Tudo sobre as tendências da Expo Revestir 2022

A Expo Revestir 2022 aconteceu na Transamerica Expo Center, em São Paulo, durante os dias 8 a 11 de março. Nesta edição, a maior Feira de Revestimentos e Acabamentos da América Latina completou 20 anos de história. E para celebrar, a feira ocorreu de forma híbrida, ou seja, na versão digital e presencial.

Nosso time de arquitetos e designers da Vobi fizeram a cobertura do evento e trouxeram, neste artigo, as tendências que marcaram a Expo. Então, se você não pôde comparecer, ou deseja rever os principais pontos, não deixe de seguir a leitura! Vamos começar?  

Aproveite a leitura!

Principais tendências da Expo Revestir 2022

1. Pedras e rochas

Sim, quem visitou a Expo Revestir 2022 com certeza percebeu a presença das pedras naturais em quase todos os expositores, especialmente as rochas. Elas vieram com tudo e se apresentaram de diversas formas: desde mármores, granitos, porcelanatos e chapas de MDF imitando a padronagem, até mesmo em metais para banheiros!

Sabemos que o mármore sempre foi um clássico dentro da arquitetura e design de interiores. Mas ele ganhou ainda mais destaque, nessa edição, com padronagens mais marcantes e ousadas, como vimos na Michelangelo Mármores do Brasil.

Expo Revestir 2022 - Michelangelo Mármores do Brasil
Expo Revestir 2022 - Michelangelo Mármores do Brasil

Porém, como dito anteriormente, não somente as pedras e rochas naturais se sobressaíram, mas também suas padronagens aplicadas em outros tipos de revestimentos. 

De fato, os revestimentos que imitam texturas originais já são tendência há algum tempo. No entanto, a cada ano, a tecnologia avança na veracidade desses acabamentos, tornando cada vez mais difícil diferenciá-los do original.

Como no caso da Roca Brasil Cerámica que apostou em porcelanatos de diversas cores e estampas que remetem às pedras naturais.

Expo Revestir 2022 - Roca Brasil Cerámica
Expo Revestir 2022 - Roca Brasil Cerámica
Expo Revestir 2022 - Roca Brasil Cerámica
Expo Revestir 2022 - Roca Brasil Cerámica
Expo Revestir 2022 - Roca Brasil Cerámica
Expo Revestir 2022 - Roca Brasil Cerámica

E, para isso, a empresa investiu em uma tecnologia inédita nas Américas, capaz de criar peças com textura 3D.

Trata-se do Mineral Lab, uma nova tecnologia que permite a impressão de porcelanatos com textura mineral, garantindo a criação de revestimentos com relevos, ressaltando o efeito 3D nas peças.

“Somos a primeira empresa a trazer essa tecnologia para o Brasil, criando revestimentos cada vez mais fidedignos”, afirma Christie. Ela é vista na linha Fusion, lançamento da Roca Cerámica.”- Fonte: Top View
Expo Revestir 2022 - Roca Brasil Cerámica
Roca Cerámica - Linha Fusion - Fonte: Revestindo a Casa

A Pamesa Cerâmica, também trouxe texturas e formatos inspirados em materiais rochosos imponentes. 

“As peças se destacam pelos veios orgânicos e pela naturalidade das formas que as compõem. As quatro linhas lançadas pela marca esse ano trazem essa característica de maneira marcante. A Bay, por exemplo, apresenta a sobriedade do azul cobalto em um mármore polido exótico, que é peça-chave para composições de impacto.” - Fonte: Expo Revestir
Pamesa Cerâmica - Expo Revestir 2022
Pamesa Cerâmica - Bay azul

Exemplos de “revestimentos fakes” não faltaram e além dos mármores e rochas, pedras consideradas “menos nobres” também deixaram a sua marca em diversos expositores.

A Berneck, especializada em painéis de MDP, MDF e HDF, por exemplo, realizou o pré-lançamento de alguns produtos da coleção Sentido. E dentre eles, se destaca o novo padrão Basalto Rust, inspirado na rocha vulcânica.

Seguindo a mesma linha, a Durafloor também se inspirou na rocha basalto e no arenito em seus pisos vinílicos. 

Expo Revestir 2022 - Durafloor
Expo Revestir 2022 - Durafloor

A grife de metais Rubinettos, conhecida por seus misturadores e cubas de alto padrão, trouxe para a Expo Revestir 2022, acabamentos e pedrarias exclusivas e personalizáveis. A marca propõe misturadores em 22 acabamentos diferentes com 8 opções de pedras naturais desenvolvidas pela designer de jóias Camila Vieira. 

“É a primeira vez que se vê a mistura de metais com pedras na mesma peça. A coleção ganhou o nome de Sinergia, e entre os acabamentos, alguns se destacam, como Absinto Matte, Páprica Matte, Bronze Hera, Dourado Escovado, Coral Light Matte, Ébano Escovado, Oliva Matte, Marsala e Ônix Matte.” - Fonte: Gazeta do Povo.
Expo Revestir 2022 - Rubinettos
Coleção Sinergia - Rubinettos
Expo Revestir 2022 - Rubinettos
Coleção Sinergia - Rubinettos

2. Verdes, tons de nude e terrosos

Quanto às cores, nesta edição, os tons de verde, nudes e terrosos apareceram com força!

