Captação de clientes
O dia em que contratamos um chef para presentear o cliente com um jantar na entrega da obra
Ythalo Silva, Cofundador e CEO da Vobi
 | 
8
 
Jun
 de 
2023
Captação de clientes
Conteúdo
O dia em que contratamos um chef para presentear o cliente com um jantar na entrega da obra
01. Contexto
02. O mercado mudou: Para crescer, você precisa ir além do tradicional
03. A estratégia
04. Seja criativo!


👉 Contexto

Como você já sabe, antes de fundar a Vobi, eu e meus sócios, fundamos a Home Hero, empresa que atuava no setor da construção civil.

A Home Hero foi fundada em 2019 e atuava como uma plataforma de reformas residenciais, que conectava o cliente final com profissionais do setor (arquitetos, designers e empreiteiros). 

A frente da Home Hero, nós vendemos, em menos de 4 meses, mais de 10 milhões de reais em obras residenciais e, algo que muitas pessoas me perguntam, até hoje, é:

"Como vocês conseguiram vender tudo isso em tão pouco tempo?"

A resposta é simples: isso aconteceu porque fomos além e pensamos diferente.

Afinal, estávamos criando uma nova marca e sabíamos que o nosso setor de arquitetura e construção tem uma reputação ruim, de atrasos, falta de transparência e orçamentos estourados.

Tínhamos consciência que, se fizéssemos o básico bem feito (sem atrasos e orçamentos estourados), já iriamos chamar atenção. Se fossemos além, conseguiríamos crescer ainda mais.

E foi isso que aconteceu.

A história que vou contar hoje para você, é sobre uma das estratégias que utilizamos e que nos ajudou a crescer e se destacar no mercado, virando notícia em diversos veículos como Exame, Forbes, Folha de São Paulo, etc.

➡️ O mercado mudou: Para crescer, você precisa ir além do tradicional

Aqui vai uma verdade difícil de engolir:

Não adianta mais só fazer um projeto ou construção personalizada e apenas cumprir com o combinado de entregar no prazo e orçamento.

O mercado está saturado e cada vez mais existem profissionais competindo para conquistar o seu cliente. E muitas vezes, até jogando baixo e desvalorizando a profissão.

Para se destacar no meio da multidão, você precisa ir além.

Você precisa personalizar toda a experiência do seu cliente, do início ao fim.

Desde o primeiro contato até a entrega final do projeto ou obra.

Isso era algo que, desde que fundamos a Home Hero, tínhamos em mente. O nosso objetivo era proporcionar a melhor experiência para o nosso cliente ao ponto deles nos indicarem para os seus amigos/familiares/colegas de trabalho e, consequentemente, gerar mais clientes. 

E se você está desconfiado e acha que, na prática, não funciona. Os números não mentem:


Em um mercado onde cerca de 80% da captação de clientes é por indicação, proporcionar uma excelente experiência para o consumidor vai te ajudar a construir uma máquina de indicações que vai trazer mais projetos e obras e crescer o seu negócio.

🚀 A estratégia

No conteúdo #01, compartilhei uma das estratégias que utilizávamos para captar clientes. Neste artigo vou compartilhar outra ação que ajudou a Home Hero a conquistar clientes com um investimento baixo e alto retorno.

Segue a história 👇

Na entrega de chaves de uma das obras que havíamos executado, nós decidimos contratar um chef e presentear o cliente com um jantar com os seus amigos, na casa dele, recém-entregue.

Calma, eu já imagino o que deve estar passando pela sua cabeça: 

“Mas Ythalo, não é caro contratar um Chef? Ainda mais em São Paulo?”

Não é. E abaixo vou te explicar o porquê.

O jantar custou aproximadamente R$1.000 e o cliente poderia convidar 4 amigos para aproveitar a experiência, logo, temos um custo de R$200,00 por pessoa.

Se o nosso cliente, falasse bem da gente e os outros convidados demonstrassem interesse em, também, contratar a Home Hero, e tivéssemos pelo menos 1 conversão, esse investimento já estaria pago.

E foi exatamente isso que aconteceu.

Além de deixarmos esse cliente extremamente feliz e agradecido, com a casa renovada e de quebra um jantar para o open house

Sabe de quem eles mais falaram na hora do jantar?

De quem fez a reforma e pagou por toda aquela experiência.

E era exatamente isso que queríamos.

Proporcionar uma experiência tão fantástica ao ponto de falarem da gente e, consequentemente, adquirir mais clientes.

Afinal, que empresa de arquitetura e construção ou reforma que você conhece que já fez isso?

Para você ter uma ideia, um cliente vindo dessa ação gerava um retorno 10x maior que o investimento.

💡 Seja criativo

Como comentei acima, o mercado está cada vez mais competitivo.

Portanto, mais do que nunca, é preciso ser criativo. 

Você não precisa de um alto investimento para se consolidar no setor, basta focar na experiência do seu cliente, fazendo com que os seus clientes lembrem de você ao ponto de compartilharem com outras pessoas.

A aquisição de clientes por indicação é uma das melhores maneiras de você conquistar projetos e obras por um custo baixo e, nosso setor, não é difícil de pensar em estratégias como essa para aumentar suas indicações. Pois todo mundo faz mais do mesmo.

E se você já usa Vobi, fica ainda mais fácil.

Pois, com certeza, os seus clientes vão mostrar para amigos/familiares a experiência que estão tendo com a plataforma e como estão tendo visibilidade e segurança para realizar um projeto/obra com você, aumentando as chances de obter novos clientes. 

Até porque, a maioria dos profissionais ainda entrega um amontoado de planilhas e documentos, que o cliente fica perdido ao longo da jornada. Não sabendo qual a última versão do projeto, o que aprovou ou não, o que precisa pagar, quanto já gastou, etc. 

No fim, aquele momento que era para ser especial acaba virando um caos com diversos conflitos.

E é por isso que o portal do cliente da Vobi faz tanto sucesso.


Aqui você pode ver um dos relatos de profissionais que utilizam o portal do cliente Vobi para transformar a experiência dos seus clientes:


E se você, ainda segue fazendo o tradicional e possui ambição para crescer o seu negócio, acessa esse link para descobrir como a Vobi vai te ajudar a fechar mais contratos.

Por fim, seja criativo e faça acontecer!

As indicações virão.


E aí, também já fez alguma ação como essa? Compartilhe conosco através do email (empreenda@vobi.com.br) para publicarmos a sua história aqui também.

E se você gostou desse artigo, inscreva-se agora no Portal Vobi Empreenda para acompanhar os próximos conteúdos e alavancar ainda mais o crescimento do seu negócio.

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