Feng Shui sala

Feng Shui à sala: utilize a técnica em seus projetos e obtenha clientes mais realizados

O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que melhora a qualidade de vida das pessoas e do ambiente em que elas vivem. A premissa da filosofia parte que, em uma casa, a energia chega pela porta principal e o primeiro espaço em que ela se dissipa é na sala de estar. 

Ter boas energias circulando na sala de uma casa é muito prazeroso e nos últimos anos as pessoas passaram a querer sentir cada vez mais essa sensação. A pandemia mundial do novo coronavírus obrigou a todos passarem mais tempo reclusos, todavia também, permitiu a ressignificação do conceito de lar.

Desse modo, praticar as técnicas da arte do Feng Shui na sala passou a ser mais notório nos últimos tempos, sendo uma ótima opção para quem quer viver em ambientes com boas energias.  

Neste artigo, vamos conhecer melhor a aplicabilidade dessa filosofia. Disponibilizando os seguintes tópicos para você especializar-se em consultorias de feng shui. Acompanhe a seguir: 

Aproveite a leitura!

O que é Feng Shui?

O Feng Shui é uma prática chinesa milenar conhecida por trazer mais harmonia e equilíbrio ao espaço, tendo o propósito de cultivar boas energias e eliminar as negativas. Nessa filosofia, crê-se que cuidar do lugar onde se habita significa ter uma vida saudável e tranquila. 

Entende-se que o design de interiores é a principal forma de trazer elementos e técnicas que harmonizam as energias em um ambiente. Através das cores, das formas e dos materiais é possível trazer o Feng Shui para dentro de uma sala de estar ou demais cômodos. 

Feng Shui sala
Fonte: Archdaily | Foto Le Lai 

Influenciado pela natureza, a intenção desse estilo oriental é criar uma atmosfera de tranquilidade e equilíbrio. Para isso, simplicidade no mobiliário, iluminação que remete aos raios de sol, paredes claras e materiais naturais são as principais escolhas para implementar o feng shui na sala. 

Técnicas para feng shui na sala

Há várias vertentes diferentes de feng shui, mas hoje vamos nos concentrar principalmente em algumas técnicas fundamentais comuns.

Sabendo que a prática do feng shui é fundamentada na maneira como se molda a energia que se move dentro e ao redor de uma casa, os seus moradores devem vivenciar boas energias e satisfação com seu próprio lar. 

A utilização do Baguá é uma ferramenta surpreendente para escolher qual melhor materialidade e tom para o que se deseja atrair. 

Mas você deve está se perguntando o que é um Baguá, não é mesmo? Iremos te responder!

O Baguá é um mapa com formato octogonal dividido em nove seções que dominam a vida de uma pessoa, sendo elas: prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade, amigos, família, saúde, trabalho, espiritualidade. Nessas seções, são indicados as cores, a forma, o elemento, as plantas e a pedra.

feng shui sala
Fonte: Terra

Para aplicar o feng shui em uma sala, esse mapa de energia também pode ser sobreposto na casa para ser identificado em qual das nove áreas o ambiente está localizado. Nesse caso, o baguá terá adaptação e o seu formato passará a ser quadrado, mas ainda dividido em 9 partes. 

A partir disso, pode-se fazer alterações para melhorar o ambiente. Por exemplo, se o cômodo está localizado na área de trabalho, as cores utilizadas devem ser tons escuros unido de formas sinuosas e relacionado ao elemento água. O mesmo vale para os demais ambientes, aplicando então, o feng shui na cozinha e feng shui no quarto

Como aplicar o feng shui na sala?

1. Organização do espaço 

Ambientes com mais espaços permitem maior fluidez de energia, então, é necessário manter os cômodos organizados, limpos e sem excesso de móveis. A desordem do ambiente reflete o estresse, a preocupação, a sobrecarga de trabalho do dia a dia agitado. 

