Feng Shui cozinha

Ideias de cozinha Feng Shui: aplique os princípios em seus projetos

A cozinha é um dos ambientes mais importantes, sendo considerada o coração de uma casa e de acordo com o Feng Shui, é o local que proporciona boas energias. É nesse ambiente onde é preparado os alimentos que servem como energia para a saúde dos moradores. 

Você, arquiteto ou designer, conhece a técnica? O Feng Shui é uma prática milenar oriental que vem se tornando cada vez mais popular. Nas últimas décadas, o conceito se estabeleceu a partir do design de interiores para criar espaços energéticos e saudáveis. 

Para desenvolver uma cozinha Feng Shui deve-se ter cuidado em todas as escolhas de decoração e, principalmente, de layout. A paleta de cores, os adornos, os móveis, a materialidade e a iluminação devem ser inseridos de acordo com a energia que se deseja cultivar para a vida. 

Ao aplicar ideias dessa filosofia é possível garantir um espaço que melhora a qualidade de vida dos usuários. Explore os princípios do Feng Shui lendo os tópicos a seguir:

Aproveite a leitura!

Técnicas para feng shui na cozinha

Na filosofia Feng Shui, para o ambiente estar em equilíbrio é preciso que contenham os cinco elementos: água, terra, fogo, madeira e metal. Na cozinha Feng Shui, o elemento que se sobressai é o fogo, sendo ele responsável por atrair a criatividade e a prosperidade.

Para que esse espaço funcione em perfeita harmonia em relação ao todo da casa, é ideal que ele esteja localizado na parte de trás da edificação. A cozinha deve-se manter limpa e organizada para manter as boas energias fluindo.

Tudo precisa funcionar em perfeito estado: bancadas, eletrodomésticos, eletrônicos, louças, local de armazenamento, entre outros. Principalmente os lixos, que devem ser retirados todos os dias para que as energias dos detritos não se misturem com a energia de farturas dos alimentos. 

A premissa principal da técnica parte de que nada pode estar quebrado em uma casa, seja em uma cozinha, em uma sala ou em um quarto Feng Shui. Pratos, utensílios ou outros objetos precisam funcionar adequadamente e serem feitas manutenções recorrentes, como no caso das facas - que precisam ser amoladas/afiadas. 

Por exemplo, é importante verificar se os queimadores do fogão estão funcionando. Esse objeto é muito importante para o ambiente e se o mesmo apresentar problemas significa negligência com a casa e com o chamado para energia de riqueza, o que pode impactar diretamente na receptividade para novas oportunidades da vida.

Esse ambiente importante também precisa ser bem iluminado e arejado, pois ambos ajudam a movimentar as boas energias e contribuem para melhor visão do alimento. Caso a luz da janela não seja suficiente para iluminar o local, utilize pendentes, arandelas e/ou iluminação de tarefa. 

Outro simbolismo importante associado a cozinha Feng Shui é a nutrição e o afeto. Por isso, é importante manter esse ambiente conservado e ordenado, assim, é possível uma família manter-se em constante cuidado uns com os outros. 

Como aplicar o feng shui na cozinha?

Organização

feng shui cozinha
Fonte: Pinterest

Para manter uma cozinha em ordem é necessário muitos espaços de armazenamento, estabelecendo assim, que tudo tenha o seu lugar. Ter armários e dispensas simbolizam a ordem das finanças. As gavetas, os ganchos de portas e caixas organizadoras garantem que tudo esteja organizado. 

Entretanto, recipientes grandes não devem armazenar pouca quantidade de comida na cozinha, visto que, para a técnica Feng Shui, essa ação faz com que se mantenha a energia de escassez ou carência. Então, a dica é pensar em espaços e recipientes com tamanho adequado diante da quantidade de pessoas e de comida que elas consomem.  

Cores 

Como citado anteriormente, a cozinha é associada ao elemento fogo, por isso deve-se evitar cores que remetem a isso, a fim de evitar o desequilíbrio. As cores em tons de vermelho e laranja não são recomendadas por esse motivo. 

Os tons de azuis e pretos também não são ideais pois remetem ao elemento água, o qual é oposto do elemento fogo e pode causar também desequilíbrio. 

Opte por tons em beges ou amarelo. Diante da ideia de utilizar o Feng Shui na cozinha, essas cores estão mais relacionadas ao elemento terra, que remetem à saúde e aos relacionamentos. 

Metais

Ao inserir metais na cozinha, o ambiente passa a ter energias ligadas a produtividade, clareza e calma. As torneiras, luminárias, utensílios, puxadores, adornos, entre outros são alguns dos itens que podem ser incorporados à decoração. 

As queridinhas lixeiras embutidas podem ser uma aliada para evitar a desordem desse ambiente importante. Ao esconder o lixo do dia a dia, é possível evitar que a força da nutrição seja anulada pelos detritos. 

Entretanto, ao utilizar essa materialidade é preciso cuidado na composição. Muitos elementos metálicos podem trazer a sensação de peso no ambiente, causado pela sobrecarga de energia metálica. 

Layout 

A cozinha Feng Shui deve ser planejada no sentido horário. De acordo com a filosofia, a bancada está associada a água e o fogão ao fogo, com isso eles não podem ficar posicionados de frente para o outro.

O fogão precisa estar localizado antes da pia, para que o elemento água possa neutralizar o elemento fogo. 

