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A falta de um bom contrato pode quebrar o seu negócio de arquitetura e construção
Ythalo Silva, Cofundador e CEO da Vobi
 | 
13
 
Jul
 de 
2023
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Conteúdo
A falta de um bom contrato pode quebrar o seu negócio de arquitetura e construção
01. Por que você deve ter, não só um contrato, mas um BOM contrato
02. Como evitar imprevistos e problemas de projeto ou obra com um BOM contrato
03. Só inicie a obra depois do contrato assinado
04. Moral da história: Contrato é que nem seguro, só dá valor depois que perde


💡 Por que você deve ter, não só um contrato, mas um BOM contrato

Imagine a cena:

Você chegou na obra e está tudo diferente do que foi projetado.
E para piorar, foi o cliente que “decidiu” fazer essas alterações de última hora. (Cena de terror para arquitetos e engenheiros)
Ou, por exemplo: você teve trabalho redobrado por conta de inúmeras revisões de projeto e tudo isso não remunerado. 

Mas, o que fazer nesses casos? Como evitar estes tipos de situações que só vão te trazer dor de cabeça? 

Bom, a primeira dica valiosa é não deixar chegar em uma situação dessas. 

Como?  

É aí que entra a importância de um bom contrato para profissionais de arquitetura e construção.
 
Tudo isso é provocado pela falta de um contrato para projetos e obras que não foi feito de forma meticulosa ou até inexistente (pior ainda).

Portanto, hoje eu vou compartilhar com você como evitar imprevistos indesejados, situações chatas com clientes e dores de cabeça durante os seus projetos e obras, através de um BOM contrato. 

Infelizmente, não é raro, muitos profissionais cometerem o erro de não fazerem um contrato e é muito comum que profissionais de arquitetura e construção tenham dificuldades na hora de elaborar um contrato de prestação de serviços de forma completa, mas ele é a base para qualquer projeto ou obra.

Mas antes de compartilhar como um BOM contrato vai te salvar dos “BOs” de projeto ou obra, é muito importante você entender o que é um contrato e em qual etapa deve ser apresentado.


Nele serão documentados os direitos e obrigações dos contratantes e contratados, em que deverão ser descritos neste documento todos os termos e condições no que diz respeito à execução de um serviço de arquitetura ou obra.

Em outras palavras, o contrato formaliza o ajuste entre o cliente e o escritório de arquitetura ou empresa de engenharia/reforma que irá realizar o projeto/obra.

E é muito importante que o documento de contrato do serviço prestado seja realizado na apresentação prévia da proposta comercial, na prospecção do cliente, para haver concordância com os termos previstos no seu contrato, e assim, após aprovado, passa para a fase de fechamento do negócio e assinatura do contrato. 

No artigo de hoje, vou compartilhar com vocês termos e cláusulas que auxiliaram a minha empresa anterior, a Home Hero, uma empresa focada em reformas residenciais, a evitar dores de cabeça com clientes e nos precaver de possíveis problemas. 

Vou mostrar na prática quais itens valem a pena você pensar em incluir no seu contrato.

✅ Como evitar imprevistos e problemas de projeto ou obra com um BOM contrato

Além de ter informações básicas como, identificação das partes envolvidas e descrição do objeto (projeto ou obra a ser realizado), existem alguns termos que vão facilitar a sua vida se você considerá-los no seu contrato.

A seguir, vou compartilhar com vocês, exemplos de como fazíamos na Home Hero.

E antes de mais nada, vale ressaltar que são sugestões e que é muito importante contratar um profissional competente da área jurídica para te auxiliar em todo esse processo.  

Contratar um advogado para criar o seu contrato vai te economizar dinheiro e evitar dor de cabeça.

✅ 1. Como evitar atraso de etapas de projeto por falta de informações do cliente

Quem nunca atrasou uma etapa de projeto ou obra porque faltavam documentos e informações importantes que dependiam do cliente?!

Tem cliente que demora para te passar informações e depois quer tudo para ontem.

Para resolver este tipo de situação, possuíamos uma cláusula específica para isso. Aqui um trecho, do nosso contrato na Home Hero, da cláusula referente ao planejamento de reforma:


Ou seja, dessa forma, o cliente se comprometia a entregar a documentação necessária para iniciarmos o planejamento da reforma.  
E ficava ciente de que, se ele não cumprisse com o combinado, a responsabilidade de atraso seria dele.

✅ 2. Como garantir PRAZO e previsibilidade do INÍCIO da obra

Deixávamos claro no contrato, o que era necessário para iniciarmos a reforma e o que dependia do CLIENTE:

E, também, informávamos no nosso contrato que o início dos serviços só aconteceria após o PLANEJAMENTO da reforma:

Além, disso, como você deve ter percebido acima, pontuávamos firmemente que o prazo para o dia final da reforma só iria começar a partir do próximo dia útil após a aprovação do PLANEJAMENTO pelo cliente.

Ah, e chegávamos a incluir a lista de feriados de São Paulo para garantir que estivesse claro quando seriam executados os serviços.

✅ 3. Como evitar visitas do cliente - de última hora - na obra

Que atire a primeira pedra quem nunca sofreu com visitas repentinas e indesejadas do cliente na obra!

Para evitar esse tipo de problema, na Home Hero, possuíamos um termo específico para VISITAS de obra.  

Nesse termo, informávamos que o cliente poderia visitar a obra apenas uma vez por semana, e acompanhado de uma pessoa do time da Home Hero. Também pontuávamos que cada visita deveria ser agendada com uma antecedência de, no mínimo, três dias:


Vale ressaltar que, na prática, legalmente, o cliente poderá visitar a sua obra quando ele desejar.

