Cores para quartos infantis: como fugir dos clássicos rosa e azul?

As cores que decoram os ambientes podem trazer diversas sensações nos usuários e influenciar o estado psicológico de diversas formas. A prova disso é que é muito comum em dias mais nublados as pessoas ficarem mais desencorajadas e em dias abertos mais positivas, sendo assim, influenciadas pelas cores. 

Muitos estudos indicam que elas influenciam nas emoções e comportamentos de todos, inclusive em crianças. E, por isso, os tons em quartos infantis devem ser bem analisados antes de pensar em qualquer tinta ou papel de parede. 

“As cores são classificadas conforme sua temperatura, matiz e saturação. O olho humano detecta cores mais quentes ou frias e envia este sinal ao cérebro que tem uma área específica para decifrá-las. Os sinais são impulsos cerebrais que também atingem as glândulas reguladoras dos hormônios. Estas, por sua vez, reagem produzindo respostas emocionais e psicológicas nas crianças.” - Fonte: Quartinhos

Cada tom tem um efeito sobre as pessoas, e isso pode ser aproveitado para compor quartos infantis. A psicologia das cores foca em estudar a maneira em como o cérebro reage e modifica as cores em sensações. 

As cores quentes comumente estimulam o corpo e a mente e dificilmente causam a sensação de relaxamento. 

Já os tons mais neutros deixam o ambiente mais calmo, influenciando na qualidade do sono. Além do mais, são vistas como atemporais por ser uma opção que pode fazer sentido por muitos anos, sem a necessidade de trocar muitos detalhes na composição ao longo do crescimento dos pequenos. 

Em razão disso, os pais recorrem ao rosa para meninas e azul para os meninos, a escolha não está errada, mas você quanto arquiteto precisa criar de forma ilimitada e criativa. 

Conhecer os benefícios das outras cores para especificá-las de acordo com a personalidade da criança é muito importante. Leia sobre as seguintes cores e como elas podem intervir no desenvolvimento dos pequenos: 

Aproveite a leitura!

Vermelho

A cor vermelha pode trazer a sensação de energia, todavia, se usada em excesso pode diminuir a capacidade de foco, além de deixar o ambiente sobrecarregado e em muitos casos, repulsivo. 

Cores para quartos infantis
Fonte: Pinterest

Seu uso com cuidado é energizante e contribui para atividades recreativas e atléticas, e de quebra, traz um toque moderno e marcante para o ambiente. 

Cores para quartos infantis
Fonte: Pinterest

Tons vermelhos, como bordô, magenta, vinho, entre outros, podem ser utilizados em móveis, luminárias, adornos, tapetes e almofadas. O uso dessa matiz estimulante em objetos ou trechos pontuais, deixarão a decoração mais delicada. 

Laranja 

A cor quente pode estimular a interação social e a comunicação de crianças. Entretanto, assim como o vermelho, a cor não pode ser utilizada em demasia. Em alguns ambientes a cor, usada de forma pontual, pode trazer um aspecto moderno e ser um balanceador de cores mais frias.

Cores para quartos infantis
Fonte: Pinterest
Bá Clã Arquitetura Infantil  | Fonte: Casa Vogue

Nesse quarto (imagem anterior), o escritório apostou na união de tons em laranja, azul e cinza, deixando o ambiente com muita personalidade e convidativo à diversão. 

Amarelo

A cor amarela propicia aos ambientes infantis a sensação de luminosidade e estímulo à concentração. Em relação aos sentimentos, o amarelo remete a felicidade. 

Cores para quartos infantis
Quarto Puzzle - Beatriz Quinelato Arquitetura  | Fonte: Pinterest

A combinação da cor com tons mais claros, pode equilibrar a sensação de vibrante que o amarelo emite. O quarto (imagem anterior), apresenta esse equilíbrio com a meia parede amarela e com alguns itens da mesma cor, como cadeiras e detalhe na luminária, combinando com tons de azul, branco e cinza. 

Verde

A cor que mais simboliza a natureza pode ser usada nos quartos de crianças para simbolizar a saúde e o bem-estar. O verde ajuda na concentração e pode influenciar no aprendizado dos pequenos. 

Cores para quartos infantis
Fonte: Pinterest

Essa cor é indicada para crianças que sofrem com problemas para dormir ou aquelas que são mais hiperativas. Os especialistas confirmam que o verde transmite harmonia e ajuda as crianças a controlarem e equilibrar as emoções.

