Pinterest para arquitetos
Marketing
Apr 7, 2021

Pinterest para arquitetos (Parte 4) - Métricas de sucesso na plataforma

Todos os meses, mais de 367 milhões de pessoas vão ao Pinterest procurando uma ideia nova e, conforme seu conteúdo é descoberto, sua audiência cresce.

Uma dúvida que é comum no mundo de criadores é, como esse conteúdo é distribuído, como a plataforma define a relevância de um conteúdo? Pensando nisso, vamos tentar mostrar um pouquinho de como saber utilizar as métricas ao seu favor através dos dados gerados pelo Pinterest Analytics. Ao final do texto você terá aprendido sobre:

Aproveite a leitura!

Tudo no seu Pin, como já mencionamos nos outros módulos, se transforma em um sinal importante pro Pinterest - a imagem, a descrição, o link de destino e até as pastas em que ele é salvo. Quanto mais detalhada for essa descrição e o nome da sua pasta, mais fácil será para a plataforma indexar esse conteúdo.

Por exemplo, se você faz projetos de decoração e cria uma pasta chamada “decoração”, isso não dará a quantidade de informações suficientes para que esta seja indexada mas, se ao invés disso, você cria uma pasta com uma descrição um pouco mais profunda como “decoração de salas de estar pequenas”, você com certeza terá o seu conteúdo enquadrado na caixinha correta.

pinterest analytics

1. Conhecendo as formas que seu conteúdo pode ser descoberto

No Pinterest, ao contrário das outras plataformas, onde seus posts são esquecidos como passar do tempo,  os seus posts são para sempre.

Quanto mais gente engaja com o conteúdo que você criou no Pinterest, mais ele será destacado. Pins não tem data de validade! Através do pinterest Analytics você consegue ver como as pessoas estão interagindo com seu conteúdo e vai perceber que quanto mais o tempo passa, mais aumenta a audiência do seu negócio.

Mas, antes de falarmos sobre as métricas da plataforma, é importante que você conheça quais as possibilidades para que seu conteúdo seja descoberto pelos usuários do Pinterest:

  • Home Feed: O home é a página inicial da sua conta e destaca pessoas, pins e marcas baseados na atividade recente do usuário. Essa seleção leva em consideração os interesses que foram selecionados na hora da criação da conta;
  • Busca: A busca é uma forma que os usuários descobrem novas ideias baseado em suas intenções. As pessoas podem buscar por algum termo usando palavras-chave ou por influenciadores ou marcas;
  • Pins relacionados: Ajudam as pessoas a explorar diferentes versões de uma mesma ideia. Ao clicar em um pin que lhe chamou a atenção e rolar o scroll para baixo, serão apresentados conteúdos similares aos que você gostou;
  • Aba “Seguindo”: Aba que irá mostrar apenas conteúdo dos perfis que o usuário está seguindo. Nela são apresentados apenas pins baseados no seu gosto pessoal e nas coisas que você já salvou na plataforma;
  • Aba “Hoje”: Uma fonte diária de inspiração com ideias curadas pelo time do Pinterest a partir de tendências e termos mais buscados. Foi liberada em abril, onde percebeu-se que, com a quarentena e com o isolamento social, muitas pessoas começaram a fazer buscas não para se planejarem para um momento futuro, mas mais imediatas, como receitas com os ingredientes que tem na geladeira, DIY para se entreter, etc. Esta opção de busca está disponível apenas no celular.

2. Fatores de mensuração

Enquanto na maioria da plataformas o que importa é o número de seguidores, no Pinterest você sempre irá impactar muito mais pessoas; por isso, o medidor de sucesso aqui será o número de visualizações mensais. 

Para cada formato de Pin disponível na plataforma existem especificidades na hora de mensurar os resultados. Vamos conhecê-las agora:

2.1 Pins estáticos: 

Enquadram-se na categoria de pins estáticos: Pin padrão, Pin Carrossel, Pin Girafa, Pin de História.

  • Impressões: Número de vezes que seu pin foi visto por um usuário do Pinterest. Não importa em qual aba ele foi exibido, todas as vezes contaram como uma impressão.
Itens que calculam o engajamento: Closeup + cliques + pins salvos

2.2 Pins de vídeo:

  • Vídeo Views: Número de vezes que seu conteúdo foi visto por pelo menos 2 segundos com 50% do vídeo em visualização;
  • Média de tempo visualizado: O tempo médio que alguém passou assistindo seu vídeo (soma do número de tempo que o vídeo ficou em exibição dividido pela quantidade de pessoas que visualizaram);
  • Número de Pins salvos;
  • Número de cliques;
  • 95% views: Número de vezes que seu vídeo foi visto por pelo menos 95% do tempo da sua duração;
  • Tempo total visto: Soma de todo o tempo que o seu vídeo foi exibido.

[Aprenda mais sobre Pins no artigo: Pinterest para arquitetos (Parte 2)]

3. Pinterest Analytics

Com o Analytics você poderá ver de quais Pins as pessoas gostam e o que elas salvam na sua página, além de entender melhor o que realmente engaja o seu público.

Lembrando que, apenas contas do tipo “business” tem acesso a esse tipo de conteúdo, ele é gratuito. Mesmo que sua conta seja pessoal e você queira ter acesso, basta fazer a migração.

pinterest analytics

Logo na primeira página você irá ver os dados de impressões, público total, engajamento e público engajado. Ao lado destes, você sempre terá uma seta que indicará o crescimento (verde e apontada para cima) ou decrescimento (vermelha e apontada para baixo) desses números no período selecionado.

pinterest analytics


Na área do gráfico você poderá fazer a comparação de duas métricas simultaneamente, basta clicar no símbolo (+) e selecionar o dado que quer adicionar.

No menu lateral você poderá ter ainda mais precisão e filtrar os seguintes aspectos:

  • Escolher se quer ver as métricas de todos os posts ou apenas dos vídeos;
  • Selecionar o período de análise;
  • Setorizar o engajamento por plataforma;
  • Filtrar por tipo de dispositivo;
  • Pins criados por você ou salvos pela sua audiência;
  • Setorize por formato de Pin.

Ao descer um pouco mais a página, você verá a lista de pins e pastas com maior engajamento no período que você selecionou no filtro.

pinterest analytics
Exemplo de pastas em destaque
pinterest analytics
Exemplo de Pins com destaque

Depois de filtrar todas as informações, você conseguirá exportar todas estas informações em uma planilha ".csv", basta clicar no botão “exportar” no canto superior direito da página e salvá-la na pasta que desejar.

pinterest analytics

4. Recapitulando

Agora que você já conhece o Pinterest e está apto a não só “postar por postar”, mas saber “o que”, “quando” e “como postar” e além disso analisar suas métricas, esperamos que você faça desta plataforma uma ferramenta de trabalho e coloque em prática tudo que lhe apresentamos nestes quatro artigos. 

De forma ampla, abaixo temos um resumão das dicas que demos para que você possa fazer um check list de pontos que devem sempre ser levados em consideração.

  • Use as “Informações do público” para criar pins que sejam atraentes para a sua audiência;
  • Crie Pins novos toda semana para manter seus seguidores engajados;
  • Conecte seu domínio e outras contas para ter atribuição nos seus pins;
  • Experimente! Crie Pins em formatos verticais diferentes ou capitalize novas tendências;
  • Promova seu trabalho adicionando links cruzados e o botão “seguir” ao seu site.

Parabéns, agora você sabe tudo que é necessário para ter um pinterest de sucesso! Basta colocar em prática.

Até a próxima!

Equipe Vobi.

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