Guias Especiais

Tipos de pintura de parede: da teoria à prática

Por Equipe Vobi
tipos de pintura de parede

Uma loja de tintas apresenta um número esmagador de opções para qualquer pessoa que esteja em busca de pintar algum ambiente da casa. Para se ter uma ideia, existem tantos tipos de pintura de parede atualmente, que a tomada de decisão não pára mesmo depois de selecionar a cor desejada.

Sem uma compreensão básica dos termos usados ​​pelos fabricantes de tintas, é difícil saber exatamente o que escolher. Felizmente, se tudo o que você deseja fazer é renovar as paredes da sua casa, um rápido mergulho neste artigo o levará da teoria à prática e irá lhe dizer tudo o que você precisa saber sobre qual tinta é perfeita para a tarefa em questão. Confira:

Aproveite a leitura!

Tipo de tinta

A pintura protege as paredes e também adiciona cor, padrão e textura. No entanto, existem algumas diferenças de composição que podem interferir no resultado almejado, ou seja, nos tipos de pintura de parede que você deseja para o seu projeto. De uma forma geral, uma lata pode conter um tipo de tinta:

À base de água

A maioria dos tipos de pintura de parede vendidos, hoje, são à base de água, principalmente por causa de sua facilidade de uso. Mas, atenção: se sua superfície foi previamente revestida com um produto à base de óleo, tenha cuidado ao mudar para uma tinta à base de água, pois você pode ter problemas para aderí-la à superfície. 

Nessa situação, é recomendado lavar a superfície e, em seguida, torná-la áspera com uma lixa de grão médio a liso - deixando-a limpa, seca e sem brilho para evitar que a nova camada descasque.

Vantagens das tintas à base de água:

✔️ Não requer um pré-tratamento;

✔️ Evita crescimento de mofo;

✔️ Baixos níveis de emissões tóxicas;

✔️ Limpeza fácil com água;

✔️ Secagem rápida;

✔️ Acabamento elástico e flexível, resistente a rachaduras;

✔️ Pode ser usado em quase todas as superfícies;

✔️ Cor estável ao longo do tempo, não amarela nem desbota à luz do sol.

Desvantagens das tintas à base de água:

❌ Não duram tanto quanto as tintas à base de óleo ou uretano;

❌ Pode descascar caso as paredes estejam úmidas.

À base de óleo

A tinta à base de óleo, também chamada de tinta à base de solvente, pode ser usada em quase todas as superfícies, apresentando alta durabilidade e acabamento rico. Sua resiliência também a torna ótima para acabamento, uma vez que pode resistir a um uso considerável sem desgaste.

Mesmo assim, tenha cuidado, pois a tinta a óleo emite vapores fortes e não pode ser lavada com água. Ao optar por este, dentre os tipos de pintura de parede, será necessário lavar os pincéis e outros materiais utilizados com solvente.

Vantagens das tintas à base de óleo:

✔️ Bom para ambientes com alta umidade (por exemplo, banheiro ou cozinha);

✔️ Tempo de secagem mais longo (bom para fazer correções);

✔️ Bom "nivelamento" (pinceladas se preenchem para criar um acabamento suave);

✔️ Acabamento durável.

Desvantagens das tintas à base de óleo:

❌ Difícil lavagem;

❌ Níveis de emissões tóxicas podem ser prejudiciais para respirar. 

“Neste caso, existem pequenas variações entre tintas feitas com óleo orgânico (óleo de linhaça) e óleo sintético (alquídico) na base: ou seja, tintas orgânicas são ligeiramente mais delicadas depois de secas, enquanto tintas alquídicas têm um valor superior de compostos orgânicos voláteis (VOCs). Como as tintas alquídicas são notórias por seu odor enquanto ainda estão frescas, certifique-se de usar um respirador e opte por uma versão de baixo VOC para reduzir ainda mais o cheiro.”

Como exemplificado acima, as tintas para os tipos de pintura de parede de interiores se enquadram em duas categorias abrangentes, determinadas por sua composição: à base de óleo e à base de água. Ambos usam diferentes agentes para ligá-los às superfícies que cobrem, e essas bases criam características. Embora os puristas possam preferir tintas à base de óleo por sua cobertura impecável e duradoura, a facilidade de uso das tintas à base de água as tornam a escolha mais popular.

