vigas e pilares, reforço de fundações, entre outros.

Retrofit de fachada: 

Tem como objetivo atualizar ou melhorar a aparência e funcionalidade da fachada do edifício. Pode incluir a substituição de revestimentos, janelas, vidros, entre outros.

Retrofit de sistemas hidráulicos e sanitários: 

Visa melhorar a eficiência e segurança dos sistemas de água e esgoto do edifício. Pode incluir a atualização de tubulações, instalação de sistemas de reuso de água pluvial, troca de peças hidráulicas obsoletas, entre outros.

Retrofit acústico: 

Tem como objetivo melhorar o isolamento acústico do edifício, reduzindo o impacto do ruído externo e interno. Pode incluir a instalação de janelas duplas, isolamento de paredes e pisos, entre outros.

Retrofit de segurança contra incêndios:

Visa melhorar a segurança contra incêndios do edifício, atualizando sistemas de detecção e alarme de incêndio, sistemas de sprinklers, rotas de fuga, entre outros.

Retrofit de iluminação: 

Tem como objetivo melhorar a eficiência e qualidade da iluminação do edifício, substituindo lâmpadas e luminárias antigas por opções mais modernas e eficientes. Isso pode ajudar a reduzir o consumo de energia e aumentar o conforto visual dos usuários.

Retrofit de acessibilidade: 

Talvez um dos mais comuns, visa tornar o edifício mais acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, atualizando rampas, elevadores, banheiros, entre outros. Isso pode melhorar a acessibilidade e inclusão de todos os usuários do edifício.

Retrofit de tecnologia e dados móveis: 

Visa atualizar a infraestrutura de tecnologia da informação do edifício, incluindo a instalação de redes de internet de alta velocidade, sistemas de controle de acesso, entre outros. Isso pode melhorar a conectividade e segurança dos usuários do edifício.

Exemplos de projetos:

Embora o movimento do retrofit não seja tão antigo, já é possível citar exemplos de aplicação dessa técnica em edifícios importantes no Brasil. Elencamos os principais, vejamos:

Hotel Fasano, em Salvador (BA)

Trata-se de um clássico exemplo da aplicação da técnica retrofit. O edifício foi tombado como patrimônio histórico de Salvador, e abrigou durante 45 anos a sede do jornal “A Tarde”,  foi reinaugurado em 2018 recebendo uso como uma unidade de hotelaria renomada. 

Retrofit
Fonte:todabahia.com

O luxuoso edifício típico da Art Déco, tem sua fachada revestida com argamassa de pó de pedra, e teve preservado alguns elementos originais importantes. No lobby foi mantido o revestimento original de mármore Carrara e Granito verde Alpe, enquanto nos quartos os desenhos originais das portas foram preservados, incluindo as janelas superiores das portas. No entanto foi aplicado nas janelas e portas tratamento acústico com a aplicação de vidro duplo na janela, uso de madeira maciça , mantas acústicas dentre outros. Dessa forma, fica claro que houve preocupação em aumentar a eficiência do prédio sem descaracterizar a arquitetura original.

Retrofit
Fonte:https:magazine.zarpo

Sesc Pompéia, em São Paulo

O Sesc Pompeia é um exemplo bem-sucedido de retrofit realizado em um edifício histórico em São Paulo. O projeto foi desenvolvido pela renomada arquiteta brasileira Lina Bo Bardi na década de 1986, transformando uma antiga fábrica de tambores em um complexo cultural.

O retrofit do Sesc Pompéia  teve como objetivo melhorar a eficiência energética do edifício, atualizando suas instalações e sistemas, mantendo a essência do projeto original e preservando o patrimônio histórico e cultural do local.

Retrofit
Fonte:casacor.abril.com

Edifício Galeria, no Rio de Janeiro (RJ)

O Edifício Galeria é um importante marco arquitetônico e cultural localizado no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire em 1928, o edifício passou por um retrofit entre 2009 e 2011, a fim de modernizar e atualizar suas instalações e sistemas, sem descaracterizar sua arquitetura e história.

O projeto de retrofit do Edifício Galeria foi reformado e modernizado pela Tishman Speyer . Algumas das principais mudanças realizadas durante o retrofit incluem:

  • Atualização do sistema elétrico e de iluminação, com a instalação de lâmpadas LED e equipamentos mais eficientes.
  • Modernização dos elevadores, com a instalação de novos equipamentos mais modernos e eficientes.
  • Instalação de um sistema de ar condicionado central, que garante maior conforto térmico aos usuários.
  • Restauração das fachadas e dos elementos originais do edifício, como as molduras de concreto.

Retrofit
Fonte:www.coworker.com

Com essas medidas, o retrofit do Edifício Galeria conseguiu modernizar e atualizar as instalações e sistemas do edifício, melhorando o conforto e a experiência dos usuários, sem descaracterizar a arquitetura e a história do local. Além disso, o projeto contribuiu para a revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, promovendo a valorização imobiliária e o desenvolvimento econômico da região.

Ainda está em dúvida entre fazer uma reforma ou demolir ou fazer um retrofit? Listamos as principais vantagens que o retrofit oferece, tais como:

  • Redução do consumo de energia: um retrofit pode melhorar a eficiência energética do edifício, reduzindo o consumo de energia e, consequentemente, os custos operacionais do edifício.
  • Aumento da vida útil do edifício: ao realizar um retrofit, é possível atualizar e modernizar as instalações e sistemas do edifício, prolongando sua vida útil e evitando a necessidade de uma reconstrução completa.
  • Melhoria do conforto e qualidade de vida dos usuários: um retrofit pode melhorar o conforto térmico e acústico do edifício, bem como a qualidade do ar interior, o que pode melhorar a saúde e bem-estar dos usuários.
  • Valorização do imóvel: um edifício atualizado e modernizado por meio de um retrofit pode se tornar mais atraente para os usuários e para o mercado imobiliário, o que pode resultar em uma valorização do imóvel.
  • Atendimento às regulamentações: um retrofit pode garantir que o edifício atenda às regulamentações e normas técnicas mais recentes, como as relacionadas à acessibilidade, segurança contra incêndios e eficiência energética.
  • Contribuição para a sustentabilidade: um retrofit pode reduzir o impacto ambiental do edifício, melhorando sua eficiência energética, reduzindo o consumo de água e minimizando o desperdício de recursos.

Essas são apenas algumas das vantagens que podem ser obtidas com um retrofit em um edifício existente. Vale ressaltar que as vantagens específicas dependem das necessidades e objetivos do proprietário e usuários do edifício, bem como do tipo de retrofit realizado. Ao optar por realizar o retrofit, é imprescindível contratar um arquiteto qualificado para atender as exigências normativas e conduzir a obra com segurança.

Até a próxima,

Equipe Vobi.

Referências:

https://archtrends.com/

https://www.weg.net/

https://casacor.abril.com.br/

https://www.urbanizetv.com.br/

https://fiis.com.br/

https://www.vivadecora.com.br/pro/

https://g1.globo.com/

Livro: Patologia de estruturas;

Por Fabricio Longhi Bolina, Bernardo Fonseca Tutikian, Paulo Helene 

Livro: Planejamento Técnico Da Construção Civil

Por Eliane Gallo Aquino, 2012

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?