Cores para quartos infantis
Fonte: Pinterest

Aposte em objetos verdes nesses espaços, as caixas além de serem decorativas podem servir para guardar brinquedos, sapatos, livros, etc. 

Cores para quartos infantis
Fonte: Pinterest

O verde musgo pode ser usado para decorações com temas “floresta” e pode ser usado pontualmente. Opte por móveis em tons mais claros para que a paleta continue agradável e sem exagero. 

Azul

Igualmente o verde, o azul é uma cor calmante e traz a sensação de paz - por remeter a elementos naturais relaxantes, como água e o céu. Todavia, se usado em demasia, é possível que se remeta a tristeza e desânimo. 

Cores para quartos infantis
Fonte: Pinterest

Aproveite para especificar prateleiras, gavetas e adornos azuis para trazer a percepção de serenidade e, em consequência, um ambiente mais contemporâneo.

Cores para quartos infantis
Fonte: Pinterest

Para ambientes que não podem fazer reformas e exigem soluções mais criativas para composição, os adesivos na cor azul são opções baratas e legais para os espaços infantis, além de que, os pequenos podem participar do momento de colar esses elementos. 

Cores para quartos infantis
Fonte: Print Me 

Roxo

A cor roxa remete a calmaria e é ótimo para quem deseja descansar, logo, é ótima para bebês e crianças.

Cores para quartos infantis
Fonte: Quartinhos

Os roxos mais neutros, como os tons em lilás, são boas opções para quem deseja trazer um aspecto elegante para o ambiente, além de deixá-lo com muita delicadeza. 

Rosa

O rosa remete ao amor e estimula a criatividade, apesar de sua associação ao gênero feminino, os tons rosados podem ser usados em qualquer ambiente infantil.

Cores para quartos infantis
Fonte: Pinterest

Meninos e meninas podem ser beneficiados com a utilização da cor e ainda mais se combinado com outras, torna-se ideal para qualquer idade.

A delicadeza dos tons rosas representa felicidade e beleza, além de está relacionada a proteção e carinho, por essa razão a cor é tão utilizada em quartos infantis

Branco

A cor branca está ligada à inocência e à calmaria, sendo essa uma ótima opção para promover um espaço que melhore as noites de sono. 

Cores para quartos infantis
Fonte: Viva Decora 

Se misturado com detalhes em cores mais vibrantes, o ambiente fica mais lúdico e divertido. 

Cores para quartos infantis
Fonte: Pinterest

Cinza

O cinza pode até ser uma cor aparentemente triste e que irá deixar o ambiente com o aspecto sombrio, mas se bem aplicado na composição pode proporcionar quartos com efeitos de calmaria e tranquilidade.

Cores para quartos infantis
Fonte: Pinterest

Tons terrosos 

Cores como marrom, bege e nude são boas opções para representar temas voltados à natureza. A aplicação de tintas com essas cores e materiais como madeira podem ser utilizadas para composição, assim como na próxima imagem - que trouxe o quarto infantil com decoração inspirada na selva. 

Cores para quartos infantis
Fonte: Pinterest
Cores para quartos infantis
Fonte: Pinterest

Influência da luz

Os comportamentos também são influenciados pela tonalidade de cor da iluminação, já que elas podem fortalecer as cores existentes no ambiente ou ajudar a equilibrar de alguma forma. 

As luzes mais frias são estimulantes e contribuem positivamente para espaços que exigem concentração, como escritórios, hospitais, farmácias, entre outros. 

Já as luzes mais amarelas, são capazes de deixar o ambiente mais aconchegante, como os spas, as salas de estar e os quartos. 

Em quartos infantis, o ideal é misturar as cores, já que há áreas para o descanso e outras para tarefas, como por exemplo, em quartos para bebês, onde é necessário o espaço para fraldário e que exigem uma iluminação mais neutra do que quente. 

Para ter a fidelidade na reprodução da tonalidade, utilize lâmpadas que tenham IRC (Índice de Reprodução de Cor) próximo de 100. Quanto maior o índice mais a lâmpada permite visualizar as cores com precisão e isso não depende da temperatura de cor (K) escolhida.

     

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.houzz.com

www.limaonagua.com.br

www.quartinhos.com.br

www.pregoemartelo.com.br

www.quartodebebe.net

www.pointer.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP

Faça parte da lista de conteúdos VIP.

Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?