Quer saber como nunca mais perder uma venda por falta de persistência ou medo de parecer chato?
Nesse artigo e no vídeo abaixo, eu vou te ensinar uma técnica para aumentar a sua chance de fechar projetos e obras, sem ser inconveniente, através da técnica de follow up.
Confira:
Basicamente o follow up se resume em:
👉 Tentar contatar o cliente várias vezes até ele decidir fechar um projeto ou obra com você.
O seu objetivo é criar um relacionamento com o possível cliente, conduzindo-o pelo caminho que precisa percorrer até se tornar um negócio fechado.
Se você quer parar de perder vendas e quer aumentar as chances de ser respondido (mesmo que seja apenas para receber o feedback do porquê que o seu potencial cliente não tem interesse em adquirir o seu serviço), você precisa incluir essa estratégia no seu negócio de arquitetura e construção.
Imagine essa cena:
Você recém enviou uma proposta comercial, de um projeto ou uma obra, para um possível cliente.
Após enviada a proposta, você se pergunta: “O que eu faço agora?”. Você fez o seu trabalho e agora você imagina que tudo o que precisa fazer é sentar e esperar que ele responda.
Mas este é o primeiro erro cometido. Você precisa fazer o acompanhamento.
E o que você não sabe é que, possuindo um fluxo de follow up bem definido, que gere valor para o possível cliente, você aumenta a probabilidade dele confiar em você e te contratar.
Ainda não se convenceu?
Os estudos comprovam:
1. 60% dos clientes dizem "não" quatro vezes antes de dizer "sim".
2. 80% das vendas são fechadas após 5 tentativas de contato
Fonte: Hubspot
E, se você já faz 2 ou até 4 contatos com o seu potencial cliente, ainda tem muito espaço para melhorar, viu?!
Como você viu no estudo acima, a maioria das vendas só são realizadas a partir do quinto contato.
A boa notícia é que para quem souber aproveitar, as pesquisas mostram que mais de 45% dos profissionais nem sequer fazem uma tentativa de follow-up.
Ou seja, mais uma oportunidade para você sair na frente dos seus concorrentes.
O follow up pode ser feito de várias maneiras: por telefone, e-mail, whatsapp ou qualquer outra ferramenta que lhe permita contato com seu cliente. Tudo vai depender do seu objetivo.
Por exemplo:
👉 Se você precisa obter uma resposta rápida, uma ligação é o melhor caminho.
👉 Se a sua resposta não precisa ser imediata, sugiro enviar uma mensagem via whatsapp.
👉 Se o seu contato engloba envio de documentações, e não tem tanta urgência, sugiro o e-mail.
Na imagem abaixo, temos um exemplo de como funciona um fluxo de cadência:
Lembre-se de fazer as adaptações de meios de contato e a frequência conforme o seu nicho de clientes.
Além disso, aqui vão algumas dicas do que fazer e o que não fazer:
Seja persistente, mas amigável e agradável.
No caso de uma negativa, não insista e agradeça educadamente, deixando sempre a porta aberta para outras oportunidades.
E se, por exemplo, alguém lhe disser que precisa de 15 dias para pensar, se programe para retornar essa pessoa após esse período.
A chave é realmente continuar acompanhando com disciplina e organização.
É por isso, que na Vobi, desenvolvemos um módulo comercial especifico para você acompanhar os status dos seus potenciais clientes. Porque acompanhar por whatsapp, planilha, notas ou na cabeça, é certeza de fracasso.
Para conhecer as soluções da Vobi, clique aqui.
Por fim, imagino que você deve estar se perguntando: “Quando parar este acompanhamento?”
Essa resposta vai variar de cliente para cliente.
👉 E sempre vale lembrar: não seja inconveniente. No momento em que o seu cliente em potencial, solicitar que você pare de contatá-lo, pare imediatamente (mesmo se for o primeiro ou o vigésimo contato).
Pode até parecer complicado, mas eu tenho certeza que se você conseguir criar um fluxo constante e organizado de acompanhamento, você não irá mais enfrentar falta de potenciais clientes, e terá previsibilidade dos próximos fechamentos de projetos ou obras.
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