Objetos que outrora fizeram muito sentido, mas hoje estão quebrados e sem pretensão de conserto devem ser descartados. Eles podem bloquear as boas e novas vibrações, gerando estagnação na vida dos moradores. 

Além disso, para aplicar o feng shui em uma sala é importante ter um espaço arejado capaz de limpar as energias antigas para receber novas. Mais do que organizar móveis e objetivos, é essencial observar as janelas e portas, aproveitando a potência delas na influência da circulação das energias. 

O ambiente não pode ter passagens com obstruções, como esquadrias emperradas, bloqueadas por objetos ou enferrujadas. 

Você, como arquiteto ou designer de interiores, é capaz de identificar se o espaço precisa de reformas significativas ou se os objetos só precisam de arrumação, como um local adequado para serem posicionados. Fique atento, em uma sala, nem todos os cantos precisam ser preenchidos. 

2. Uso de quadros 

No uso de artes, é possível trazer cores ou elementos através de imagens. O uso de um quadro com uma pintura vermelha, transmite a energia do fogo, que remete a paixão e ao reconhecimento. 

Por outro lado, é necessário evitar os objetos de artes que tenham uma história triste ou apego forte. Isso porque, ela pode carregar sentimentos negativos para o ambiente, e isso não é adequado de praticar no feng shui. 

3. Posicionamento dos móveis 

Muitas pessoas se perguntam como se deve posicionar os móveis para ter um fluxo positivo de energia. Nesse caso, o ideal é incentivar o contato e a conversa entre pessoas, posicionando os móveis em forma de “U”. 

Outras se perguntam, onde deve ir um espelho, e nós respondemos: é importante evitar colocá-lo de frente para a porta de entrada, isso porque o mesmo reflete a energia de volta para fora. Opte por posicioná-lo em espaços que passam a sensação de apertados, garantindo assim, que a peça melhore a sensação de extensão do espaço e, muitas vezes, influencie em uma melhor iluminação do cômodo. 

4. Cultivo de plantas 

As plantas verdes são capazes de trazer energia vital para a sala. Embora, elas precisem de luz, espaço, água e nutrientes suficientes para se manterem vivas e bonitas. 

5. Valorização dos elementos

A utilização dos cinco elementos contribui para equilibrar a saúde e bem-estar em um ambiente. A terra, o metal, a água, a madeira e o fogo podem ser remetidos através da cor ou da forma. 

A terra pode ser utilizada em formas planas e nas cores terrosas, como o marrom, laranja e amarelo. O metal pode ser remetido em formas esféricas e arredondadas, como também, nas cores branco, cinza e metálica. 

A água é vista em formas onduladas e curvas e na cor azul. Já a madeira é utilizada em forma retangular e em colunas, igualmente, nas cores verdes. O fogo pode ser encontrado em formas triangulares e nas cores vermelhas. 

6. Priorização do equilíbrio nas cores 

Como dito anteriormente, a teoria das cores do Feng Shui está relacionada ao mapa Baguá e os cinco elementos. A utilização de uma cor específica acontece quando é necessário encontrar a energia que se quer cultivar. 

Lembre-se de que, de acordo com a psicologia das cores, os tons influenciam nos sentimentos e podem acarretar em diversas emoções, por isso, é preciso cuidar na escolha das cores e optar pelo equilíbrio no ambiente, assim é possível utilizar a técnica feng shui à sala. 

7. Benefícios da aromaterapia 

A prática da aromaterapia pode melhorar o bem estar dos moradores de uma casa: óleos essenciais, difusores, sprays, velas, e incensos podem ajudar em problemas físicos e mentais. 

Os móveis aparadores podem ser ideias para organizar esses produtos e manter uma sala organizada e limpa. 

8. Utilização de objetos no Feng Shui

feng shui sala
Fonte: Pinterest

Acredita-se que as pedras da sorte conduzem sorte e sucesso para o ambiente, dentre elas estão: a turmalina negra, o quartzo verde, o quartzo rosa, o cristal de quartzo, a pirita, a ametista e a selenita bruta. Utilizar esses objetos em aparadores e mesas de centro podem ser dissipadores de energia negativas e potencializadores das energias positivas. 

