Feng Shui quarto

Conheça a filosofia do Feng Shui no quarto e como utilizá-la em projetos de interiores

O quarto é o espaço mais íntimo de uma casa, uma vez que está relacionado com a particularidade da pessoa que o habita. Ideal para descansar, vivenciar momentos de dores e curas, como também, guardar objetos pessoais, o projeto de um quarto precisa atender todos os requisitos de quem usufrui. Sabendo que  uma pessoa passa mais de oito horas do dia nesse ambiente, necessitando de um porto seguro dotado de singularidade, acolhimento e funcionalidade, o mais aconselhável é criar um quarto à maneira do feng shui.  

Você sabe o que é essa técnica e como pode ser benéfico nos seus projetos de design de interiores? Separamos este post especialmente para você desenvolver um incrível quarto feng shui.

Contudo, para se tornar especialista em Feng Shui é necessário muitos anos de estudos para dominar a técnica. Por esse motivo, a Vobi facilitou e separou alguns fundamentos da técnica para você implementar em seus projetos e orientar seus clientes. Acompanhe os seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

O quarto feng shui e o design de interiores 

A filosofia chinesa Feng Shui é fundamentada no antigo sistema de leis naturais, onde orientam a disposição dos móveis e decoração em função do fluxo de energia (Chi) e as manifestações de Yin e Yang - o mundo é conduzido por forças opostas que se complementam em um movimento constante.  

De acordo com a etimologia das palavras, o ‘feng’ significa vento e a palavra ‘shui’ quer dizer água. Isso significa que, unidos, constituem o fluxo de vida desejado em uma casa. 

Hoje, na contemporaneidade, a filosofia é fundamentada na psicologia para atingir objetivos em diversas áreas da vida. 

Técnicas para feng shui no quarto

Posição da cama 

A premissa do feng shui no quarto parte da chamada posição de comando ou de controle. O conceito determina a melhor localização das pessoas e dos objetos em seus ambientes, considerando a porta de entrada desse cômodo. Ou seja, a porta principal é a referência do posicionamento. 

Na prática, isso significa que quando uma pessoa ocupa um ambiente, ela deve ter o comando das situações, tendo uma visão ampla do espaço. É por este motivo que não se deve ficar de costas para a porta dos ambientes, pois isso pode acarretar diretamente em todas as áreas, seja pessoal ou profissional. 

Obedecendo essa premissa, há de se ter uma maior sensação de proteção, bem-estar e segurança. Visto que a cama é o local onde a posição de controle deve ser garantida. É nela onde as pessoas passam mais tempo e querem se sentir bem para descansar e dormir. 

feng shui quarto
Fonte: Pinterest

A melhor posição para a cama é de frente para a porta - mas não propriamente na mesma linha da entrada -, afastada de paredes com janelas ou banheiro, como também, sem reflexos diretos de espelhos. Esse conjunto de regras é muito importante para a filosofia Feng Shui no quarto. Atente-se! 

A mudança do layout desse ambiente pode trazer mais relaxamento para os usuários, claro que em alguns casos haverá um embate diante do orçamento e necessidades, você, como arquiteto, vai decidir quais as melhores decisões. 

Mesas laterais 

Para aplicar o feng shui no quarto, é necessário entender que para essa filosofia chinesa é muito importante organizar os objetos em pares. Isto é, ter duas mesas de cabeceira, dois travesseiros e dois pendentes.

Mesmo que só uma pessoa utilize o espaço e que não haja um relacionamento amoroso ali presente, os objetos precisam estar energizados em duplas, para que dessa forma se atraia boas vibrações e mantenha uma harmonia. 

Cabeceira

Além disso, acredita-se que as camas devem ter cabeceiras. Elas também contribuem para uma melhor sensação de segurança, já que passam a sensação de apoio. 

As cabeceiras estofadas ou de madeira possibilitam uma tranquilidade, ao contrário daquelas feitas de ferro robusto - que acabam deixando o ambiente pesado e com uma sensação de prisão.