Seguindo esse pensamento, a Duratex, lançou novas cores de MDF como o Verde Floresta, o Rosa Infinito e o Pinole.

“O Verde Floresta nos lembra tons da vegetação, representa a exuberância da vida ao ar livre. Oferece a autoconfiança, representa o contato que almejamos com a natureza, com nós mesmos e com um propósito maior.” - Fonte: Duratex
Expo Revestir 2022 - Duratex
Expo Revestir 2022 - Duratex
Expo Revestir 2022 - Duratex
Expo Revestir 2022 - Duratex
Expo Revestir 2022 - Duratex
Expo Revestir 2022 - Duratex
Esses mesmos tons também marcaram presença nas cubas para banheiros, fugindo do tradicional branco.
Expo Revestir 2022 - Deca
Expo Revestir 2022 - Deca

3. Acabamentos Slim

E por falar em cubas…Outra grande tendência que marcou a feira foi o acabamento slim (aquelas bordas bem fininhas). 

O minimalismo no design das louças pôde ser notado nas coleções dos principais expositores de louças e metais, como a Deca e a Docol

Expo Revestir 2022 - Deca
Expo Revestir 2022 - Deca
“Em quatro diferentes formatos e tamanhos, as cubas Slim encantam pelo visual flutuante, bordas delicadas e variedade de cores. Suas linhas suaves contribuem para a criação de um ambiente leve e que convida ao relaxamento.”- Fonte: Deca

Ainda, reforçando o minimalismo, a Docol, juntamente com os italianos de Quaglio Simonelli, conceberam o misturador monocomando Naiade. 

Monocomando Naiade, da Docol
Monocomando Naiade, da Docol

4. Tecnologia e assepsia

Nós já falamos por aqui sobre como as pandemias influenciaram a arquitetura e o design ao longo da história e como muitas das tendências que são vistas atualmente foram soluções do passado para resolver problemáticas ligadas à saúde e conforto das pessoas.

A questão é que, atualmente, são muitas as superfícies que diversas pessoas têm contato ao longo do dia. Por isso, as novas edificações pós-COVID-19 levarão em conta novos hábitos de menos toques, bem como uma preocupação maior com a assepsia.

E claro que, combinado a uma rotina acelerada dos dias de hoje, é preciso pensar em soluções inteligentes e práticas: e é aí que entra a tecnologia.

De torneiras touchless ou acionadas por comando de voz a bacias sanitárias inteligentes, a tecnologia nas louças e metais foi destaque na Expo Revestir 2022.

A começar pela Deca, com a sua linha de torneiras e misturadores Touchless. As torneiras desta linha têm acionamento inteligente, com liberação de fluxo de água por aproximação em qualquer parte da torneira e desligamento automático, sem a necessidade de toque.

A linha Deca Touchless tem tecnologia e design pensados para uma vivência mais segura - reduzindo os riscos de contaminação - e prática - aumentando a mobilidade no uso, não sendo necessário manter as mãos em uma única posição durante a higienização.

Entre os lançamentos da Docol, destaca-se a Mix & Match Ozônio. Antes disponível apenas para cozinhas, agora a linha vem com a versão de bica de mesa para lavatórios, criando um único misturador, o Vitalis, que oferece água comum, com ozônio e purificada. Esse modelo traz os recursos inteligentes como neutralizador de odores, além de prometer eliminar 99% das bactérias em até 30 segundos.

Misturador Mix & Match Ozônio, da Docol
Misturador Mix & Match Ozônio, da Docol

A tecnologia e a assepsia também nortearam o conceito da bacia sanitária inteligente da Roca

“A marca apresenta a peça In-Wash com In-tank, que abrange funcionalidades acionadas por meio de um controle remoto intuitivo, agregando à louça as funções de bidê.”- Fonte: Expo Revestir.
Bacia sanitária inteligente, da Roca
Bacia sanitária inteligente, da Roca

5. A volta do Retrô

Por fim, mas não menos importante, outra tendência que se mostrou estar em evidência é a valorização das memórias afetivas. Foi possível notar um retorno do retrô e vintage, trazendo de volta referências que remetem à casa dos avós.

Por isso, diversas marcas apostaram em texturas e padronagens que conferissem mais charme e aconchego aos espaços.

Como é o caso da Ceusa, do grupo Dexco, que apostou na união do novo com o antigo, misturando diversas cores com estilos como o Art Decó e o Movimento Memphis. 

A marca também se inspirou no universo da moda e da arquitetura, trazendo peças com design assinado pela Isabela Capeto, uma das mais conceituadas estilistas do Brasil.

As coleções assinadas pela profissional reúnem o universo das passarelas e do design de interiores, valorizando o artesanato e a cultura brasileira.

Seguindo essa linha da volta do retrô, para criar as peças no formato 10x10 cm que ganharam o seu próprio nome, Isabela Capeto se inspirou em um conjunto de lembranças e memórias afetivas como: panos de prato da avó para criar uma coleção de azulejos com motivos variados, o tom terroso e relevo de passarinho de um dos primeiros azulejos feito pela Ceusa na década de 1970.

Se você chegou até aqui, com certeza está por dentro das principais tendências da Expo Revestir 2022. Então, queremos saber: qual tendência você mais gostou de ver?

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.gazetadopovo.com.br

www.exporevestir.com.br

www.portalwg.com.br

www.topview.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP

Faça parte da lista de conteúdos VIP.

Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?