Inteligência artificial

Utilizando a inteligência artificial na construção civil

A inteligência artificial (I.A) na construção civil se torna cada vez mais proeminente. Assim como nos outros setores, essa rápida influência e progresso gera um longo debate entre profissionais e críticos. Alguns entendem como uma força capaz de revolucionar o mercado, enquanto outros vêem como uma ameaça que poderia substituir o trabalho intelectual humano. 

O fato é que, definitivamente, a I.A já está transformando a arquitetura, o design de interiores e a construção civil. A tecnologia poderá desenvolver layouts e abordagens mais inteligentes, eficientes e sustentáveis. 

Você já está utilizando a inteligência artificial no seu processo de criação? Continue lendo o texto, e saiba como começar a aproveitar o máximo da I.A, acompanhe os tópicos:

Aproveite a leitura!

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial (I.A.) refere-se a sistemas que capacitam computadores para a realização de atividades que, geralmente, utilizam competências humanas relacionadas ao raciocínio, aprendizado, resolução de problemas e tomadas de decisões. 

Incontestavelmente, o assunto do momento é como a inteligência artificial (I.A) irá impactar nas profissões. Ferramentas como, o Chat GPT, podem contribuir para aumentar a produtividade de arquitetos e engenheiros e revolucionar os processos de construção e planejamento.

Essas e outras ferramentas são alvo de críticas e preocupações quanto à substituição de trabalhos humanos, uma vez que a I.A pode desempenhar as atividades de forma eficiente e ágil. Além disso, existe um receio quanto a perda do elemento humano mesmo com a reprodução, praticamente fiel, das resoluções e tarefas similares que um ser humano pode desempenhar, a tecnologia pode explanar interações frias em certas ocasiões que requerem mais sensibilidade emocional. 

O fato é que em todas as áreas, deve-se haver um equilíbrio na utilização dessas ferramentas de inteligência artificial, pois elas são soluções complementares e não uma substituição. Essa tecnologia avança a cada dia a mais, assim como as regulamentações e normas éticas para diminuir os riscos e aumentar os benefícios nas aplicações profissionais. 

A capacidade dessa tecnologia, no âmbito da arquitetura, é de fato revolucionário, pois implica diretamente na velocidade das simulações estéticas. Novas ferramentas surgem para oferecer representações virtuais e desenvolvimento automático de projetos baseado em critérios predefinidos. Se por um lado podem agilizar processos de projeto, por outro lado, trazem à tona discussões sobre ética e responsabilidade técnico-científica. 

O que são ferramentas de texto-para-imagem?

As ferramentas de texto-para-imagem utilizam a inteligência artificial para transformar descrições de textos em imagens realistas. 

Cada vez mais arquitetos utilizam essa tecnologia para traduzir os conceitos de forma rápida e inovadora.

Isso contribui para acelerar o processo criativo e facilitar a comunicação entre equipe, clientes e fornecedores. Já pensou em transcrever um ambiente, seus materiais, cores e funções e rapidamente a tecnologia ser uma aliada para produzir o seu render?

Como a inteligência artificial pode auxiliar na arquitetura e construção civil

Anteprojeto

Existe um longo caminho a ser trilhado antes de um projeto ganhar a versão final. Muito tempo é investido em reuniões, revisões de decisões e pesquisas voltadas à normativas técnicas. 

A inteligência artificial vem como facilitadora de todo esse processo, fazendo com que os profissionais economizem horas no processo projetual. 

A IA reconfigura o anteprojeto arquitetônico ao criar modelos com base em parâmetros definidos, permitindo que arquitetos e engenheiros unam a expertise humana e a tecnologia  para solucionar o maior número possível de ideais e problemas em um curto espaço de tempo. 

Projetos de infraestrutura

A inteligência artificial é capaz de diminuir a fase de planejamento de projetos de grande escala, como os urbanos. Já existem empresas que utilizam a I.A para automatização de tarefas repetitivas e interdisciplinares, possibilitando que arquitetos e engenheiros se dediquem a outras tarefas de criação, enquanto a tecnologia dá conta de quesitos específicos do processo.  

“A Construction AI cria nuvens de pontos diretamente a partir de PDFs vetoriais que contêm elevações pontuais, permitindo a criação quase instantânea de modelos de terreno sem requerer a intervenção do usuário.” - Fonte: Maket.ai

Canteiro de obras

Além da utilização da inteligência artificial nas etapas de planejamento e projeto, essa tecnologia também é grande aliada na fase de execução e monitoramento de projetos. Com a I.A é possível prever atrasos, identificar riscos e melhorar o cronograma de trabalho. 

