Calculadora de Pintura

Descubra a quantidade de tinta necessária para pintar um ambiente.

Quer ter acesso a mais ferramentas como essa?

Se inscreva abaixo em nossa lista VIP

Você já definiu o tipo de tinta, as cores e está pronto para fechar o orçamento...

Mas como saber a quantidade de tinta necessária para o ambiente?

Principais aspectos na hora de calcular a tinta

👉 Área total a ser pintada: antes de tudo é preciso saber a área total da superfície que receberá pintura. Para obter essa medida, meça a largura e a altura das paredes, em seguida multiplique esses valores para obter a área total.

👉 Medidas das portas e janelas: é necessário também ter em mãos as medidas (largura e altura) das portas e janelas do ambiente. Essa quantia deve ser subtraída da área total a ser pintada, resultando em um valor mais preciso da quantidade de tinta necessária.

👉 A superfície a ser pintada: você deseja pintar paredes, piso, madeira, gesso...? Trata-se de uma área interna ou externa? Essas informações influenciam no rendimento do produto, pois, no caso de uma superfície de madeira ou gesso, existe uma maior absorção de tinta, por exemplo.

👉 O tipo de tinta: dependendo da superfície em que será aplicado a pintura existe um determinado tipo de tinta e isso também influi na quantidade de produto necessário, visto que cada tinta possui um rendimento próprio, geralmente informado pelo fabricante.

👉Número de demãos: isso irá depender do estado atual da superfície que receberá a tinta. Se está bem acabada ou mal acabada, se possui um pigmento escuro e será pintada com tinta clara. Enfim, de uma forma geral, os fabricantes recomendam no mínimo 2 demãos de tinta para um resultado satisfatório.

👉 Rendimento da tinta: falamos nos tópicos acima que a superfície a ser pintada e o tipo de tinta influenciam no rendimento do produto. Porém, hoje em dia, essa informação é facilmente encontrada nas especificações técnicas do produto, geralmente informando o rendimento em m²/por demão.

Lembre-se

Essa calculadora tem como objetivo fornecer uma estimativa da quantidade de tinta necessária para pintar um determinado ambiente. No entanto, é importante ressaltar que a técnica de pintura, características especiais da superfície e o seu preparo são fatores que podem interferir no resultado.

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?