Acabamentos para os tipos de pintura de parede

Se você já escolheu a paleta de cor para o seu projeto e decidiu se irá utilizar uma tinta à base de água ou óleo, talvez você esteja se sentindo pronto para ir direto à uma loja de tintas. Mas antes de fazer isso, há mais uma etapa a ser definida: o acabamento. 

Há diferentes acabamentos disponíveis para cada tipo de tinta no mercado e você precisa saber qual é a melhor escolha para o seu projeto antes de começar a usar os pincéis e rolos. Para tal, existem cinco tipos de acabamentos de pintura, categorizados por sua refletividade:

Fosco

  • É o brilho menos reflexivo disponível;
  • Possui textura aveludada;
  • Esconde imperfeições em paredes e tetos;
  • Oferece grande profundidade de cor;
  • Difícil de limpar.

Acetinado

  • Possui leve refletividade;
  • Oferece maior durabilidade;
  • Limpeza mais fácil (quando um acabamento altamente brilhante não é desejado).

Semi-brilho

  • Brilho intermediário;
  • Ideal para locais com alta umidade;

Brilhante

  • É o brilho mais reflexivo;
  • Tradicionalmente usado ​​em rodapés, molduras e portas;
  • Maior durabilidade;
  • Destaca imperfeições;
  • Acabamento mais fácil de limpar dentre todos.

Texturizado

  • Confere uma aparência rústica à superfície;
  • Geralmente mais espessa do que os outros tipos convencionais de tinta;
  • Ótimo para cobrir pequenos defeitos, como irregularidades e rachaduras;
  • Custo mais alto;
  • Difícil manutenção;
  • É preciso uma mão de obra especializada para aplicação;

Pela vasta gama de opções, os clientes estão se tornando mais experimentais no uso dos diferentes acabamentos e tipos de pintura de parede a fim de criar impacto e textura reais dentro de um projeto. 

#Dica: Se você deseja se aprofundar ainda mais neste universo, não deixe de ler o nosso artigo completo e saiba como escolher o melhor tipo de tinta e acabamento para o seu projeto, clicando aqui.

Tendo esses pontos levantados, resta o seguinte questionamento: o que considerar ao escolher um acabamento de pintura?

Antes de ir até a loja e escolher um acabamento, há quatro coisas que você deve ter em mente para ajudá-lo a encontrar a tinta certa:

1. Tráfego

Talvez a coisa mais importante a se considerar ao escolher o acabamento certo para os diferentes  tipos de pintura de parede é a quantidade de tráfego que seu ambiente suportará. Ambientes movimentados como cozinhas e salas de jogos se beneficiarão de acabamentos mais duráveis, como acetinado e semibrilho, enquanto ambientes mais calmos, como salas de jantar, podem se safar com acabamento fosco.

2. Brilho da tinta

O brilho de cada acabamento afeta a quantidade de luz que ele reflete de volta para o ambiente, portanto, se o seu intuito é ajudar a iluminar um local escuro, um acabamento ligeiramente mais brilhante será uma melhor escolha.

3. Imperfeições

Quanto mais reflexivo for um acabamento, mais ele mostrará imperfeições superficiais no que você está pintando. Se você quiser pintar uma parede com muitos orifícios ou marcas de pregos, considere uma tinta menos brilhante - ela ajudará a mascarar essas marcas e manter a aparência da parede lisa.

4. Quantidade de tinta necessária

Em algum momento você precisará saber a quantidade necessária para a pintura do seu projeto. E para facilitar ainda mais o cálculo, nós da Vobi desenvolvemos uma calculadora de tinta simples, rápida e gratuita. Para começar a usar basta CLICAR AQUI.

tipos de pintura de parede

Dica Bônus

Cada um dos tipos de pintura de parede possui uma amostra. Por isso, a dica é pegar o máximo de amostras que puder e alguns cartazes. Brinque com essas amostras - examine com que facilidade elas cobrem e espalham uma área e com que facilidade você pode limpá-las quando estiverem secas. 

