7 dicas para projetar o quarto ideal

Você já entrou em algum ambiente e logo de cara se sentiu bem? Muito provavelmente é porque ele foi pensado e projetado para atender as necessidades daquele local de maneira simples. No entanto, criar um design simples, porém funcional, pode ser mais difícil do que parece, especialmente quando falamos em quartos.

Por que? Bom, para início de conversa todo quarto precisa de uma cama para dormir e, por se tratar de um móvel que ocupa bastante espaço, ela acabará ditando a distribuição do restante da mobília dentro do ambiente. Mas calma, é possível criar um quarto que preze tanto pela estética quanto pela praticidade. E é isso que iremos mostrar ao longo deste artigo.

Por se tratar de um dos cômodos mais simples dentro de casa, os quartos costumam ser preteridos por outras áreas sociais, como cozinhas e salas. Um dos primeiros passos para projetar um quarto ideal é elaborar um bom layout em cima da planta baixa do local. E para te ajudar, separamos 7 dicas que te auxiliarão nesse processo. Confira:

1. Garanta uma boa circulação

Tente manter a circulação em um lado do ambiente. Os hotéis são grandes exemplos disso. Existe um porque de 90% dos hotéis possuírem a mesma planta baixa: porque é simples e funciona.

Garantir uma boa circulação pode ser mais desafiador no caso de suítes ou quartos com portas para área externa. Por isso, é preciso prestar atenção em onde o banheiro e/ou closet serão alocados no espaço. Quartos com acesso ao banheiro ou closet antes da área de dormir (conforme a figura esquerda), requerem um hall de entrada maior.

Agora, em quartos onde é preciso adentrar a área de dormir antes de acessar o banheiro ou closet (conforme a figura direita), não será necessário um hall, mas é importante estabelecer uma passagem livre de obstáculos.

2. Valorize a vista

É sempre mais agradável entrar em um ambiente e se deparar com uma linda vista na janela, do que dar logo de cara com um armário, por exemplo. Por isso, tente sempre valorizar a vista do quarto, mesmo que seja uma simples paisagem do quintal.

3. Mantenha a privacidade

Evite elaborar layouts onde seja possível ter uma visão, em espaços sociais, diretamente para dentro do quarto. Pense sempre na possibilidade dos moradores poderem deixar a porta do quarto aberta sem a preocupação de quem estiver na sala, ou cozinha, por exemplo, conseguirem ter uma grande visibilidade do cômodo.

4. Crie conexão com a área externa

Sabemos que nem sempre isso é possível. Mas se o ambiente permite uma integração com a varanda, ou quintal, recomendamos fortemente que essa conexão de espaços seja feita. Além de ser uma excelente forma de tornar o cômodo ainda maior, permite também a entrada de mais iluminação natural.

5. Pense no layout da mobília

A arquitetura do ambiente deve sempre levar em conta a mobília que será utilizada. Plantas baixas de quartos, na maioria das vezes, possuem uma parede destinada à cabeceira da cama. Mas, não podemos esquecer dos armários, racks, TV, etc. É preciso pensar em como tudo isso funcionará em conjunto, para garantir que haja espaço suficiente para circulação nos três lados da cama.

6. Melhore a iluminação e ventilação

Portas e janelas são de grande ajuda neste momento. Sempre que possível, adicione aberturas em duas ou mais paredes. Dessa maneira, você criará uma corrente de vento, além de conferir maior entrada de luz para dentro do ambiente.

7. Não se apresse

Um bom projeto leva tempo e, geralmente, requer alterações até chegar ao resultado ideal. Por isso, lembre-se: não se apresse. Valerá mais a pena gastar mais tempo na concepção, se certificando de que o projeto será funcional e atenderá às necessidades do seu cliente, do que perder tempo no futuro com retrabalho.

A verdade é que, um bom projeto não necessariamente é aquele mais complexo ou mais caro de executar. 


Moodboards Vobi‍

Gostou? Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nosso conteúdo semanal.

 

Até a próxima,

Equipe Vobi

 

Referências:

www.houzz.com

Conteúdos VIP

Faça parte da lista de conteúdos VIP.

Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?