Móveis seguros e pinturas leves

Opte por escolher móveis com bordas suaves, isso também serve para as mesas laterais e as cabeceiras - citadas anteriormente. Todos esses móveis devem ser resistentes e com bordas arredondadas para se ter mais segurança e evitar acidentes. 

Na filosofia chinesa, acredita-se que objetos pontiagudos podem esgotar a energia e deixar os usuários do ambiente com a sensação de que estão sob ataque. 

Em relação às artes, na técnica feng shui para o quarto, acredita-se que determinados tons impulsionam vibrações harmoniosas capazes de reparar o sono. Dessa maneira, deve-se priorizar cores suaves, como os tons terrosos e o off-white. Isso também vale para o feng shui na sala e o feng shui na cozinha

Os 5 sentidos 

feng shui quarto
Fonte: Mais Feng Shui

Com a ajuda do mapa Baguá - principal ferramenta da técnica Feng Shui - é possível compreender em qual área da casa o quarto está localizado. Ele pode estar associado a nove áreas dominantes da vida, sendo elas: prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade, amigos, família, saúde, trabalho, espiritualidade. 

Por exemplo, se o quarto está associado à área de prosperidade, deve-se utilizar elementos de madeira, cores púrpura ou dourada, forma em movimento e pedra ametista. 

Outros elementos podem ser adicionados para aguçar os sentidos. Os tecidos mais macios são preferíveis para a pele. Opte por usar lençóis, almofadas, cortinas e travesseiros de cetim, algodão egípcio ou veludo. 

Já os ruídos brancos são adequados para melhorias no sono. Existem aparelhos específicos que emitem esses sons e podem ser colocados próximos à cabeceira. 

Os famosos óleos essenciais podem ser utilizados diluídos em água nos difusores. Cada óleo possui um efeito, sendo ideais para a prática Feng Shui no quarto, entre eles estão: calmante, energizante, sensual, de concentração, etc.

Os objetos com significados podem influenciar na percepção de beleza do ambiente, ainda mais se possuírem cores agradáveis. 

O hábito de manter um copo com água e limão no quarto para ser tomado logo pela manhã pode contribuir para impulsionar o sabor e melhorar a imunidade. 

Como aplicar o feng shui no quarto?

feng shui quarto
Fonte: Pinterest

Sem materiais de trabalho

Se o quarto é um ambiente para descanso e conexão consigo mesmo, por que levar trabalho para esse espaço, não é mesmo?

No quarto, o ideal é evitar materiais de trabalho e deixá-lo livre de tecnologia. Escolher um local específico para armazenar esses materiais, como separar outro cômodo para escritório é a melhor opção. 

Além do mais, remover as TVs, eletrodomésticos e demais eletrônicos contribui para menos produção de energia ao redor dos usuários, isso porque o Feng Shui se estabelece no mundo natural e a tecnologia e artificialidade reduzem o nível de Chi no ambiente. Além de emitirem luz azul que prejudicam o sono.

“A principal função da melatonina é organizar o ciclo diário e identificar quando é dia ou noite, para que, assim, o corpo consiga desempenhar as atividades de acordo com as necessidades de cada período. Dessa forma, ao usar aparelhos eletrônicos antes de dormir, passamos a mensagem para nosso corpo que ainda é dia, o que interfere diretamente na hora de dormir, provocando, muitas vezes, a insônia” - Fonte: Eduardo Partata

Nada acima e abaixo da cama 

Embaixo da cama a energia precisa fluir. Oriente o usuário a não deixar sapatos e sujeiras. O cômodo precisa estar limpo, organizado e livre de qualquer tipo de ameaça. 

Caso o espaço seja pequeno e muito necessário para armazenar itens debaixo da cama, é preferível que sejam objetos macios e ligados ao sono, como roupas de cama, cobertores e travesseiros. 

Quadros grandes com pinturas ou fotografias podem passar uma energia pesada e também ameaçadora, principalmente se a peça estiver acima da cama. 