As máquinas equipadas com I.A, como câmeras e sensores, podem emitir alerta em tempo real para que os gestores tomem as medidas necessárias para evitar acidentes, desperdícios, etc. Isso contribui para economia de tempo e dinheiro - pontos-chave na área da construção civil. 

Além disso, as máquinas podem realizar tarefas repetitivas de forma precisa, fazendo com que a equipe foque em atividades que precisem de habilidades específicas. Com isso, a tecnologia vem transformando o canteiro de obras em um ambiente cada vez mais seguro, produtivo e eficiente. 

Abordagem crítica

O excelente artigo “Como a Inteligência Artificial enxerga a casa contemporânea? Diferentes perspectivas em 15 países” do Archdaily aborda como a inteligência artificial foi usada para explorar a visão da casa contemporânea em 15 países diferentes. As ferramentas Mid Journey e DALL-E foram empregadas para gerar imagens com base nos comandos solicitados. 

O resultado foi a perpetuação de estilos arquitetônicos predominantes no conjunto de dados, apresentando uma homogeneidade da arquitetura apresentada. O que revelou que a tecnologia pode influenciar na percepção arquitetônica e é de extrema importância que se mantenha uma abordagem crítica diante das representações. 

O texto traz a reflexão de que a I.A desempenha um papel inovador nas profissões e, consequentemente, na arquitetura. No entanto, o discernimento humano é o que determina o verdadeiro potencial de suas criações. Veja algumas das imagens a seguir:

Brasil

Inteligência artificial
Fonte: Archdaily

Gana

Inteligência artificial
Fonte: Archdaily

México

Inteligência artificial

Sustentabilidade

As ferramentas baseadas em inteligência artificial podem fazer análises precisas de variáveis ambientais, por exemplo, exposição solar, padrões de vento e clima. Isso permite otimizar o desempenho energético dos edifícios. 

Além do mais, a A.I pode auxiliar nas escolhas de materiais e quais técnicas de construção podem ser mais sustentáveis, o que pode influenciar diretamente na redução da pegada de carbono das edificações. 

No entanto, como citado anteriormente, é preciso utilizar essas ferramentas de forma criteriosa. O uso excessivo de inteligência artificial pode, por exemplo, afastar os conhecimentos e práticas tradicionais de sustentabilidade transmitidas ao longo de gerações. 

A I.A substituirá os profissionais da construção civil?

Existe uma apreensão relacionada à possibilidade da I.A substituir os arquitetos, engenheiros e design de interiores. Sabemos que a ferramenta é poderosíssima, no entanto, a ideia é encontrar um equilíbrio entre a adoção da tecnologia como e a conservação dos domínios singulares propriamente humanos - a empatia, o pensamento crítico e a consciência cultural. 

Assim, a inteligência artificial não pode ser encarada como algo intimidador, mas sim como uma colaboração enriquecedora para vida profissional. 

Vobi A.I 

Você sabe como incorporar a IA no seu dia a dia, de forma equilibrada, aumentando a eficiência dos projetos e a qualidade de vida? Agora você pode ter um assistente virtual especializado em Arquitetura e Construção, que irá sanar todas as suas dúvidas a qualquer momento. 

Com a Vobi A.I você irá economizar tempo buscando informações técnicas no Google e outras fontes de pesquisas. 

Utilizando a ferramenta você pode receber sugestões criativas para o marketing digital do seu escritório, assim você poderá inspirar ainda mais seus seguidores. Além disso, é possível obter instruções técnicas de forma detalhada sobre materiais e/ou serviços, mitigando a incerteza das escolhas. 

Com a nossa inteligência artificial você pode, ainda, ter um planejamento mais eficiente por meio de cálculos ágeis de quantitativos de materiais de construção. Como também, conferir as normas técnicas para que os projetos do seu escritório atendam aos padrões de qualidade e segurança. 

A Vobi A.I também pode te ajudar a criar checklists personalizados, te ajudando a manter a organização da sua empresa e contribuindo para melhoria contínua dos processos internos.

Independente se você é um profissional experiente ou deseja acelerar seu escritório, o nosso assistente pode te ajudar a transformar sua jornada em algo excepcionalmente enriquecedor. Conheça mais sobre a Vobi A.I e todas as outras funcionalidades que a plataforma Vobi oferece, clicando aqui.

Até a próxima,

Equipe Vobi

Continuar lendo

No other blog posts found.
Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?