Psicologia das cores Marketing
May 3, 2023

Psicologia das cores no Marketing: use as cores estrategicamente no seu negócio

Você sabia que é possível utilizar as cores de forma estratégica no marketing do seu negócio? Cada cor, bem como a combinação entre elas, transmite uma linguagem de informação ao receptor da mensagem e é justamente por isso que a paleta de cores não deve ser escolhida de forma aleatória e apenas pautada em gosto pessoal.

As cores têm significados e são capazes de criar uma espécie de gatilho no cérebro humano, despertando diferentes sensações. Para entender um pouco mais sobre o que é a psicologia das cores no Marketing e como usá-la de forma estratégica no seu negócio, acompanhe o artigo a partir dos seguintes tópicos:  

Aproveite a leitura! 

A psicologia das cores no Marketing 

Psicologia das cores é o estudo de como o cérebro humano reage a determinados tipos de cores isoladamente ou combinadas. As cores ativam sentidos específicos na mente e através das informações captadas pela visão, são geradas sensações, pensamentos, desejos, alterações de humor ou até mesmo repulsa. 

A exemplo da aplicação desta estratégia na indústria audiovisual, na série de TV norte-americana “Breaking Bad”, é possível perceber que cada personagem tem, propositalmente, uma paleta de cores específica, que remete a algo da personalidade daquele indivíduo. 

Ainda, a evolução dos personagens no desencadear dos acontecimentos acarreta em novas cores associadas ao personagem e as referências de cada um deles é realizada através de peças de roupas, itens de cenário ou filtro da câmera. 

Psicologia das cores Marketing
Fonte: imdb
Psicologia das cores Marketing
Quadro da paleta de cores associada a cada um dos principais personagens da série “Breaking Bad”. Fonte: Medium

Entender os princípios da psicologia das cores é indispensável para construir uma boa estratégia de Marketing, visto que a publicidade, sobretudo na era moderna das redes sociais, é extremamente visual e é através dela que a empresa obtém a atenção do cliente e transmite a identidade da empresa aos consumidores. 

Psicologia das cores Marketing

É inegável que o uso das cores irá provocar algum tipo de efeito no usuário, por isso é importante o emprego racional delas, para que o cliente assimile as sensações que a empresa deseja transmitir. 

Desse modo, é possível dimensionar o potencial de impacto da psicologia das cores no Marketing analisando quais reações e impulsos cerebrais são gerados a partir delas, assim como o conhecimento e uso apropriado dessa ciência podem promover um negócio, subestimá-la pode ser extremamente prejudicial para o crescimento de uma marca.

Segundo pesquisas, “92% das pessoas afirmam que o aspecto visual (cor, design, forma) é o fator de influência número um que afeta a decisão de compra (sobre gosto, cheiro ou outros sentidos).”

Outro dado relevante da psicologia das cores no marketing, é o da conclusão de um estudo que sugere que

“as pessoas fazem um julgamento inconsciente sobre um produto dentro de 90 segundos da visualização inicial; até 90% dessa avaliação é baseada em cores”, e por fim, outra estatística aponta que “a cor pode melhorar a leitura em 40%, o aprendizado de 55 a 78% e a compreensão em 73%”. 

Portanto, ficam claros os resultados do uso das cores no marketing, que de forma inconsciente proporcionam reações de receptividade da marca e influenciam no poder de decisão do cliente em relação a um produto ou serviço. 

Apesar de uma imagem possuir um significado subjetivo individual para cada pessoa, mudando a interpretação em pormenores, de forma genérica, as cores têm reações padrão para o cérebro humano.

Essa percepção de emoções comuns seguem uma lógica e podem (e devem) ser aplicadas na estratégia de marketing de um negócio. 

Um dos fatores que geram fidelidade e identificação de um cliente com a marca é o apelo afetivo desse usuário e o marketing realizado de forma adequada, utilizando as ferramentas de gatilho mental, capazes de passarem a mensagem esperada ao cliente. 

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Relação dos sentimentos com as cores. Fonte: edm² 

Contextualizado o conceito de psicologia das cores aplicadas ao marketing, confira superficialmente alguns dos estímulos cerebrais estudados: 

Psicologia das cores amarelo: está relacionado ao otimismo, proporciona impulsos como entusiasmo, alegria e excitação. 

Psicologia das cores laranja: essa cor é intermediária entre o amarelo e o vermelho, ambas são cores fortes e vibrantes, portanto, o laranja proporciona sensações como: liberdade e determinação.

Psicologia das cores vermelho: muito utilizado por marcas de restaurantes e alimentos, pois a cor vermelha tem o efeito de estímulo do apetite, além de acelerar o ritmo cardíaco. 

Psicologia das cores roxo: cor assossiada à nobreza, sabedoria, respeito, espiritualidade e mistério.