Cuidado com os espelhos

feng shui quarto
Fonte: Pinterest

Esses objetos não são proibidos dentro dos quartos, até porque eles são úteis na hora dos usuários se arrumarem, mas eles não podem ser posicionados em um local que reflita a imagem de quem está dormindo. Isso porque, de acordo com a técnica do Feng Shui, o espelho acelera as energias e impede uma boa noite de sono. 

Tudo em perfeito funcionamento e limpos energeticamente

É preciso estar atento se tudo está funcionando adequadamente, mantendo a estética e funcionalidade. Os objetos não podem ser quebrados. Nem pensar em paredes descascadas. Nem em problemas com a rede elétrica e hidráulica, além do mais, os tecidos devem estar conservados.

Como dito anteriormente, a aromaterapia com difusores é ideal para a prática Feng Shui no quarto, outro exercício para contemplá-la é a diluição de alfazema em água para ser borrifada, pelo menos, uma vez ao mês no ambiente e nos objetos, mantendo-os refrescantes, melhorando as energias estagnadas e ajudando a relaxar. 

Outro cuidado para manter a força vital da técnica Feng Shui é manter a luz natural no ambiente. As janelas precisam estar desobstruídas para acentuar a luz e a ventilação. Opte por peças de cortinas e persianas que facilmente sejam flexíveis, isso contribui para quando o usuário precisar suavizar ruídos externos.  

Plantas arredondadas

Nada mais relaxante do que estar cercado pela natureza, não é mesmo? Um quarto Feng Shui pode ter plantas como parte da decoração, mas é preciso cuidado na hora de escolhê-las. De acordo com a filosofia, as plantas que possuem bordas suaves e arredondadas trazem calmaria para o espaço. 

feng shui quarto
Fonte: Pinterest

As suculentas com folhas em formato de coração são ideais para esse espaço. Evite as pontiagudas como a bromélia, a babosa, a espada de são jorge e tipos de palmeiras, já que elas podem desencadear sentimentos mais impulsivos. Opte pelo antúrio, a gardênia, o jasmim e a violeta. 

Exemplos de projetos

feng shui quarto
Fonte: Pinterest

Na imagem anterior, é possível identificar os fundamentos do quarto Feng Shui, como a utilização da posição da cama centralizada e a valorização da “posição de comando”. Nesse conceito, os objetos estão voltados para a porta de entrada, entretanto, não ficam alinhados a ela. 

As mesas de cabeceira e luminárias em ambos os lados transmitem equilíbrio. A simetria deixa o ambiente harmonioso. O desenho assertivo da cabeceira como objeto único além de manter a harmonia, oferece conforto na hora do usuário encostar para descansar ou no seu momento de leitura. 

O uso de padrões com tons suaves e terrosos contribuem para criar um clima sem distrações, capaz de oferecer relaxamento na hora do sono. 

feng shui quarto
Fonte: Archdaily | Foto Luiza Ananias

A utilização de cortinas e persianas ajustáveis, como mostrada na imagem anterior, permite maximizar o fluxo de ar - elemento indispensável quando o assunto é Feng Shui no quarto. Ambientes frescos e limpos são indispensáveis para uma boa noite de sono. 

Em seguida, perceba que as artes do quarto mantêm uma paleta suave e uma figura com traços finos, demonstrando sutileza e equilíbrio. Isso não quer dizer que, os quadros não devem ter cores mais fortes, eles podem, ainda mais se for referido às cores do mapa Baguá, mas precisam manter a positividade que enfatiza a natureza e a vida. 

feng shui quarto
Fonte: Pinterest

Separar um cantinho especial para velas e lâmpadas que fornecem iluminação ambiente com objetivo de criar uma atmosfera relaxante e tranquila é exemplar para criação do Feng Shui no quarto

Esses locais também podem apoiar a leitura do momento ou um aparelho Kindle. Os outros livros devem ser mantidos em outros cômodos, afinal, o quarto é um ambiente que não pode acumular poeira - mesmo que frequentemente sejam limpos. 

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.mindbodygreen.com

www.maisfengshui.com.br

www.cpaps.com.br

www.maisfengshui.com.br

www.elledecor.com

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?