Entre a pia e o fogão deve-se usar elementos de madeira para amenizar o poder da água em relação ao do fogo, assim, a água alimenta a madeira que alimenta o fogo, tendo o resultado de boas energias nesse ambiente. 

Outra dica é inserir tapete verde, que é associado a terra, para amenizar o conflito. 

Marcenaria

feng shui cozinha
Fonte: Pinterest

Ao pensar nos móveis de uma cozinha, pense em preencher todo espaço até o teto para evitar o acúmulo de poeira em cima do armário. Isso evita que a energia negativa permaneça no local. 

Pense nos locais que irão armazenar os itens pesados, como as panelas. Elas podem ser armazenadas em gavetas profundas, prateleiras internas ou em ganchos com corrediças deslizantes. Esse é o momento para usar a criatividade mas evite deixar um local exposto para pendura-las, pois podem causar ansiedade nos usuários - por serem pesadas.

Conforme o conceito do Feng Shui na cozinha, as facas também devem ser guardadas em gavetas e longe dos olhares das pessoas. Esses itens passam a sensação de tensão e desconforto pelo seu formato pontiagudo. 

As portas dos armários podem ser mescladas com vidros. O vidro canelado, transparente ou fosco favorece o fluxo de energia e mantém os objetos armazenados visíveis - o que contribui para o senso de responsabilidade em relação à organização.

“O vidro canelado é extremamente popular no momento, e por boas razões. Além de parecer mais interessante do que o vidro comum, o vidro canelado também oferece um grau de ocultação. Você não precisa ser tão cuidadoso em manter o conteúdo do armário arrumado. Use-o para fazer com que os armários de parede pareçam menos dominantes ou para filtrar uma despensa. Iluminado por dentro, o vidro canelado reflete e refrata, adicionando brilho e atmosfera extra à noite.” - Paul Welburn (Roundhouse) para a Homes & Gardens 

Embutir luzes de led contribui para manter o elemento fogo no horário mais noturno. A cozinha com iluminação emana energia saudável e de proteção. 

Adornos de madeira

feng shui cozinha

Você sabe mais do que ninguém que suportes, tábuas e acabamentos de madeira dão aquele toque especial em uma composição. Diante da filosofia, o elemento da madeira é positivo de se cultivar em uma casa, e principalmente em uma cozinha Feng Shui

Não esqueça que as plantas remetem a esse elemento e ficam lindas adicionadas em móveis e na bancada. 

Comidas

As tigelas e travessas com frutas representam a abundância de uma casa. Ter locais livres para essa prática é ideal para manter boas energias. Além do mais, esses elementos vivos deixam o ambiente colorido e belo. Potes com arroz e cereais também são bem vindos.

O cultivo de uma mini horta expõe o elemento terra para dentro do ambiente e mantém a cozinha vibrante. Plantas como o hortelã e o manjericão ajudam a elevar a prosperidade e a sorte. 

Exemplos de projetos

feng shui cozinha
Fonte: Archdaily | Foto Rafael Renzo

O projeto da Cozinha Aurélia assinado pelo Renato Mendonça Arquitetura utilizou o vidro canelado na porta de correr para não perder a iluminação natural que chegava pela área de serviço, o que fez com que o ambiente se mantivesse iluminado e, sempre que desejável, arejado. 

Além do mais, trouxe uma materialidade que está em alta no momento - novos acabamentos e texturas. O alumínio preto e o canelado permitem o contraste do uso tradicional da madeira.  

A utilização da marcenaria mantém a atemporalidade e proporciona aos usuários a certeza de móveis com materiais resistentes cheios de elegância.

feng shui cozinha
Fonte: Archdaily

A inclusão da iluminação de tarefa em uma cozinha Feng Shui é um recurso para trazer mais conforto a quem trabalha na área de preparação, cozimento e pia. Além do mais, nesse projeto - exposto na imagem anterior - a iluminação causa diferentes atmosferas no espaço, o tornando atraente e dotado de personalidade.

Em ambos os projetos, as plantas ganham espaços para proporcionar uma cozinha saudável e vibrante. Hoje, inserir plantas com propriedades terapêuticas vem sendo cada vez mais popular e é um aliado do conceito Feng Shui. Com fácil acesso a ervas, os moradores podem transformar as refeições rapidamente ou utilizarem para aliviar dores de forma mais fácil. Os vasos de dinheiro-em-penca, de alecrim, manjericão, orégano ou hortelã são sempre bem vindos. 

Ademais, em nenhum dos projetos é visto o posicionamento do fogão em frente a pia. Como vimos anteriormente, o elemento água causa conflito com o elemento fogo. Os dois equipamentos precisam se manter lado a lado ou serem amenizados com o elemento terra.

Também, é visto que os tons neutros nos armários e nas paredes foram priorizados. No conceito Feng Shui para cozinha, a escolha de cores calmas, padrões básicos, móveis tradicionais mesclados com antiguidade são ideais para evitar os conflitos de cores, texturas e estampas. 

Agora que você já conhece melhor sobre essa temática, não deixe de aplicar esses e outros conceitos em seus projetos. Conheça também os artigos sobre Feng Shui sala e Feng Shui quarto, clicando em cima. 

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.extraspace.com

www.homesandgardens.com

www.vivadecora.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?