Psicologia das cores azul: remete a confiabilidade, segurança, leveza e espiritualidade 

Psicologia das cores verde: cor associada à esperança, à saúde, à riqueza, à prosperidade e à juventude. 

Conhecendo as noções básicas dos estímulos visuais da psicologia das cores no marketing,  também é possível gerar outras sensações ao serem combinadas. 

Exemplifica-se a aplicação de combinações, quando uma marca busca proporcionar duas sensações ao mesmo tempo, desse modo, capta-se o significado de cada cor específica e ambas são unidas. 

É o exemplo da marca da BMW, que usa azul e preto a fim de proporcionar uma sensação de seriedade/sofisticação e ao mesmo tempo confiança.

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Fonte: c2ti

Psicologia das cores nas vendas 

No meio do mercado competitivo com tantas marcas, com diversos produtos e serviços, uma das principais ambições de uma empresa é atrair a atenção do seu cliente em potencial. O que muitos profissionais se perguntam é como fazer isso, sobretudo nas redes sociais, uma das principais “vitrines” dos negócios na atualidade. 

Associar sentimentos a cores por si só é um comportamento inconsciente e intrínseco ao ser humano, portanto, a psicologia das cores no marketing busca entender quais são as relações associadas e as usa, favoravelmente, em prol de uma marca. 

O conhecimento dessa ciência é fundamental para as empresas e para os profissionais que desejam se destacar no mercado e criar uma identidade visual que seja memorável para o cliente. Trata-se de uma ferramenta chave para diferenciar uma marca específica, além de alcançar o público que a empresa almeja. 

É comum que o primeiro contato de um cliente com uma marca seja através da visão. Nas vendas, o objetivo é que o usuário se interesse por um produto ou um serviço ao assisti-lo.

Não é à toa que esse jargão no marketing exista: “uma imagem vale mais que mil palavras”. Afinal, uma das mais bem sucedidas estratégias de vendas é gerar no cliente um desejo de consumo através de imagens. 

A seguir, apresentamos alguns itens que devem ser observados com atenção para usar a psicologia de cores nas vendas, à favor do seu negócio: 

Propósito 

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Antes de definir quais cores deverão ser utilizadas, é primordial que a empresa tenha de forma clara qual é o propósito do próprio negócio, pois para que terceiros captem os valores e o conceito da marca, primeiramente a própria empresa deve estar segura disso.

Apresentar-se para o público com uma identidade visual e uso de cores que se alinham diretamente aos propósitos da empresa, gera uma segurança e credibilidade em sua imagem. 

Além do propósito do negócio, a comunicação visual deve ser capaz de expressar para o cliente as temáticas, o modelo de negócio e o público-alvo, ponto também extremamente sensível para aplicação das cores nas vendas. 

Público-alvo 

Psicologia das cores Marketing

O público alvo também está diretamente ligado à mensagem que a empresa quer passar para o cliente. A categorização do público-alvo pode variar de acordo com: faixa etária, escolaridade, renda, ocupação profissional, orientação sexual, gênero, raça, estilo de vida, hábitos alimentares, entre outros inúmeros grupos que as pessoas podem se enquadrar.

Vale lembrar que além de classificações mais “generalistas”, o público-alvo pode ser ainda mais específico ao combinar duas ou mais classificações, como por exemplo, uma marca de maquiagem para mulheres negras. Nesse caso, o público-alvo não se restringe só às mulheres, mas a um grupo racial determinado.

Para ficar ainda um pouco mais claro sobre a importância da utilização consciente da psicologia das cores no marketing a fim de alcançar o público alvo, apresenta-se o exemplo de uma marca de produtos veganos, em que um dos objetivos é proporcionar ao cliente uma sensação de proximidade com a natureza, portanto, são priorizadas cores que variam em tons de verde. 

Dificilmente você encontrará uma loja de produtos naturais que tenha como cor predominante em sua marca o vermelho, pois ele pode remeter à carne. Por isso, é tão importante que a empresa tenha de forma clara a quem seu produto quer alcançar e assim aplicar as técnicas, visto que o domínio dessas estratégias além de evitar que se gere confusão ou um gatilho cerebral contrário ao pretendido, também pode ser utilizado estrategicamente para atrair clientes e gerar afinidade por meio da identidade visual de comunicação. 

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Logo de restaurante vegano. Fonte: tripadvisor
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Logo empresa de produtos cosméticos veganos. Fonte: munddi
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Logos de marcas famosas de fast food. Fonte: c2ti

Outro item mencionado anteriormente, que é extremamente relevante para a utilização da psicologia das cores no marketing, é a faixa etária do público-alvo: esse fator muda completamente a identidade visual de uma marca a depender de sua idade, podendo variar de uma paleta mais doce, extravagante ou até mesmo uma mais neutra e sofisticada.