Enquanto navegar por fotografias ou ler informações online lhe dará uma ideia geral de como os acabamentos são diferentes, é somente até você testar uma tinta no espaço desejado que será possível ter uma noção real de como ela funcionará. 

“O motivo pelo qual é mais fácil fazer o teste em um pedaço de papelão em vez da parede é porque você pode mover seu papelão ao redor do ambiente para vê-lo com seus móveis sob diferentes luzes em diferentes horas do dia. Dessa forma, você pode realmente se sentir bem com sua escolha, porque está eliminando todas as suposições."

06 tipos de pintura de parede decorativas

Com a lista aparentemente interminável de técnicas de pintura criativas disponíveis hoje, é fácil transformar completamente a aparência de um ambiente sem adicionar desordem por meio de decoração extra ou invadir sua metragem quadrada. As ideias a seguir são tudo que você precisa para conferir a qualquer cômodo da sua casa uma vibe atualizada e convidativa, não importando suas inclinações estéticas ou estilo.

1. Pintura em estêncil

Entusiastas do “faça você mesmo” adoram esta técnica. A pintura em estêncil é uma maneira simples e fácil de adicionar personalidade a um espaço sem o custo de contratar um profissional. E se você está sem ideias, olha só que incrível o exemplo abaixo:

tipos de pintura de parede
Fonte: Martha Stewart Living

Pintura geométrica

A pintura geométrica é uma técnica de pintura que envolve formas e traços geométricos como composição. O mais legal dessa técnica é justamente a capacidade de grande transformação com pouco orçamento. Com apenas uma fita-crepe, rolinho, tinta e uma boa dose de inspiração você mesmo pode criá-la.  Ela pode ser utilizada como estampa, para delimitar áreas e até como substituta de painéis e cabeceiras.

Ficou curioso? Clique aqui e dê uma olhada no nosso artigo sobre Pintura Geométrica.

tipos de pintura de parede
Fonte: Arkpad

Pintura efeito lavagem de cor

A lavagem de cor é um belo efeito de pintura que adiciona textura e profundidade a um espaço, além de ser muito fácil de aplicar. Você vai começar revestindo suas paredes com uma tinta de base acetinada e, em seguida, usar um pincel grande para pintar sobre ela com um verniz. Quer opte por uma parede com cores vibrantes ou outra mais neutra, o seu ambiente será definitivamente mais dinâmico.

tipos de pintura de parede
Fonte: Houzz

Pintura efeito Strié

Strié, que é a palavra francesa para ranhuras, refere-se a um dos tipos de pintura de parede que cria linhas horizontais ou verticais para um visual que lembra o tecido do linho. É uma maneira deslumbrante de adicionar calor e textura a um ambiente, misturando-se perfeitamente com qualquer estilo de decoração.

tipos de pintura de parede
Fonte: The Spruce

Pintura rolada

A pintura rola é aplicada com a ajuda de rolos especiais para adicionar textura e profundidade. O que é particularmente bom sobre essa ideia é que ela é sutil o suficiente para ser aplicada a qualquer estética sem invadir o design geral.

tipos de pintura de parede
Fonte: Etsy

Pintura esponjada

O esponjado é uma técnica de pintura que é exatamente o que parece: envolve o uso de um rolo de pintura esponjoso ou esponja literal para adicionar uma textura dinâmica. Nela, é possível fazer uso de várias cores aplicadas ao acaso, uma sobre a outra, com uma esponja que produz um efeito manchado, dando textura e volume à superfície. É muito fácil de executar e não requer nenhuma habilidade ou conhecimento específico de pintura, por isso é um ótimo projeto para toda a família participar.

tipos de pintura de parede
Fonte: The Home Depot

Por fim, vale ressaltar que além de pensar nos tipos de pintura de parede, é imprescindível escolher bons fornecedores e profissionais qualificados para a execução. E agora que você já sabe tudo sobre tintas e pintura, é só escolher qual o melhor para o seu próximo projeto!

Gostou? Compartilhe!

Continue Lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?