Captação de Clientes
Uma das estratégias que nos ajudou a vender mais de R$10 milhões em obras em menos de 4 meses
Ythalo Silva, Cofundador e CEO da Vobi
 | 
18
 
May
 de 
2023
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Captação de Clientes
Conteúdo
Uma das estratégias que nos ajudou a vender mais de R$10 milhões em obras em menos de 4 meses
1. Contexto
2. A estratégia
3. O que ganhávamos com isso
4. Por que você deve pensar diferente em nosso setor


👉 Contexto

Antes de falar sobre a estratégia, gostaria de contar uma história. 

Eu e meus sócios, antes de fundarmos a Vobi, também fomos sócios da MAR ventures, fundo que já atraiu mais de R$ 200 milhões de reais em investimento e criou/investiu em empresas como Easy Carros, Remessa Online, Finpass e por último, a Home Hero, empresa que atuava no setor da construção civil.

A Home Hero foi fundada em 2019 e atuava como uma plataforma de reformas residenciais, que conectava o cliente final com profissionais do setor (arquitetos, designers e empreiteiros). 

Além disso, nós gerenciávamos as obras do início ao fim, centralizando todo o processo em um único local. 

Dessa forma, o cliente não precisava lidar com mais de 15 fornecedores ao mesmo tempo.

A frente da Home Hero, nós vendemos, em menos de 4 meses, mais de 10 milhões de reais em obras residenciais e, algo que muitas pessoas me perguntam até hoje é: "como vocês conseguiram vender tudo isso em tão pouco tempo?".


Pois bem, neste artigo, vou compartilhar uma das estratégias que utilizamos para alcançar esses números, e que, você também pode facilmente aplicar em seu negócio.

🔥 A estratégia

A estratégia tinha como base a conquista da vizinhança, e funcionava, principalmente, em obras de condomínios verticais (você entenderá o motivo ao longo do artigo). 

Basicamente, em todas as obras que fazíamos, além de:

1. Darmos presentes para porteiros e síndicos dos condomínios, como vinhos e chocolates.

2. Colocar um comunicado diferente e acolhedor nos elevadores do condomínio (diferente dos tradicionais avisos de "desculpe o transtorno").

👉 Nós deixávamos uma trufa com uma carta em TODOS os apartamentos do prédio. 

Este era o texto da carta:


💡 O que ganhávamos com isso


Através dessa ação, nós conseguíamos:

1. Tornar a nossa marca conhecida: para nós era muito importante devido à alta concorrência na época (experiência era a nossa forma de diferenciação).

2. Gerar boca a boca positivo dentro e fora do condomínio através dos moradores e de seus amigos.

Afinal, me diga uma empresa de arquitetura e construção que você conhece que já fez algo assim e, principalmente, sem ter uma comunicação engessada? 

Pois é, por conta dessa experiência diferenciada, muitas pessoas começavam a falar de nós e até mesmo postavam nas redes sociais.

3. Ter uma boa relação com vizinhos e funcionários, algo fundamental para qualquer obra.

4. Por fim: adquirir mais clientes por um custo extremamente baixo.

As trufas e cartas custavam cerca de R$10,00 cada. Em um prédio com 100 apartamentos, investíamos aproximadamente R$ 1.500,00 (no total), já levando em conta o custo dos presentes para os funcionários do prédio. 

Dessa forma, um cliente convertido nos retornava +10x. Isso mesmo, mais de 10x! Sem contar todos os outros benefícios como awareness da marca.

Por fim, todo mundo saía ganhando! Nós, nossos clientes, seus vizinhos e os funcionários do prédio (que inclusive nos recomendavam para outros moradores posteriormente 😉).

➡️ Por que você deve pensar diferente em nosso setor

👉 Como o nosso mercado é muito tradicional e todo mundo faz tudo igual há anos, não é difícil conseguir a atenção dos clientes quando você faz algo diferente.

E para fazer algo diferente, você não necessariamente precisa de um alto investimento, é tudo uma questão de matemática. Como no exemplo que dei acima, com um investimento que gerava um retorno acima de 10 vezes. 

Para isso, você apenas precisa ser criativo (e sair da zona de conforto) e ter controle dos seus números (CAC - Custo de aquisição do cliente, ROI - Retorno sobre o investimento, LTV - Quanto que o seu cliente deixa na mesa ao longo da relação com você, entre outras métricas básicas que irei abordar nos próximos conteúdos do Vobi Empreenda).

Uma vez que você tem isso, fica muito fácil gerar não só boas ideias, mas ideias que também façam sentido financeiramente para o seu negócio.

E digo mais:


Sejam elas mais tradicionais, como a criação de conteúdos de antes e depois, e até mesmo, as mais "fora da caixa", como contratar um chef para um jantar para os moradores na entrega da obra (em outro artigo vou contar detalhes sobre essa ação que fizemos 👀).

E você, também já fez alguma ação como essa? Compartilhe conosco através do email (empreenda@vobi.com.br) para publicarmos a sua história aqui também.

Se você gostou desse conteúdo, já se inscreve no Portal Vobi Empreenda para acompanhar os próximos, nos quais vou contar outras estratégias de vendas e captação de clientes que deram certo e utilizamos no passado.

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Convivendo diariamente com milhares de profissionais do setor, percebemos que além do déficit de tecnologia em nossa indústria (a segunda indústria menos digitalizada do mundo), a falta de conhecimento sobre como gerir um negócio, também é um problema tão grave quanto.

E seguindo o propósito da Vobi, que é empoderar profissionais de arquitetura e construção através de ferramentas e conhecimento, decidimos criar esse portal, com conteúdos exclusivos, feitos por quem já viveu, na pele, tudo o que você enfrenta em seu dia a dia.

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