Dessa forma, percebe-se a importância do estabelecimento de uma persona, pois essas definições tornam mais objetiva e assertiva a comunicação entre empresa-cliente, aumentando assim as chances de um negócio bem sucedido, já que a empresa investirá seus recursos de marketing em um grupo de pessoas que realmente se interessam por determinado produto, serviço ou conteúdo.

 

Psicologia das cores Marketing
Fonte: cuboverde
Psicologia das cores Marketing
Fonte: cuboverde

Além da indústria alimentícia, como demonstrado nos exemplos, outros setores do mercado também exploram a psicologia das cores no marketing em sua identidade visual, como o escritório de arquitetura e urbanismo cubo verde, cujo principal enfoque é o trabalho com arquitetura sustentável. É perceptível o uso de cores que remetem à natureza, sobriedade e tranquilidade, com a combinação das cores verde e azul. 

Cuidado com as tendências visuais 

Quando se fala sobre tendências visuais, é impossível não mencionar a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que é referência na indústria visual. A Pantone codifica, organiza, trabalha com consultoria e cria tendências anuais de cores, a chamada “cor do ano”, em que um tom é escolhido como a cor que será tendência nos nichos artísticos de moda, design gráfico, indústria audiovisual, decoração, mobiliário, arquitetura, entre outras inúmeras áreas criativas. 

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Cor do ano eleita pela Pantone em 2022. Fonte: Casacor/Pantone 

Porém, como descrito anteriormente, a empresa deve utilizar parâmetros específicos para adotar a cor ou as cores que serão diretrizes para a comunicação da marca da empresa. Assim sendo, mesmo que exista uma tendência mundial, é importante que a empresa mantenha-se alinhada aos conceitos que estão diretamente associados à marca. 

Isso não quer dizer que seja vetado o uso de qualquer tendência, pelo contrário, se usado de forma consciente, ela pode sim agregar valor à estratégia de marketing. Contudo, ressalta-se a necessidade do cuidado em observar se essa cor converge com todos os itens de análise da psicologia das cores no marketing daquela empresa. 

Além disso, as tendências são efêmeras, mudam com frequência, e para que o cliente se identifique com a forma de comunicação do seu negócio, deve haver uma linearidade, uma solidez na forma com que esse conteúdo é exposto, assim, ele tem mais chances de ser memorável e gerar confiabilidade do cliente com a empresa. 

A preservação de uma mesma identidade visual através de uma paleta de cores, traz uma sensação de segurança e estabilidade. Dito isto, quando determinada cor estiver presente em alguma das formas de se comunicar visualmente com o cliente, inconscientemente irá se gerar uma associação à marca. 

Uma das estratégias de comunicação na psicologia das cores no marketing que fortalece o apelo visual da marca é o uso da mesma paleta visual em todos os meios de comunicação de um negócio, em espaços físicos ou virtuais. Por exemplo, o uso de uma mesma técnica de edição de fotos, ou até mesmo um mesmo estilo de filtro dos stories nas redes sociais com mesma tonalidade ao expor um produto, conteúdo ou serviço. Essa repetição de padrões de cores reforça para o público a identidade da marca, o objetivo é que as pessoas façam de forma rápida a associação da cor à mensagem. 

Evolução da marca junto com os negócios 

Foi abordado sobre a importância da linearidade no uso das cores aplicada aos meios de divulgação de uma marca, mas também ressalta-se a importância de um prognóstico de expansão de um negócio, ou seja, a empresa também deve prever as possíveis expansões de público-alvo e objetivos que ela pode ter. Isso tudo continua influenciando no impacto da psicologia das cores no marketing

Por exemplo, uma marca que trabalha exclusivamente com adolescentes, mas em breve tem a intenção de expandir seu produto ou serviços para mulheres de meia-idade, deve ponderar o uso de cores que gerem um equilíbrio e que sejam capazes de gerar gatilhos mentais para ambos os públicos. Portanto, também é importante estar atento à importância de atualizar-se de acordo com a evolução da sua marca e valores do negócio 

Psicologia das cores Marketing
Evolução da marca Volkswagen ao longo dos anos. Fonte: medium 

Até a próxima, 

Equipe Vobi

Referências:  

www.pt.semrush.com

www.cristianethiel.com.br

www.blog.ingagedigital.com.br

www.c2ti.com.br

www.matildefilmes.com.br

www.agenciasalt.com.br

www.blog.abcontent.com.br

www.herospark.com

www.medium.com

www.edm2.com.br

www.blog.klickpages.com.br

www.rockcontent.com

www.nerdweb.com.br

www.mlabs.com.br

www.neilpatel.com

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