Porém, mesmo assim, deixávamos isso em nosso contrato para criar uma barreira (isso não é ilegal) e também explicávamos para ele o porquê disso: "Se você vistar a obra desacompanhado, você pode até mesmo colocar você e a obra em risco (Por exemplo: estragar algum acabamento, pisar em um revestimento recém executado, etc).

Agora, se você estiver acompanhado com a nossa equipe, você terá uma visita segura e, além disso, terá alguém ali para tirar qualquer dúvida que você possa ter.“

Em mais de 80% das vezes isso funcionava. 

✅ 4. Como garantir o pagamento das parcelas

Outro ponto super importante, para qualquer prestação de serviço de projeto ou obra, é se precaver juridicamente sobre questões como inadimplência.

Digamos que, se o nosso cliente atrasasse algum pagamento, no nosso contrato, estava documentado que haveria uma multa para este tipo de situação e que a obra seria PRORROGADA. 

Como formalizávamos esta questão através do contrato:


✅ 5. Como evitar prejuízos em modificações do cliente ou imprevistos durante a obra

É muito importante você estabelecer limites no contrato para modificações durante a obra.  

Isso não significa que você cobrará por qualquer mudança solicitada pelo cliente, mas impor limites evita retrabalhos e garante que as alterações sejam ponderadas e justas para ambas as partes.

Na Home Hero, deixávamos claro, que quaisquer alterações não previstas no contrato poderiam estar sujeitas a cobranças de multa e que isso poderia atrasar a entrega final. Como colocávamos este termo:


✅ 6. Sobre alterações de preços de produtos

Mudanças nos valores de orçamento podem acontecer, ainda mais se o cliente decidir comprar itens posteriormente e, esses itens que foram orçados saírem de linha.

Isso é natural, itens podem mudar de preço, ou sair de linha, etc.

Mas dependendo do serviço que você oferece, isso não deve ser sua responsabilidade.

Na Home Hero, nós éramos apenas os administradores da obra, comprávamos os materiais em nome do cliente e precisávamos deixar isso muito claro. Portanto, incluíamos uma cláusula referente a isso no contrato: 


Importante:

Esses são apenas alguns exemplos de itens que você deve se atentar, afinal, temos diversos outros, como multa em casos de cancelamento por parte do cliente, responsabilidades pós-entrega da obra, responsabilidades em caso de outros prestadores envolvidos na obra e assim por diante.

E de novo: contrate um bom advogado e detalhe, com ele, o seu processo de ponta a ponta.
Nada de sair copiando contratos da internet, pois cada serviço é diferente e só assim você consegue reduzir seus riscos de maneira significativa.

👉 Só inicie a obra depois do contrato assinado

Parece óbvio, mas infelizmente não é cumprida por muitos profissionais do nosso setor. 

Antes de começar qualquer trabalho, tenha certeza de que todas as condições estão claras no contrato. Isso protege ambas as partes e evita surpresas no meio do caminho.

Cansei de ver profissionais tentando forçar o cliente a fechar um projeto/obra o mais rápido possível e negligenciando a aprovação de um contrato antes da execução, apenas para não perder o cliente.

Porém, fazer isso é apenas empurrar um problema gigantesco com a barriga...

A conta vai chegar e isso pode QUEBRAR a sua empresa.

Além de você tomar prejuízo, ainda terá um cliente insatisfeito falando mal de você no mercado por um bom tempo.

Por isso, é essencial alinhar expectativas e educar o cliente desde o primeiro contato.

Tenha uma comunicação objetiva com o seu cliente de como funciona os processos do seu negócio e, como foi falado acima, apresente o seu contrato ainda na apresentação da proposta comercial, e assim, após aprovado, passe para a fase de fechamento do negócio e assinatura do contrato.

Além disso, após assinado o contrato, mantenha tudo isso documentado. 

Se você usa Vobi, por exemplo, você pode utilizar a ferramenta de Gestão de Arquivos para salvar o contrato do projeto ou obra e ainda compartilhar com o seu cliente. Assim, ambas as partes podem consultar quando quiserem.  

👉 E se você ainda não usa a Vobi, já clica aqui para conhecer mais.

➡️ Moral da história: Contrato é que nem seguro, só dá valor depois que perde

Indiscutivelmente, negligenciar um contrato pode gerar inúmeras dores de cabeça, ônus financeiros e até mesmo batalhas judiciais. 

O contrato é o documento que vai resguardar tanto você como o seu cliente, estabelecendo os direitos e as obrigações de cada parte envolvida.
Ao tornar tudo explícito por meio de termos e cláusulas, você evita acréscimos ou isenções de responsabilidades ao longo da prestação de serviço.

Ter um contrato detalhado e assertivo protege tanto o profissional (como pessoa física) quanto a empresa (como pessoa jurídica) de prejuízos em diversas esferas, principalmente financeiras.

Portanto, o objetivo do contrato é deixar tudo claro, descrevendo todos os procedimentos desde o levantamento até a entrega final da obra.

👉 E lembre-se: cada projeto ou obra são únicos e demandam uma abordagem personalizada, é muito importante você contratar um profissional da área para te auxiliar a conduzir todo esse processo.


Por último, documente todos os processos, solicitações de alterações e contratos, esteja prevenido para evitar eventuais problemas durante o projeto ou obra.

Afinal, o seu objetivo é entregar um projeto e obra de qualidade, dentro do prazo e do orçamento acordados.

Se você gostou deste artigo e deseja continuar recebendo dicas valiosas para alavancar o crescimento do seu negócio, inscreva-se agora no Portal Vobi Empreenda. 

E clique aqui para compartilhar também essas dicas com outros profissionais do setor que possam se beneficiar. Juntos, podemos construir um futuro de sucesso na arquitetura e construção!

Ythalo Silva
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