Já o sino dos ventos emite sons que contribuem para o clima do ambiente, fazendo com que os moradores mantenham-se relaxados e satisfeitos.  

A estátua Buda remete a prosperidade financeira e também a felicidade. Ideal para ser posicionado no hall de entrada ou qualquer outro canto visível da sala de estar.  

O espelho convexo, no Feng Shui, é utilizado para bloquear as energias negativas e cultivar boas vibrações. O local adequado para ser inserido é na porta de entrada - do lado de fora, entretanto, se isso não for possível, eles podem ser aplicados em áreas entre a sala de estar e a de jantar, por exemplo. 

A fonte de água localizada na sala traz calmaria, da mesma forma que atrai fortuna. O ideal é mantê-la cheia para reforçar a vitalidade e ainda gerar um clima refrescante. 

Exemplos de projetos de feng shui na sala

Acompanhe as próximas dicas de como utilizar a técnica feng shui na sala:

feng shui sala
Fonte: Casa de Valentina

De acordo com a filosofia, os sofás devem ficar encostados na parede, para assim transmitirem a sensação de segurança, como também devem, se possível, estar de frente para a porta, mas nunca de costas para uma visita - assim como poltronas e cadeiras. 

Bem como, não se deve ter nenhum obstáculo que bloqueie a porta, fazendo com que o observador tenha melhor visibilidade para quem chega e quem sai pela entrada, assim, também é possível recepcionar melhor as pessoas e as energias presentes ali. 

Atente-se também para a proporção do sofá em relação a sala. As peças grandes em demasia promovem sensação de sala apertada e, consequentemente, traz um desconforto para os usuários.

feng shui sala
Fonte: Pinterest

O hall que recebe o convidado também precisa estar organizado para o visitante ter uma boa recepção, distribuindo assim, a energia de maneira melhor - assim como é demonstrado na imagem anterior. 

feng shui sala
Fonte: Pinterest

Decorar os ambientes com plantas na cor amarelo remete a saúde e com a prática de colocá-los na sala, reforça-se a saúde nesse ambiente. O girassol, a hemerocale e a Gérbera podem ser ótimas opções para compor e aplicar a arte feng shui em uma sala

feng shui sala
Fonte: Pinterest

Utilizar objetos em vermelho é um aliado na área de prosperidade, isso porque a cor remete ao sucesso. Nesse projeto, o autor utilizou poltronas e quadros em tons vermelhos. 

feng shui sala
Fonte: Archdaily | Foto Nguyen Cuong

A imagem anterior mostra um projeto oriental, a Casa A-House / IZ Architects, que aposta no uso de mobiliário simples, iluminação e ventilação natural, criando um ambiente aconchegante e harmonioso. 

“Além dos princípios fundamentais, como viabilizar a vivência humana, as cores e as propriedades dos materiais da terra, temas presentes no feng shui, um princípio vago e raramente usado no ocidente, é considerado um princípio indispensável no Vietnã. Um "projeto completo" significa acessar a luz, a ventilação natural e balancear essa relação, equilibrar o interno e o externo. O resultado mostra que um ambiente agradável pode ser criado a partir da boa organização e harmonização entre os cinco elementos.” - Archdaily

Agora que você conhece melhor a técnica feng shui na sala, não deixe de conhecer melhor a aplicação em outros cômodos. Por exemplo, conhecer mais sobre as aplicações do feng shui na cozinha ou o feng shui no quarto, também é uma forma de trazer aos seus projetos, conceitos orientais capazes de garantir um maior fluxo de boas energias para os moradores - que também são seus clientes.

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.archdaily.com.br

www.mmartan.com.br

www.personare.com.br

www.pregoemartelo.com.br

www.vivadecora.com.br

www.pregoemartelo.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?